Filão principal de ouro

pepitas de ouro, Califórnia gold nuggets
O filão principal é um vei principal ou zona de minério de ouro ou prata. O termo também é usado coloquialmente para se referir à origem real ou imaginária de algo valioso ou em grande abundância.

O termo provavelmente veio de uma tradução literal do "veta madre" espanhol, um termo comum na mineração mexicana antiga. Veta madre, por exemplo, é o nome dado a um vei de prata de 11 quilômetros (6,8 mi) descoberto em 1548 em Guanajuato, Nova Espanha (atual México).

Califórnia Mother Lode
mapa do filão principal de ouro da Califórnia
Nos Estados Unidos, o chamado Califórnia Mother Lode é o mais famoso nome dado a um longo alinhamento de depósitos de ouro de rocha dura que se estende a noroeste-sudeste na Sierra Nevada da Califórnia. Foi descoberto no início dos anos 1850, durante a corrida do ouro na Califórnia. A Califórnia Mother Lode é uma zona de 1,5 a 6 km (0,93 a 3,73 mi) de largura e 190 km (120 milhas) de comprimento, entre Georgetown, no norte, e Mormon Bar, no sul.

O filão materno coincide com a linha de sutura de um terrane, o Bloco Smartville. A zona contém centenas de minas e prospectos, incluindo algumas das minas históricas mais famosas e conhecidas da era da corrida do ouro. Depósitos de ouro individuais dentro do filão principal são veios de quartzo portadores de ouro de até 15 metros de espessura e alguns milhares de metros de comprimento. O California Mother Lode era um dos principais distritos produtores de ouro mais produtivos dos Estados Unidos. Agora é conhecido como um destino para o turismo e para as suas vinhas.
mapa do filão principal de ouro da Califórnia
A corrida do ouro da Califórnia, como aconteceu com a maioria das corridas de ouro, começou com a descoberta de ouro nas areias e cascalhos de leitos de rios, onde o ouro tinha erodido a partir dos depósitos dos veios principais. Os mineiros de "placer" seguiram as areias portadoras de ouro rio acima para descobrir a fonte daquele ouro no leito da rocha. Esta fonte foi chamada de "mãe" do ouro no rio e por isso foi apelidado de "filão".

Fonte:

Sem comentários :

Enviar um comentário

Segue oficina70.com