Oficina70: Como fundir metal usando o microondas

Como fundir metal usando o microondas

É importante salientar que você não deve tentar fazer isso em casa, ­pois além de danificar o aparelho, podem ocorrer acidentes graves.
Todo microondas traz um aviso em letras garrafais alertando as pessoas a não colocar utensílios feitos de metal (e plástico comum) dentro do eletrodoméstico, pois isso pode trazer sérios riscos.

O cientista Theodore Gray conseguiu provar que isso não é bem verdade. Com alguns materiais extras, é possível transformar seu micro-ondas em um forno de fundição.
Theodore colocou tijolos refratários (normalmente usados em lareiras e churrasqueiras) e carbeto de silício dentro de um micro-ondas e derreteu diversos tipos de metais, sem qualquer problema de explosões ou faíscas.

Quando você coloca algo de metal dentro do micro-ondas, em vez de absorver as ondas emitidas pelo forno (como a comida e alguns plásticos fazem), o material as reflete, gerando faíscas e danificando tanto o aparelho quanto o utensílio colocado lá dentro.
O tijolo refratário e o carbeto de silício são ótimos em absorver as micro-ondas, transformando-as em calor, além de trabalharem muito bem com altas temperaturas. Assim, as ondas emitidas pelo forno não chegam a entrar em contato com o metal, mas os materiais usados como isolantes aquecem o suficiente para fazer com que o metal derreta.

Alguns vídeos na internet mostram pessoas tentando repetir em casa a mesma experiência de Theodore.

CUIDADO:
Vale lembrar que reproduzir a ideia do cientista pode ser muito perigosa.
Por isso, não tente criar um forno de fundição por conta própria.
Não tente fazer isto dentro de casa.


A fundição em um microondas não é uma má idéia, mas requer algumas precauções para ser mais seguro.

Fundir ouro no microondas:
Tente fundir o ouro em um forno de micro-ondas de 1200 watts.
ATENÇÃO que você deverá usar um forno que tenha o magnétron na lateral ou na parte traseiramas não no topo.
É possível comprar um kit de fundição de ouro específico para fornos de micro-ondas. Basta colocar os utensílios na prateleira do forno de micro-ondas. O cadinho conterá o ouro enquanto ele aquece dentro do utensílio tapado.

Não use mais o forno de micro-ondas para aquecer alimentos depois de usá-lo para fundir metais.

Segue o video:
No YouYube deverá encontrar muitos mais videos sobre este assunto, basta procurar por:

Podera ver todo o projeto e todo o material necessário para este experimento no link a seguir:

Nota:
Oficina70 divulga o experimento com o intuito de mostrar apenas que é possível sim fundir metais num microondas doméstico.


Fontes:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Segue-nos e partilhe com amigos...