Oficina70: Minerais com sabor

Minerais com sabor

Por mais estranho que pareça, alguns minerais podem ser facilmente identificados pelo seu sabor.

O sabor não é a primeira (ou possivelmente até a última) propriedade que alguém associaria a minerais. No entanto, o gosto às vezes é uma característica muito boa e uma chave para a identificação em alguns casos. O mineral mais comumente "provado" é a halita ou sal de pedra o sal que usamos na cozinha (cloreto de sódio), mas existem vários outros minerais que possuem um sabor distinto.



Nas jazidas de sal, a halita pode aparecer na forma de cristais de vários centímetros de comprimento, e não apenas como os minúsculos grãozinhos que vemos na cozinha.

Menos conhecida, mas mais notável, é a calcantita (sulfato hidratado de cobre), mineral que forma belíssimos cristais com uma forte cor azul-escura. Além de uma cor que ajuda muito na sua identificação, a calcantita tem um sabor muito marcante: ela é extremamente amarga e adstringente. Basta tocar o mineral com a ponta da língua para se sentir, por bastante tempo, o sabor desagradável que ele possui.

ATENÇÃO:
Ao provar um mineral, não lamba o espécime.

Isto porque há minerais, digamos, tóxicos.


Existem minerais que são venenosos e um lick pode causar uma quantidade considerável de ingestão desnecessária da substância. Recomenda-se que a pessoa de teste molhe primeiro o dedo, depois coloque o dedo úmido no espécime e, finalmente, apure o dedo. Isso deve fornecer um sabor suficiente sem ter uma língua cheia de talvez um mineral mal degulgado ou pior ainda, venenoso.

Outra técnica é colocar a ponta da língua no mineral por um breve momento.

Alguns minerais têm um sabor único que não pode ser descrito, exceto em termos gerais, mas com a prática pode ser identificado prontamente. A lista abaixo é composta por sulfatos, halogenetos e boratos porque esses minerais podem ser mais solúveis em água do que outros minerais em geral e é necessária alguma solubilidade em água para ter um sabor em primeiro lugar.

Estes são alguns dos minerais mais comuns que têm um sabor significativamente diferente:

Borax (doce alcalino)
Calcantita (doce metálico e ligeiramente venenoso)
Epsomite (amargo)
Glauberite (amargo salgado)
Halite (salgado)
Hanksite (salgado)
Melanterito (doce, astringente e metálico)
Sylvite (amargo)
Ulexite (alcalino)

Conheça os minerais que tem cheiro:
http://www.oficina70.com/2017/10/minerais-com-cheiro.html

Fonte:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Segue-nos e partilhe com amigos...