O filão principal é um vei principal ou zona de minério de ouro ou prata. O termo também é usado coloquialmente para se referir à origem real ou imaginária de algo valioso ou em grande abundância.
O termo provavelmente veio de uma tradução literal do "veta madre" espanhol, um termo comum na mineração mexicana antiga. Veta madre, por exemplo, é o nome dado a um vei de prata de 11 quilômetros (6,8 mi) descoberto em 1548 em Guanajuato, Nova Espanha (atual México).
Califórnia Mother Lode
Nos Estados Unidos, o chamado Califórnia Mother Lode é o mais famoso nome dado a um longo alinhamento de depósitos de ouro de rocha dura que se estende a noroeste-sudeste na Sierra Nevada da Califórnia. Foi descoberto no início dos anos 1850, durante a corrida do ouro na Califórnia. A Califórnia Mother Lode é uma zona de 1,5 a 6 km (0,93 a 3,73 mi) de largura e 190 km (120 milhas) de comprimento, entre Georgetown, no norte, e Mormon Bar, no sul.
O filão materno coincide com a linha de sutura de um terrane, o Bloco Smartville. A zona contém centenas de minas e prospectos, incluindo algumas das minas históricas mais famosas e conhecidas da era da corrida do ouro. Depósitos de ouro individuais dentro do filão principal são veios de quartzo portadores de ouro de até 15 metros de espessura e alguns milhares de metros de comprimento. O California Mother Lode era um dos principais distritos produtores de ouro mais produtivos dos Estados Unidos. Agora é conhecido como um destino para o turismo e para as suas vinhas.
A corrida do ouro da Califórnia, como aconteceu com a maioria das corridas de ouro, começou com a descoberta de ouro nas areias e cascalhos de leitos de rios, onde o ouro tinha erodido a partir dos depósitos dos veios principais. Os mineiros de "placer" seguiram as areias portadoras de ouro rio acima para descobrir a fonte daquele ouro no leito da rocha. Esta fonte foi chamada de "mãe" do ouro no rio e por isso foi apelidado de "filão".
Fonte:
Sem comentários:
Enviar um comentário