Duas das principais fontes de Diamantes no Mundo são:
Kimberlitos e os Lamproitos
Kimberlito
Kimberlito, ou também quimberlito, é a mais famosa e conhecida fonte de onde vem os Diamantes.
Ele é uma rocha ígnea profunda formada por violenta erupção do manto e que pode conter diamantes.
Kimberlito, uma variedade de rochas ultramáficas vulcânicas e subvulcânicas, é a fonte dominante de diamantes em todo o mundo. É amplamente aceito que a maioria dos diamantes não é formada dentro do kimberlito e muitas evidências apontam para uma origem antiga para a maioria dos diamantes nas profundas quilhas litosféricas dos crátons arqueanos. Os kimberlitos, portanto, são agentes de transporte que '' coletam '' material do manto profundo, ocasionalmente contendo diamante, e rapidamente o transportam para a superfície.
As variedade de minerais indicadores kimberlíticos, incluem:
piropo roxo ou vermelho,
granadas piropo laranja e rosa,
diopsídio cromiano,
picroilmenita e cromita.
Minerais indicadores, como granadas pirópicas, cromita e ilmenita, são usados como traçadores de kimberlita porque esses KIMs são encontrados na mesma forma de diamantes, bem abaixo da superfície da terra no campo de estabilidade do diamante.
O magma Kimberlito surge abaixo do campo de estabilidade do diamante e leva minerais indicadores, e esperançosamente diamantes, por todo o caminho até a superfície da Terra.
Portanto, o kimberlito é uma brecha vulcânica ultramáfica polimita rica em megacristais , consistindo em grandes quantidades de olivina serpentinizada , com quantidades variáveis de flogopita , carbonato , granada (por exemplo, piropo), ortopiroxênio , clinopiroxênio , cromita e óxidos. Geralmente altamente serpentinizado e porfirítico , ocorre em tubos verticais, diques e peitoris.
É o principal hospedeiro primário de diamantes.
Existem mais de 6.500 ocorrências conhecidas de kimberlito no mundo, mas apenas uma pequena porcentagem das ocorrências de kimberlito conhecidas são diamantíferas.
Kimberlito na América do Sul
Bolívia:
Cochabamba,
Província de Ayopaya.
Brasil:
Mato Grosso,
Campo de kimberlito Juína.
Venezuela:
Bolívar - Guaniamo, Rio Quebrada Grande
Bicicleta kimberlito,
Candado kimberlito,
Kimberlito La Ceniza e
Quimberlito Los Indios.
Kimberlito em Angola
Província da Lunda Norte:
Rio Chicapa
Mina Camatchia-Camagico,
Lucapa
Mina Camatue (mina Camutue).
Província da Lunda Sul:
Campo de kimberlito Catoca,
Tubo Kat-115.
Lamproite
A lamproita é uma rocha vulcânica ou subvulcânica derivada do manto ultrapotássico. Possui baixo CaO, Al2O3, Na2O, alto K2O / Al2O3, um teor relativamente alto de MgO e enriquecimento extremo em elementos incompatíveis.
Os lamproítos são geograficamente espalhados, mas volumetricamente insignificantes. Ao contrário dos kimberlitos, que são encontrados exclusivamente em crátons arqueanos, os lamproítos são encontrados em terrenos de idades variadas, que vão do arqueano no oeste da Austrália ao paleozóico e mesozóico no sul da Espanha. Eles também variam amplamente em idade, do Proterozóico ao Pleistoceno, o exemplo mais jovem conhecido tendo 56.000 ± 5.000 anos.
A importância econômica da lamproita como fonte de diamantes, tornou-se conhecida com a descoberta dos tubos de lamproita Ellendale E4 e E9 em 1979. Essa descoberta levou ao intenso estudo e reavaliação de outras ocorrências conhecidas de lamproita em todo o mundo; anteriormente, apenas os tubos de kimberlito eram considerados fontes economicamente viáveis de diamantes.
|
A mina de diamantes Argyle, na Austrália Ocidental, continua sendo a única fonte economicamente viável de diamantes lamproíta. Este depósito difere marcadamente por ter um alto teor de diamantes, mas uma baixa qualidade na maioria das pedras. Pesquisas na Argyle Diamond mostraram que a maioria das pedras são do tipo E; elas se originam de rochas geradoras de eclogito e foram formados sob alta temperatura ~1.400°C (2.600°F). A mina de diamantes Argyle é a principal fonte de raros diamantes rosa.
Rochas piroclásticas de lamproita de olivina e diques são às vezes hospedeiras de diamantes. Os diamantes ocorrem como xenocristais que foram carregados para a superfície ou para profundidades rasas pelas intrusões diapíricas lamproíta.
Parque de Diamantes no Arkansas, USA
(tipo: pague e pesque)
Os diamantes do Parque Estadual "Crater of Diamonds" perto de Murfreesboro, Arkansas, são encontrados em um hospedeiro lamproita.
Lamproita do Parque de Diamantes do Arkansas |
Este é o único local do mundo onde você paga para entrar e procurar diamante e se encontrar um, é seu.
Mais de 75 mil diamantes já foram encontrados neste local desde a primeira descoberta, registrada em 1906.
Banco de imagens de Lamproitos e Kimberlitos
Informações sobre o Diamante hexagonal, Lonsdaleíta:
Fontes:
Sem comentários:
Enviar um comentário