Quanto e onde estão os metais nobres nos computadores

O ouro é um componente fundamental no mundo da tecnologia. É o metal nobre que permite que alguns componentes sejam determinantes no que toca à velocidade e à performance de equipamentos como computadores e smartphones.

Embora a massiva extração do ouro em nada tenha a ver com o consumo de tecnologia, pois o mercado do ouro tem na joalharia o seu mais poderoso segmento, há contudo uma curiosidade inerente pelo fato desta exploração tocar em todos os quadrantes da sociedade e das áreas comerciais.

Não sendo o metal predominante nos computadores e smartphones, existindo apenas em  alguns componentes. No passado era utilizado com bastante mais quantidade e em mais componentes mas, atualmente, está sendo substituído por outros materiais mais baratos e igualmente capazes no desempenho das funções. A título de curiosidade, estima-se que haja ouro no valor de 5 euros (+-20 reais) dentro de um computador. Parecendo muito pouco, mas vamos imaginar os milhões de computadores diariamente produzidos e nos outros milhões que estes substituem e são jogados nos lixos ou vão para sucata sem um aproveitamento de recuperação de metais nobres presentes neles.

Aqui ajudamos você a entender onde estão alguns dos metais nobres nos computadores e que partes do pc que tem mais valor.

Desmontamos um computador desktop antigo para mostrar o que é valioso.

A sucata como computadores inteiros ou componentes individuais a partir de computadores contêm ouro, paládio e outros 15 materiais preciosos. Placas de circuito de computador têm ouro e outros traços de metais preciosos em densidades comparáveis ​​às de minério extraído diretamente do solo. Há material valioso o suficiente para fazer refinamento rentável mesmo em uma escala moderada.


Mas por que existem metais preciosos em sucata?
O ouro é o segunda melhor condutor de electricidade, (o primeiro é a prata) que é o metal mais maleável, que pode ser feita em folha mícron-finas e é altamente resistente a manchas e oxidações. Estas características fizem do ouro bem adaptado para placas de circuito. Ouro é frequentemente usado como conectores ("dedos"), e às vezes usadas nos traços (trilhos) PBC e componentes como pinos (em placas de alto desempenho).

Muitas placas de circuito têm pequenas quantidades de prata e paládio em sua solda e componentes (por exemplo, transistores).

A desmontagem do computador
Typical 1990's Era PC awaiting processing
Um PC típico de 1990

Inside the case of this Computer
Dentro da caixa do computador

Vamos examinar os diversos componentes deste computador. Geralmente todos os computadores têm estes mesmo conjunto de componentes mesmos os mais atuais.
ATENÇÃO: o símbolo $ denota um componente que tem mais valor.

Caixa- Uma pesada caixa de metal e de plástico;
Fonte de energia- Uma caixa de metal pesado interior que fornece energia para cada componente;
Placa-mãe ($)(mainboard ou motherboard)- a principal placa de circuito onde todos os outros componentes estão ligados;
Hard Drive- caixa de metal menor que é a unidade de armazenamento para o PC;
Unidades de disco- drives para disquetes, CD, DVD e outros meios de comunicação;
Placas PCI ($)- placas conectadas à placa-mãe para fornecer funcionalidades adicionais, tais como saída gráfica;
RAM ($) - placas de circuito finos que fornecem memória para a máquina;
Processador ($) - quadrados, componentes que são o "cérebro" do PC;
Fios conjuntivo - cabos que conectam todas as partes acima.

O casco (gabinete)
Gabinetes de computador mantem o PC em conjunto e são feitos de aço e plástico. Eles acrescentam a maior parte da massa mas pouco do valor (aço vale meros tostões). O casco podem ser inúteis para reciclar em pequenos lotes de PCs, bom só para grandes quantidades.

Se você tem um pequeno número de PCs, a melhor abordagem é a desmontá-los e vender-nos os componentes individuais. Os gabinetes podem ser vendidos a um depósito de sucata local e reciclados.

Se você tem um grande número de PCs (mais de 1000), o envio torna-se econômico.
Geralmente empresas de reciclagem não vão cobrar para buscar, o ideal é que tudo esteja desmontado e separado das partes plásticas.

Fonte de energia
Power Supply from a Intel 486 PC
Fonte de alimentação de um PC Intel 486

A fonte de alimentação fornece a energia DC para todos os componentes do PC. É uma grande caixa de metal com um número de fios codificados por cores ligando-o aos outros componentes do PC. A fonte de alimentação é pesada, devido ao núcleo de ferro no transformador dentro dele. Como resultado, tem pouco valor e é volumoso e pesado.

Placa mãe (motherboard)
Intel 486 Motherboard
Intel 486 Motherboard

A placa-mãe é a grande placa de circuito que conecta as entranhas do PC. Todos os componentes comunicam entre si através da placa-mãe. A placa-mãe é rica em valor e tem várias das peças mais valiosas do PC ligado a ele.

A placa em si tem muitos conectores e pinos banhados a ouro. Mais velhos e altos motherboards (tais como aqueles encontrados em servidores de rack, equipamentos de telecomunicações, ou equipamentos de teste militar), muitas vezes têm de ouro nos traços e componentes. Motherboards são uma das partes mais valiosas do PC.

Anexado à placa-mãe esta o processador e RAM. Estes contêm metais preciosos também. Aviso: Motherboards normalmente têm uma bateria de botão e não deve ser jogado fora. As baterias contêm materiais tóxicos e devem ser reciclados. As baterias devem ser removidas; elas podem ser separadas para reciclagem.

Processador
O processador é o cérebro do PC. Ele contém milhões a bilhões de transistores microscópicos e algumas centenas de pinos banhados a ouro. Processadores são um dos componentes com mais valor do PC. Processadores mais antigos são geralmente maiores e têm revestimento de ouro mais generosos do que outros mais modernos. 386/486 e chips Pentium são particularmente valiosos. Mais 486 detalhes do processador.

O processador é reconhecível como um chip grande retangular ou quadrado que se conecta diretamente na placa-mãe. É geralmente a maior chip único no PC. O processador muitas vezes tem dissipador de calor ligado a ele, que também pode ter um pequeno ventilador. dissipadores de calor são tipicamente de alumínio, que tem pouco valor de sucata.

An Intel 486 Proccessor
Um processador 486 da Intel, montado na placa-mãe

Underside of an Intel 486 Processor.
Um processador 486 Intel. Olhe para o chapeamento em ouro

RAM
RAM Inside an Intel 486 Computer
2 módulos de RAM dentro de um computador Intel 486

RAM, ou memória de acesso aleatório, é a memória a curto prazo de um computador. Chips de memória RAM são encontrados como um banco de longas, 'mini placas de circuito' retangulares que são preenchidos com vários módulos de memória. Um computador pode ter de 1 a 8 módulos de RAM. módulos de memória RAM mais velhos são geralmente menores, mas possuem chips mais volumosos.

Placas PCI
PCI Boards found inside this Computer.
PCI Boards encontrada dentro de um computador.

PCI Boards encontrada dentro deste computador de 1990. Da esquerda para a direita: VGA placa gráfica, modem dial-up, placa de expansão periférica (por exemplo, para uma impressora).

Para estender a funcionalidade básica de um PC, placas de circuitos adicionais são normalmente adicionados através da Interface Periférica do computador. Estas placas geralmente adicionam conectividade de rede, tais como através de um modem ou conexão de internet, portas de unidade adicionais através de uma conexão SCSI ou IDE, hardware de vídeo dedicada através de uma placa de vídeo, e muitos outros.

Estas placas são valiosos devido a metais preciosos encontrados em seus componentes, bem como os pinos do conector e traços. Eles são geralmente bastante compacto e leve.

Drives
Disc Drives found inside this Computer.
Unidades de disco encontrada dentro deste computador.

Unidades de disco encontrada dentro deste computador. No sentido horário, a partir da esquerda: HardDrive, 5,25 "Floppy Drive, 3.5: Unidade de disquete

Unidades de armazenamento permitem que os dados sejam salvos, transferidos e lidos a partir do computador. Ao longo dos anos, os condutores de menor dimensão e mais sofisticadas têm sido desenvolvidos. Unidades de disquetes 5,25 "e 3,5" foram alguns dos primeiros, seguido por ZIP, CD, DVD, e agora discos Blu-ray, unidades de cartões e de USB´s. Essas unidades, especialmente os mais velhos, os mais volumosos, não tem muito valor contendo apenas uma pequena quantidade de metal precioso contido nas placas de circuito o resto em si é basicamente ferro ou alumínio.

Cada computador também tem um ou mais discos rígidos (HDDs) que funcionam como a memória de longo prazo para o PC. Essas unidades têm algumas placas de circuito dentro deles que têm algum valor. Eles também são geralmente mais compacto do que as unidades de disco.

Fios conjuntivos
(cabos-flat paralelo, cabo ATA, cabo-fat USB)
Various cables found in this PC
Vários cabos encontrados neste PC

Todos estes componentes são reunidos por vários cabos de interface, como cabos de fita com inúmeros fios separados, cabos de energia que são tipicamente pacotes de 4 fios (e proveniente do fornecimento de energia), fios de pequeno controle que levam à LEDs e interruptores e cabos eSATA em máquinas mais modernas.

Estes cabos e fios são na sua maioria compostos de cobre revestidos de borracha. O cobre é um metal bastante valioso (muito menos valioso do que o ouro ou platina, mas muito mais do que aço e alumínio), detes fios podem ser economicamente reciclados.

Fios mais modernos como alguns flats em um ou dos dois lados dos terminais há uma fina película de ouro ou prata.

Fonte:
http://therefiningcompany.com/How-Much-Gold-Is-In-A-PC.aspx
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Segue-nos ou partilhe isto...