Oficina70: Como derreter ouro em casa

Como derreter ouro em casa

Métodos caseiros para fundir ouro
Você possui joias de ouro que deseja derreter?
É um artista ou projetista de joias que precisa criar um novo projeto derretendo ouro? 
Ou então é um recuperador de ouro de sucata eletrônica?
Há várias formas de derreter ouro em casa, mas é necessário tomar muito cuidado sempre para estar seguro ao fundir esse metal, pois o processo exige calor extremo.

Materiais que serão necessários:
Ouro para recuperar;
Maçarico de oxiacetileno ou propano;
Pinças refratárias;
Cadinho;
Fundente de bórax.

Cadinho:
Compre um cadinho para comportar o ouro enquanto ele derrete. É necessário usar o equipamento correto para fundir o metal, e um cadinho é um recipiente projetado especificamente para conter ouro durante o derretimento, pois pode suportar temperaturas extremas.
Os cadinhos geralmente são feitos de grafite ou argila. O ponto de fusão do ouro é aproximadamente 1.064 °C, o que significa que serão necessárias temperaturas dessa ordem para derretê-lo. Portanto, é muito importante que você não escolha um recipiente aleatório.
Além do cadinho, você precisará de uma pinça para movê-lo e segurá-lo. Ela precisa ser feita de um material resistente ao calor.
Caso você não disponha de um cadinho, existe um método caseiro que usa uma batata no lugar desse recipiente para fundir o ouro. Para empregá-lo, faça um buraco na batata e coloque o ouro no interior dele.
Veja como fundir ouro com uma batata no video a seguir:

Bórax
Use um fundente para remover impurezas do ouro. O fundente é uma substância misturada com o ouro antes de derretê-lo. Geralmente é uma mistura de bórax e carbonato de sódio.
Será necessário mais fundente se o ouro for impuro. É possível utilizar diversas fórmulas diferentes para misturas de fundentes. Um método consiste em misturar bórax e carbonato de sódio (como mencionado anteriormente). Adicione duas pitadas do fundente para cada 30 g de sucatas de joias limpas e mais para sucatas sujas. Use o bicarbonato de sódio comum encontrado nos mercados e farmácias. Ao aquecê-lo, ele formará o carbonato de sódio.
O fundente ajuda a manter as finas partículas de ouro unidas, além de ajudar a remover impurezas do ouro conforme ele aquece. Ao usar o método da batata, adicione uma pitada de bórax ao furo antes de derreter o ouro.

ATENÇÃO:
Seja bastante cuidadoso em todos os momentos. Pode ser perigoso derreter ouro por conta do calor extremo necessário para tal.
Fale com um profissional caso não tenha muita experiência em derreter ouro. Além disso, encontre um lugar em sua casa seguro para derreter o metal, como em uma garagem ou cômodo vazio. Será necessária uma bancada de trabalho para comportar os materiais.
Não se esqueça de usar óculos de segurança e uma máscara facial para proteger o rosto. Além disso, use luvas resistentes ao calor e vista um avental espesso.
Nunca derreta ouro perto de alguma coisa inflamável, pode ser muito perigoso, pois o risco de incêndio é incrivelmente alto.
Nunca deixe fontes de calor desacompanhadas ou ao alcance de crianças.

Forno elétrico para fundição:
Compre um forno de fundição elétrico usado para derreter ouro. Trata-se de um forno pequeno, mas de alta potência, projetado especificamente para derreter metais preciosos, incluindo ouro e prata. É possível comprá-lo pela internet.
Alguns desses fornos elétricos são consideravelmente baratos. Eles também possibilitam misturar metais (como ouro, prata, cobre, alumínio e afins) para derretê-los em casa. Para usá-los, o mesmo equipamento será necessário, incluindo um cadinho e fundentes.
Caso a peça de ouro também contenha pequenas porcentagens de prata, cobre ou zinco, o ponto de fusão será menor.

Fundir ouro no microondas:
Tente fundir o ouro em um forno de micro-ondas de 1200 watts.
No entanto, você deverá usar um forno que tenha o magnétron na lateral ou na parte traseira, mas não no topo.
É possível comprar um kit de fundição de ouro específico para fornos de micro-ondas. Basta colocar os utensílios em uma prateleira do forno de micro-ondas. O cadinho conterá o ouro enquanto ele aquece dentro do utensílio tapado.
Nota:
Não use mais o forno de micro-ondas para esquentar alimentos depois de usá-lo para fundir ouro.
É importante salientar que você não deve tentar fazer isso em casa, ­pois além de danificar o aparelho, podem ocorrer acidentes graves.

http://www.oficina70.com/2017/11/como-fundir-metal-usando-o-microondas.html

Fundir ouro com maçarico:
Experimente usar um maçarico de propano para fundir ouro. Como mencionado anteriormente, é necessário ser extremamente cuidadoso com a segurança ao usar fontes de calor elevado. Contudo, um maçarico derreterá o ouro dentro de alguns minutos.
O ouro deverá ser colocado dentro de um cadinho. Em seguida, o cadinho deverá ser colocado sobre uma superfície refratária e o maçarico apontado diretamente para o metal. Caso adicione o bórax ao ouro antes, será possível derreter o ouro a temperaturas mais baixas, o que pode ser necessário considerando o uso de um maçarico.
Tome o cuidado de aproximar a chama lentamente se houver pó de ouro fino no cadinho, porque ele pode ser facilmente lançado para fora. Aquecer o recipiente rápido demais também poderá rachá-lo. A intenção é aquecê-lo completa e lentamente. Um maçarico de oxiacetileno derreterá o ouro mais rápido do que o propano.
Fundir pó ou flocos de ouro
Dê um pré-aquecimento muito rápido e adicione bóraxx ao cadinho para vidrar.
Adicione os flocos ou o pó de ouro.
Com o maçarico, segure a chama bem acima do pó de ouro e mova-a lentamente em movimentos circulares. Quando o pó começar a esquentar e ficar vermelho, você poderá começar a aproximar a chama lentamente até o pó estar reduzido a uma pepita.
Se for necessário vá adicionando bórax.

Moldar o ouro:
Decida o que você fará com o ouro derretido. Talvez queira vendê-lo com uma nova forma ou produzir um lingote ou barra de ouro.
Você pode fazer um molde em casa, basta dar forma a um isopôr (esferovite) na forma que desejar ou fazer uma barra, depois unte com vasilina ou manteiga e coloque num recipiente de plástico também untado, encha o recipiente com cimento refratário, se for possível, e depois de totalmente seco retire o molde do recipiente plástico e o seu molde.


Despeje o ouro derretido na forma do lingote ou outro molde antes dele endurecer. Em seguida, deixe o metal esfriar.
A forma deverá ser feita de material similar ao do cadinho (refratário), e não esqueça de usar sempre um fundente como o bórax ou correrá o risco de perder seu ouro.

Fonte:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Segue-nos e partilhe com amigos...