Como identificar uma área com ouro

A prospecção de ouro e a identificação de áreas com incidência deste metal precioso tornaram-se cada vez mais realizáveis devido aos desenvolvimentos de pesquisa do processo geológico da formação de ouro.
Áreas auríferas, principalmente por todo o oeste dos Estados Unidos, fizeram florescer e morrer comunidades inteiras que viviam do garimpo. Existem várias hipóteses sobre como se forma o ouro, já que ele vem à superfície em vários tipos de rochas vulcânicas e sedimentares.
Filão de ouro
(filão de ouro)

O ouro é encontrado principalmente em dois tipos de depósitos:
Filão (veios em pedras duras) e,
Jazidas (superfície).

Localizar as áreas auríferas mais ricas envolve principalmente pesquisa, planejamento, dedicação e fundos. Quem estuda as investigações geológicas, a formação da terra, as estruturas das rochas e a história da prospecção de ouro, antes de começar a garimpar, pode ter mais chance de encontrar o ouro tão desejado.

Jazida de ouro na Huíla, Angola
(jazida de ouro em Angola)


Pesquise as características geológicas de uma área aurífera de interesse particular. Isto é, a formação das pedras, a estrutura, as linhas de falhas e os principais minerais contidos na área. Estude, também, o processo de mineralização do ouro em geral, para determinar que segmento de uma determinada área pode conter ouro.

Veja se a área de interesse é um depósito de filão ou de jazida, para determinar que equipamentos e os métodos adquados para garimpar o ouro.
Um depósito de filão, consistindo de rocha dura que geralmente é encontrada em uma mina, entulho de mina ativa ou abandonada também poderá dar resultados ou veio de quartzo, neste tipo de pesquisa requer o uso de uma picareta, martelo e cinzel.
Garimpar em um depósito de jazida, em geral em um córrego, no cascalho de um rio ou na praia requer uma bateia ou equipamento de dragagem.

Planeje a sua excursão de prospecção de acordo com a sua pesquisa. Reúna o equipamento apropriado. Mapeie a área e indique os locais exatos em que você planeja garimpar ouro.
Devido ao fato de que o ouro é mais resistente ao tempo do que as rochas que o contêm, pepitas de ouro e partículas finas podem ser levadas pela chuva e concentrarem-se em depósitos de jazidas pela erosão gradual.
Dê atenção a áreas com quartzo, sobretudo o quartzo branco, áreas onde há "chapéus de ferros" gossans, solos com conglomerado limonítico ou nos leitos de rios a areia preta.

ATENÇÃO:
Confira, as leis locais a respeito de prospecção de ouro relativas a essa região em particular.
Algumas áreas auríferas, inclusive nos parques nacionais, são proibidos para o garimpo. As violações podem acarretar multas pesadas e, nos casos mais graves, até a prisão.
Se uma área aurífera se localiza em propriedade privada, tenha o cuidado de obter permissão do proprietário por escrito antes de começar a garimpar.

Se o terreno não for um parque florestal e for de propriedade do governo há que se ter uma Permissão de Lavra Garimpeira (no caso do Brasil).

Mapas de áreas auríferas podem ser encontradas em:

Portugal
 Mapa do ouro de Portugal
Este é o guia mais completo para encontrar ouro em Portugal
no site do SIORMINP -
Sistema de Informação de Ocorrências e Recursos Minerais Portugueses

Brasil
 Mapa do ouro do Brasil
No Brasil, pesquisando no site do Ministério de Minas e Energia,
porém não vai ser fácil de encontrar.

Poderá obter um mapa geológico por regiões, para isto basta acessar o site:

Estados Unidos
 Mapa dos Estados Unidos
Podem ser encontradas no U.S. Geological Survey e no U.S. Bureau of Mines

Fontes:

14 comentários:

  1. QUERO APRENDER DE TUDO SABE? OURO. MEU CAMINHO. KKKKKK VAMOS NOIS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde. No cabeçalho do site na página "Ouro na Natureza" lá há muitas informações sobre o ouro nativo. Fica bem e boa sorte

      Eliminar
  2. "" GRUPO DE DETECTORISMO VPM 1""
    JARAGUÁ GOIAS. GRR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não dê atenção só ao ouro nas suas pesquisas no terreno, pois Goiás tem muitas pedras preciosas e aí perto em Pirenópolis tem boas esmeraldas. Também em Pirenópolis pode pesquisar ouro em: Pires do Rio. Boa sorte e volte sempre aqui na oficina70, adere aos nossos grupos e ajude e seja ajudado por outras pessoas.

      Eliminar
  3. Quero garimpar com detctor preciso de altorizaçao em area do governo

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. SIM, há ouro nativo no estado do Rio de Janeiro. Veja o mapa no nosso artigo. Clica na página "Série Minerais do BRASIL" que se encontra no cabeçalho de oficina70.com ou pesquise no Google por: "Série Minerais do Brasil - Rio de Janeiro, oficina70".
      Fica bem e boa sorte

      Eliminar
  5. Tem ouro em SP para ser garimpando aind nois duas de hj e em que parde do estado

    ResponderEliminar
  6. No estado de São Paulo tem ouro ainda que possa ser garimpado e em qual região obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SIM, no estado de São Paulo ainda há ouro nativo. Clica na nossa página "Série Minerais do Brasil" que se encontra no cabeçalho deste site ou pesquise da seguinte forma no Google: "ocorrências de ouro no estado de São Paulo, oficina70"; ou então por: "o ouro de Jaraguá e de Perus, oficina70.
      Assim você poderá ver nossos 3 artigos que falam de minerais e ouro no estado de São Paulo, conhecendo as regiões e cidades onde ainda se encontra ouro nativo no estado.
      Fica bem e boa sorte

      Eliminar
  7. Na região serrana do rio existe ouro ou alguma pedra preciosa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas informações sobre Ouro, pedras preciosas e minerais no Rio de Janeiro estão no nosso artigo que poderá encontrar na página "Série Minerais do Brasil - Rio de Janeiro" que se encontra no cabeçalho deste site. Caso não encontre pode pesquisar no Google pelo nome acima seguido de oficina70 nas suas pesquisas. Fica bem e boa sorte

      Eliminar
  8. Bom dia e na minha região d simonesia mg será q tem ouro tbm amigo

    ResponderEliminar

Segue oficina70.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...