Oficina70: Conheça a pedra do seu mês de nascimento

Conheça a pedra do seu mês de nascimento

Tradicionalmente, uma pedra preciosa está associado a cada mês do ano.

Segundo a Sociedade Americana de Jóias acredita-se que a origem das pedras de nascimentos remontam ao peitoral de Aaron que continha doze pedras preciosas que representavam as doze tribos de Israel.
A lista atual data de 1912 com apenas uma adição desde então, sendo que a tanzanite foi adicionado ao mês de dezembro.

Existem inúmeras lendas e mitos sobre os poderes de cura das pedras de nascimento e sua influência terapêutica. De acordo com essas lendas, usar uma pedra preciosa durante o mês atribuído aumenta seus poderes de cura. Para o efeito total, os indivíduos precisavam possuir os doze meses e alterná-los mensalmente.

Janeiro:
Granada

Para os nascidos em janeiro, o granada é a gema perfeita. Esta pedra bonita, que é mais comummente vermelha, mas pode ser encontrada em uma variedade de outras cores, simboliza a paz, prosperidade e boa saúde. Alguns dizem que ele ainda tem o poder de dar ao portador felicidade eterna, saúde e riqueza.
Considerada a “pedra de luz”, a pedra representa o fogo, é guardiã do amor e da paixão, sendo, assim, estimulante do sexo. Além disso, a ela atribui-se o poder de fidelidade e simpatia.

As maiores jazidas podem ser encontradas em países como Madagáscar, Tanzânia, Índia e Brasil, sendo relacionada ao fortalecimento do coração e ao sangue humano.

Fevereiro:
Ametista

Ametista é muitas vezes associada a qualidades de paz, coragem e estabilidade é a pedra certa para os indivíduos que precisam de um pouco de calor e força extra.
Pela facilidade de encontrá-la, a pedra Ametista é, hoje, considerada semi-preciosa. Com sua coloração púrpura, fui muito utilizada até o século XVIII por acreditar-se que era fonte de poder psíquico, contemplativo, além de trazer seriedade e sinceridade. Também tem forte aparição na cultura oriental, utilizada sobre o “terceiro olho”, a fim de exercer força positiva.
A ametista foi usada como pedra preciosa pelos antigos egípcios e considerada tradicional para a realeza pois o roxo, representava o sangue real.
É a pedra oficial do curso de Letras, normalmente utilizada em anéis de formatura, simbolizando o esclarecimento.

Brasil, Rússia e Madagascar são os países com mais jazidas, porém é no Brasil onde se encontram as maiores do mundo.

Março:
Água-marinha e Pedra do Sangue

Para os indivíduos nascidos em Março, duas pedras estão associados a este mês: água marinha e pedra do sangue.
Ambas as pedras são muito diferentes entre si em aparência, mas cada uma compartilha um simbolismo semelhante de preservar ou melhorar a saúde do usuário.
Protegendo os antigos navios que cruzavam os mares, acreditavam que a Água-Marinha, possivelmente, possuia poderes acalmantes e de inspiração. Novamente, o local de maior presença da pedra é no território brasileiro.
Para se chegar ao tom ideal de azul, o “azul oceano”, a pedra é submetida, muitas vezes, a diversos tratamentos, já que é muito difícil encontrá-la no tom correto, sem presença da cor verde.
Às vezes a pedra de sangue é referida como "Heliotropo" por autores europeus.

Ocorre no Brasil, na Índia, na Austrália, China, Escócia e Estados Unidos.

Abril:
Diamante
Para aqueles afortunados de nascer em abril, a pedra preciosa mais valorizada de todas é a sua marca de nascimento. Para este mês, os diamantes são realmente o melhor amigo de uma menina ou de um menino.
Assim dizia Marilyn Monroe, ao saber que essa pedra é única e super valiosa, sendo até considerada o "rei das gemas". Há lendas, tanto na Grécia como no Brasil, que afirmam ser uma pedra das lágrimas dos deuses.
Esta relacionada ao amor, à cura e à longevidade.

Aproximadamente 49% dos diamantes são originários da África (Botsuana, Congo, África do Sul, Serra Leoa e Angola) embora fontes importantes do mineral tenham sido descobertas no Canadá, Índia, Rússia, Brasil e Austrália.

Maio:
Esmeralda
Prezada por sua cor verde e brilhante, a esmeralda é muitas vezes a preferida dos ricos e famosos para usar como peças de decoração para grandes eventos ou em ornamentos pessoais e jóias.
Adornando as maiores celebridades, uma esmeralda com o verde perfeito é tão rara como encontrar diamantes. Foi uma das pedras preferidas da rainha egípcia Cleópatra e dos romanos, para expressar sua devoção à deusa do amor e da beleza, Vênus.

As principais jazidas de esmeraldas ficam na Colômbia, Rússia,no Zimbábue e no Afeganistão. No Brasil podem ser encontradas na Serra da Carnaíba - Bahia e em Campos Verdes - Goiás.

Junho:
Pérola, Alexandrite e Pedra da Lua
Junho é um dos únicos meses que tem três pedras associados a ele, dando às pessoas sortudas nascidas neste mês uma escolha de pedras preciosas entre pérola, alexandrite e pedra da lua também conhecida como Ortoclase.
As pedras de junho variam de pérola opalescente de cor cremosa e pedra da lua para a rara variedade de alexandrita de cor, uma das gemas mais valiosas da terra.
A Pérola, considerada a “rainha das gemas”, é formada de uma forma distinta entra todas as outras pedras. As ostras, como mecanismo de defesa natural, cobrem o corpo intruso, formando, ao final, as pérolas. Curiosamente, elas já nascem prontas, sem haver necessidade de lapidação. Associadas sempre à pureza e à castidade, há quem acredite que a pedra ajuda os casamento a serem duradouros.

Julho:
Rubi
Ruby, o rei das gemas preciosas. Símbolo da paixão e da energia associada à cor vermelha, o rubi vibrante é dito trazer amor e sucesso.
O Rubi é avaliado de acordo com essa lógica: quanto mais vermelho, mais cara é a pedra. Seu brilho é caracterizado como “um fogo eterno a arder dentro da gema” e algumas lendas afirmam que há uma chama interna dentro da pedra que lhe garante seu caráter sagrado.
Acreditava-se, também, que a pedra poderia estancar sangramentos, proteger das desgraças mundanas e trazer harmonia, amor, beleza e sucesso.

O rubi é minerado na África, Ásia e na Austrália. Eles são mais comuns em Myanmar, no Sri Lanka e na Tailândia.

Agosto:
Peridoto, Sardônica e Spinel
A pedra original de agosto é a sardônica, mas o peridoto foi adicionado, tornando-se a primeira gema de agosto sendo mais tarde adicionado a spinel que acrescentou a sua multiplicidade de cores.
Mesmo não sendo tão popularmente conhecido, o Peridoto vem sempre associado às imagens dos piratas que assaltavam os mares para se protegerem do mal. A gema é frágil e delicada às mudanças do ambiente e elementos químicos. Há controvérsias na história egípcia sobre a pedra, pois enquanto alguns afirmam que Cleópatra utilizava esmeraldas, outros dizem que eram peridotos.
As pedras foram disseminadas, principalmente, pelas Cruzadas da Idade Média, que foram responsáveis por aumentar o comércio entre as terras do Mediterrâneo e o Velho Mundo.

A maior parte do fornecimento de peridot do mundo vem da reserva de San Carlos no Arizona. Outras fontes são a China, Myanmar, Paquistão e África.

Os melhores exemplos de sardonyx, que exibem contrastes acentuados entre camadas, são encontrados na Índia. Outras fontes incluem o Brasil, Alemanha, Checoslováquia, Madagáscar, Uruguai e Estados Unidos.

Foram encontrados depósitos significativos de espinela no Camboja, Mianmar, Sri Lanka e Tailândia. Também foi encontrado no Afeganistão, Austrália, Brasil, Madagascar, Nepal, Nigéria, Tadzhikistan, Tanzânia

Setembro:
Safira

A safira é a pedra da sabedoria, lealdade e nobreza.
Relacionada ao alívio das tensões cotidianas, proporciona equilíbrio entre a mente e o espírito, a pedra é vista como fonte de tranquilidade e paz, concentra a mente, encoraja a autodisciplina e canaliza poderes superiores.

Quando as pessoas dizem "safira", elas costumam se referir à variedade azul real desta gema, embora possa ocorrer em todas as cores do arco-íris (exceto o vermelho, que é classificado como rubi, em vez disso).

Outubro:
Turmalina e Opala

Os indivíduos nascidos em outubro conseguem escolher entre duas pedras, a turmalina e a opala. Cada gema então revela possibilidades quase ilimitadas, pois cada uma vem em um arco-íris de tons e combinações de cores.

Entre a turmalina (cuja cor depende de oligoelementos em sua composição química) e opala (que difrapa a luz para mostrar uma peça de múltiplas cores), em tempos antigos, a opala dava “poderes de invisibilidade” para seus donos, além de auxiliar na visão e afastar os espíritos do mal
As pedras do mês de outubro oferecem um espectro completo de gemas para se adequar aos gostos pessoais de qualquer pessoa.

Novembro:
Topázio e Citrino

Os indivíduos nascidos em novembro podem escolher entre duas pedras preciosas ensolaradas para iluminar este mês. As pedras de novembro, topázio e citrino, são conhecidas por suas energias calmantes, trazendo calor e fortuna para aqueles que os usam.

Topázio e citrino são tão parecidos, de fato, que muitas vezes foram confundidos um com o outro ao longo da história. Na verdade, são minerais não relacionados e a topázio ocorre em um amplo espectro de cores muito além do amarelo.

O nome topázio em hindu, significa “fogo”, pois a pedra é boa para energizar o corpo. Pode ser encontrado em diversas cores, inclusive de forma incolor, o que é muito raro, pois, geralmente, há impurezas dentro da pedra.
Acredito-se que dentro do topázio azul, haviam reuniões entre os deuses do céu e da terra para que o mar e os céus se purificassem e chegassem ao tom perfeito de azul.

Dezembro:
Tanzinite, Zircão e Turqueza
mês de nascimento
O mês de dezembro oferecem três pedras: tanzanita, zircão e turquesa, todos, apropriadamente, mais conhecidos por belos tons de azul.

Essas gemas variam desde a mais antiga da Terra (zircão), até uma das primeiras minadas e usadas em jóias (turquesa), para uma das mais recentemente descoberta (tanzanite).

O zircão incolor é uma substituição convincente para o diamante, a tanzanita frequentemente substitui a safira, e a turquesa é incomparável na sua tonalidade.

Fontes:
Enviar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Segue-nos e partilhe com amigos...