Variedades de Ágata

Ágata e suas variedades
A ágata é uma variedade de Quartzo com forma e faixas microcristalinas de grão fino. Os belos padrões de cores e as bandas tornam esta pedra preciosa translúcida muito única. Os ágatas podem ter vários estilos e padrões distintivos, mas cada Ágata é única em seu próprio hábito, sendo que não há ágatas iguais. 
A ágata é o tipo mais variado e popular de calcedônia. Embora o padrão em cada Ágata seja único, a localidade de uma Ágata proporcionará semelhanças no estilo e cor das faixas, oferecendo assim vários nomes com um prefixo geográfico. Alguns exemplos são Ágata Laguna (de Ojo Laguna, México) ou Ágata de Botswana (de Botswana). Outros nomes de variedades usaram cores ou padrões específicos, como Ágata de Fogo, Ágata de Olho ou Ágata Musgo.

Ágata de fogo verdadeira:
https://www.oficina70.com/agata-de-fogo-verdadeira-e-falsa.html

A ágata geralmente se forma em nódulos arredondados ou botões que precisam ser cortados e abertos para mostrar o padrão interno escondido na pedra. A maior parte da ágata esta em seu estado natural. Os espécimes devem ser polidos para mostrar a beleza total. Grande parte da Ágata vendida para colecionadores foi tratada, sob a forma de pedras roladas ou pedras polidas. As formas mais populares de Ágatas comercializadas incluem nódulos ou geodos cortados no meio em duas secções transversais polidas, ou placas finas de seções transversais dos nódulos ou geodos.
A formação de Ágata é mais frequentemente da deposição de camadas de vazios de enchimento de sílica em vesículas vulcânicas ou outras cavidades. As camadas se formam em etapas com algumas camadas fornecendo uma nova cor alternadamente. Uma vez que as cavidades são de forma irregular e única, cada Ágata forma seu próprio padrão com base na forma da cavidade original. Quando uma cavidade é completamente preenchida, ela forma uma massa sólida de Ágata, mas muitas vezes é apenas parcialmente preenchida, deixando um vazio oco que geralmente possui crescimento de Quartzo cristalino em sua camada interior. Esta é a causa da formação de Ágata no revestimento exterior da maioria dos geodos.

Ágata enidrita
Não muita rara mas curioso, é a ágata com água dentro, conhecida como Ágata Enidrita, pois no seu interior encontra-se nódulos contendo bolhas de água presas. A água pode ser vista do lado de fora do nódulo quando mantida na luz. São bastantes encontradas no RS.

Ágatas tingidas
Ágata é muitas vezes tingida para melhorar suas cores. Isto é especialmente feito com as  Ágatas do Brasil. As cores neon brilhantes, como azul brilhante e vermelho, raramente são naturais.

A Ágata Achates por exemplo tem o nome do rio Achates (agora conhecido como o rio Dirillo) na ilha da Sicília, na Itália, cujas águas superiores eram uma fonte antiga desta pedra preciosa.

Variedades de ágatas
Existem vários nomes de variedades de Ágata que geralmente são usados por colecionadores e revendedores, mas também há uma abundância de nomes de variedades que são inventados pelos concessionários para descrever uma localidade ou outro hábito. 
Uma outra nota sobre as variedades de Ágata é que uma Ágata pode ser legitimamente classificada em mais de uma variedade. Por exemplo, uma Ágata pode ser tanto um Ágata de Laguna como um Ágata da Fortificação.

Ágata Geométrica, a variedade mais rara de ágata:
(most rare variety of agate is a geometric agate from brazil)

Ágata geométrica - Diferente de todas as demais formas, esta possui lados completamente planos naturalmente e algumas ocas com superfícies planas interna e externamente.
(rare brazilian geometric agate found in Paraiba)
Encontrada na Paraíba, ainda estão sob estudos, mas muitos colecionadores, artistas e museus já começam a busca por exemplares que variam de 3 a 14 lados, variando de apenas alguns gramas até 19 quilos e 800 gramas já retirada com lados polidos naturalmente.

Estas ágatas únicas foram descobertas no Brasil em 1974. Elas têm formas geométricas naturais e provavelmente foram formados no espaço entre um trabalho de látex de placas de calcita. Elas foram minados várias vezes na década de 1970 e nenhum material novo foi produzido desde então.

Variedades mais comuns de ágatas:
Ágata rendada azul - Ágata com faixas azuis claras em um padrão laçado ou ondulado.
Ágata de Botswana - Ágata do país africano de Botswana, com grandes linhas paralelas de branco, roxo ou pêssego.
Ágata Brecciada - Ágata com fragmentos quebrados naturalmente cimentados juntos; parece semelhante à brecha.
Ágata Condor - Ágata de San Rafael, Argentina, muitas vezes com cores vivas.
Ágata Crazy Lace - Ágata com torção de várias cores.
Ágata Dendrítica - Calcedônia Translúcida com inclusões tipo árvore ou de samambaias. A Ágata Dendrítica não é tecnicamente uma Ágata verdadeira, pois falta os padrões de bandas exibidos em Ágatas.
Ágata de olho - Ágata com anéis concêntricos e concêntricos perfeitamente arredondados.
Ágata de fogo - Forma de ágata ou calcedônia que é iridescente com um jogo de cores ou "fogo" semelhante ao da Opala. As ágatas de fogo geralmente têm bolhas botrioidais incluídas em seu interior. O jogo de cor é causado por inclusões de Goethite ou Limonite.
Ágata Fortificação - Ágata com um padrão em que todas as bandas se conectam entre si, fazendo com que se assemelhe a uma fortaleza medieval (ou seja, fosso imaginário e paredes que cercam o castelo).
Agata iris - Ágata iridescente rara que exibe cores espectrais em uma base translúcida incolor ou branca.
Ágata Laguna - Forma bem conhecida de Ágata colorida com bandas muito densas de Ojo Laguna, Chihuahua, México.
Ágata Musgo - Calcedônia contendo inclusões densas de Hornblende verde que fazem com que o padrão pareça com musgo. Ágata de musgo por vezes é dita de não verdadeira, pois não possui os padrões de bandas da Ágata. No entanto é sim uma ágata, sendo que as cores podem variar de verde a negro e castanho a vermelho.
Ágata Sagenite - Ágata com inclusões acíclicas ou apontadas de vários minerais. Essas formações de cabelo são muitas vezes organizadas em formas tipo explosões.
Ágata pele de cobra (Snakeskin) - Ágata com uma camada semelhante a uma escala que se assemelha à pele de uma cobra. Também se refere a uma Ágata avermelhada com pequenas bandas concêntricas pretas.
Ágata Ovo de trovão - Nódulo arredondado cheio de ágata no centro. O termo Thunder Egg é geralmente reservado para tais nódulos encontrados em Oregon, mas o termo também pode abranger nódulos similares de outros locais.

Variedades em que o nome geralmente NÃO é aceito:
Ágata Geode - Uma camada grossa de Ágata que envolve uma cavidade em um geode que geralmente é revestida com uma camada de pequenos cristais de quartzo.
Ágata Jasper - Opaca e multicolorida Jasper com faixas; também pode se referir a uma única pedra com uma combinação de Ágata e Jasper.
Ágata petrificada - Madeira Petrificada na forma de Ágata, com padrões de bandas.
Ágata Agua Nueva - Ágata da localidade mexicana de Agua Nueva. Ágata Água Nueva é conhecida por suas formações de faixas roxas e cor-de-rosa.
Ágata da nuvem - Ágata cinzenta com manchas borradas e neblina de inclusões.
Ágata de Coyamito - Ágata de Rancho Coyamito, México, que muitas vezes tem bandas avermelhadas.
Ágata Dryhead - Ágata de Montana com faixas laranja e acastanhada.
Ágata Enhydros - Nódulo de ágata contendo bolhas de água presas. A água pode ser vista do lado de fora do nódulo quando mantida na luz. Também conhecido como Ágata Enidritica.
Ágata de Fairburn - Forma de Ágata de Fortificação de Fairburn, Dakota do Sul.
Ágata fóssil - Ágata que se forma como uma substituição de material orgânico, como madeira e conchas.
Ágata Uva - Esférulas de Ágata ou Calcedônia agrupadas em um hábito botryidal, semelhante a um cacho de uva.
Ágata do Lago Superior - Ágata da região do basalto do norte de Michigan, perto das margens do Lago Superior.
Ágata da paisagem - Ágata que se assemelha a uma paisagem cênica, como as formações de montanha.
Ágata de renda mexicana - Ágata consistindo de bandas finas em um padrão laçado ou ondulado.
Ágata de Moctezuma - Ágata da Estacion Moctezuma, no México, conhecida por cores pastel.
Ágata azul de Mojave - Ágata com uma cor azul clara ou azul-cinza do deserto de Mojave, na Califórnia.
Ágata de Nipomo - Ágata com inclusões de Marcasite encontradas em Nipomo, San Luis Obispo Co., Califórnia.
Ágata Snakeskin de Oregon - Ágata branca ou cremosa ou Calcedônia com uma "pele" enrugada ou quebrada, parecida com a pele de uma cobra; encontrado no Oregon.
Ágata pluma - Ágata com inclusões em padrões de pena.
Ágata de Queensland - Forma distinta de Ágata de Agate Creek, em Queensland, Austrália.
Ágata do arco-íris - Ágata iridiada que exibe umas placas finas de efeito multicolorido.
Ágata Sweetwater - Ágata com padrões em forma de estrela de inclusões de óxido de manganês, encontrado no rio Sweetwater, Wyoming. Ágata de Sweetwater não são verdadeiras ágatas, pois falta os padrões de bandas, mas é uma forma de Ágata de Musgo.
Ágata de tubo - Ágata com formações semelhantes a tubos que às vezes são vazias.

Fontes:

2 comentários: