Topázio, testes e identificação

Teste e identificação de Topázio
Existem algumas maneiras superficiais para determinar se o seu topázio é real apenas conhecendo suas principais propriedades.
Um teste de dureza de minerais (Escala de Mosh) pode ajudar a verificar a dureza em comparação com outro cristal, mas isso causará danos a uma superfície ou outra.
Topázio tem dureza 8 na Escala de Mosh.
O seu peso específico fica entre 3.53 (± 0,04).
O topázio é muito suave, quase escorregadio ao toque.
Topázios são transparentes e de brilho vítreo.

Topázios de rios
Topázio, testes e identificação
Topázio por ter uma dureza e densidade alta específica e, por isso, é comumente concentrado por correntes de fluxo em depósitos de placer (rios). Muito topázio foi produzido a partir de depósitos de aluviões no Brasil e na Nigéria. Os seixos de topázio na foto acima são do Brasil e foram arredondados durante o transporte no córrego.
Então, pedras encontradas em rios geralmente perdem a transparência devido a ação de rolagem nas pedras e ficam opacos e com as bordas ligeiramente redondas, não sendo reconhecidas tão logo, testes de identificação serão necessários.

Cores do Topázio
rough topaz colours
Topázios podem ser encontrados em várias cores, sendo, incolor, amarelo, alaranjado, marrom, de rosa a vermelho ao violáceo-vermelho;
azul: de claro a escuro, verde claro.
rough imperial topaz
As variedades mais raras são o topázio imperial e topázio olho-de-gato.

Fluorescência do Topázio sob luz ultra violeta UV
(legendas: UVC=UV onda curta 365nm (LW)e UVL=UV onda longa 254mn(SW))

• exemplares de amarelo a marrom e de rosa a vermelho - fraco a moderado, amareloalaranjado (UVL, geralmente mais fraco sob UVC);
• alguns exemplares rosa - moderado, branco esverdeado (UVC);
• exemplares azul e incolor - de inerte a fraco, amarelo ou verde (UVL, geralmente
mais fraco sob UVC).
Explicamos sobre os tipos de luz UV ultra violeta AQUI.

Topázios podem ter inclusões contendo dois líquidos que não se misturam, inclusões bifásicas, trifásicas, inclusões de hematita, quartzo e fraturas.

Pedras de topázios podem ser confundidas com turmalina, andalusita, barita, berilo, quartzo, danburita, apatita, espinélio sintético, crisoberilo e kunzita.

Testes laboratoriais para Topázio
Uma maneira única de ter certeza da autenticidade de qualquer gema é por meio de um teste de laboratório profissional usando por exemplo equipamentos de testes de índice de refração e outros, porém quem não tem destes equipamentos e também não pode pagar um laboratório a melhor dica para saber se tens em mãos um topázio são os testes de dureza de minerais e o teste de gravidade específica, que se bem efetuados podem dar uma orientação mais acertada sobre a sua pedra.

No entanto se você tem algum destes equipamentos:
testador de gemas
kit de teste de dureza de minerais;
balança hidrostática (gravidade específica) ou
testador de gemas (ver no final do artigo),
 você pode usar todos para obter com precisão a análise da pedra e a sua identificação.

No entanto, identificar um topázio sem um teste em laboratório seria difícil.
(legendas: R.I.=indice de refração e S.G.=gravidade especifica)
refratometro para testar pedras preciosas
Refratômetro para pedras preciosas + filtro de luz monocromática + lente polarizada

Topázio fica na área "intermediária" dos índices de refração, onde podem ser encontradas muitas das pedras preciosas incomuns. Como resultado, deve-se ter algum cuidado ao testar o topázio. Além disso, as propriedades do vidro podem ser substancialmente as mesmas, embora não seja duplamente refrativo.
Importante dizer que o refratômetro para gemas tem que ser testado com o líquido.
refractometer gem tester
Os índices de refração do Topázio está entre 1,619 - 1,627 (± 0,010).

Sem dúvida, a gema mais freqüentemente confundida com o topázio em testes pelo testador inexperiente é a turmalina. A turmalina tem índices de refração na faixa dos do topázio, mas é suficientemente maior na birrefringência para que não haja dificuldade em separar os dois. Além disso, a turmalina tem uma gravidade específica muito mais baixo. O líquido pesado, iodeto de metileno (densidade, 3,32), irá separar os dois rapidamente, para flutuadores de turmalina e sumidouros de topázio. Um exame sob ampliação revela forte duplicação na turmalina e fraca duplicação no topázio. A birrefringência da turmalina é mais do que o dobro do topázio, com o topázio mostrando índices de refração na faixa de 1,609-1,617 ou na região de 1,629-1,637, enquanto a turmalina tem valores próximos a 1,624-1,644. Assim, a birrefringência do topázio é de apenas 0,008, em comparação com 0,020 da turmalina. A turmalina geralmente é fortemente dicróica, mas apenas na cor rosa o topázio é visivelmente dicróico. A maior parte da turmalina é consideravelmente mais escura do que as variedades correspondentes de topázio, mas alguns topázios rosa e xerez podem ter um tom mais profundo do que algumas turmalinas. Independentemente da cor, no entanto, é simples separar as duas com base na birrefringência, seja na forma de duplicação das facetas posteriores ou no refratômetro, seja pela diferença em gravidade específica (S.G).

O vidro que foi composto para fazer seus R.I. e S.G. aproximarem-se dos do topázio é difícil de distinguir, exceto pelo polariscópio. Além disso, o vidro não mostra birrefringência ou duplicação. Girando uma placa Polaroid antes da ocular de um refratômetro, a leitura obtida do vidro permanecerá a mesma em todas as posições; inversamente, ambos os índices de topázio se tornarão aparentes, se a pedra estiver sendo testada em outra direção que não de refração única. Normalmente, o vidro que imita o topázio tem muita dispersão para o topázio comparável. Há alguns anos, um enorme topázio foi colocado à venda por aproximadamente US $ 8.000. Era uma bela cor de xerez escuro, considerável interesse pela pedra. A pedra foi mostrada a um antigo gemologista e, apesar do fato de que o R.I. tinha 1,62 e o S.G. 3,53, ele suspeitou que sua identidade não parecia "certa" para ele, porque o fogo parecia muito forte. O uso do polariscópio imediatamente descartou o topázio como uma possibilidade.

As gemas mais raras que se assemelham ao topázio em propriedades incluem danburita, andalusita e apatita. Cada um desses materiais flutua em iodeto de metileno, enquanto o topázio afunda; assim, uma determinação da gravidade específica por líquidos pesados ​​é adequada para separar qualquer um dos três do topázio. A apatita também pode ser distinguida pela resolução de uma figura de interferência, uma vez que é uniaxial. Se a pedra testada for montada, leituras de R.I. usando uma fonte de luz monocromática obtida por lâmpada ou filtro podem ser necessárias para separar as outras possibilidades. Danburite mostra índices de 1,630 e 1,636, ambos variando do ponto médio (índice beta) em 1,633. O topázio incolor mostra índices em 1,609-1,617, mas o amarelo está em 1,629-1,637. No entanto, o ponto médio (índice beta) é apenas 0,001 da leitura baixa; assim, a leitura baixa é virtualmente constante.

Freqüentemente, o topázio é substituído por água-marinha. Ocasionalmente, as identificações são feitas incorretamente entre esses dois simplesmente porque os índices de refração são aproximadamente duas unidades da linha 1,60 proeminentemente marcada na escala de qualquer refratômetro. Não é difícil, quando se está com pressa, confundir uma leitura de topázio 1,62 com uma leitura de água-marinha de 1,58. Isso acontece quando um testador inexperiente olha para uma pedra, presume que seja água-marinha e, portanto, espera que o R.I. seja 1,58. Uma rápida olhada na escala do refratômetro, onde uma leitura aparece a dois pontos de 1,60, é frequentemente lida descuidadamente como 1,58, em vez de 1,62.

Uma das características de muitos topázios ampliados são as cavidades cheias de líquido e gás razoavelmente grandes, contendo dois líquidos não miscíveis, nas quais as bolhas de gás no fluido encerrado parecem ter duas bordas distintas (não causadas por duplicação). Este efeito é ilustrado na parte da tarefa que trata das características físicas e ópticas. Outra característica que às vezes é visível sob ampliação é a clivagem basal; em outras palavras, o topázio mostra uma direção de clivagem excelente, que geralmente é evidente em uma pedra com várias falhas.

Topázio, onde ocorrem:
O topázio ocorre em pegmatitos, veios de quartzo de alta temperatura e em cavidades existentes em rochas ácidas como granito e riólito e pode ser encontrado associado com fluorita e cassiterita.

Topázio no Brasil:
Foi encontrado no Brasil pela primeira vez e conhecido como "rubis brasileiros", em 1751. 
Topázios no Brasil são encontrados principalmente no Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Norte, Rondônia e em São Paulo.
Quanto ao Topázio Imperial, ele é encontrado hoje somente em minas de Ouro Preto, Antônio Pereira, Minas Gerais. Pela sua raridade e beleza é uma das pedras mais valorizadas da atualidade.

Topázio em Portugal:
Em Portugal pode ser encontrado em Aveiro: Serra da Freita; em Braga: Vieira do Minho, Anjos e Vilar do Chão; em  Castelo Branco: Covilhã,  Aldeia de São Francisco de Assis, PANASQUEIRA e Idanha-a-Nova; na Guarda: Almeida, Gonçalo, Vela, Mal Partida e Vale de Coelha; em Vila Real: Montalegre, Cabril, Sobrosa e Souto Maior; e em Viseu: Vila Nova de Paiva, Queiriga, e Viseu (Repeses e São Salvador).
Cores dos topázios lusitanos: incolor, verdes claro a escuros e levementes azúis.

Topázio, informações e outras curiosidades:

Equipamento para testar gemas:
testador de pedras preciosas
Presidium Gem Tester II (PGT II) custa entre uns +- 250,00 $ USD.


Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário