Como limpar e polir Cristais de Quartzo

Quando tirados do solo, os cristais de quartzo não têm aquela aparência transparente de cristal que eles têm quando esta numa loja de pedras.
https://www.youtube.com/watch?v=WmQLkrNOyQ8
Cristais recentemente minados ou agrupamentos de cristais costumam estar cheios de sujeira e terra, e a sua superfície provavelmente estará coberta por uma camada de óxido. São necessários alguns passos para um cristal de quartzo ficar polido e bonito como aquele lá da loja de cristais.

Aqui estão as instruções de como polir cristais de quartzo:

Lave a argila ou sujeira
Imagem de wikihow.com
Com uma mangueira de jardim tire a maior parte da terra, mas não tire a sujeira de dentro das pequenas fissuras e reentrâncias. Se você tiver um agrupamento de quartzo, as rachaduras pequenas e a base do agrupamento estarão cheias de sujeira. Usando uma escova de dentes velha e água limpa, escove o cristais. As cerdas da escova devem remover a maior parte da sujeira de difícil acesso. Um bico na mangueira com pressão também pode forçar a sujeira a sair das rachaduras internas pequenas.

Remova a camada de óxido
Como limpar e polir Cristais de Quartzo
Imagem de wikihow.com
A camada de óxido que fica em volta do cristal de quartzo pode ser removida com ácido oxálico e água. O ácido oxálico está disponível em pó em drogarias ou lojas de pedras. A proporção de mistura recomendada é de 450 g de oxálico para 7,5 l. Misture o ácido com água fria em um balde de plástico grande. Mergulhe os cristais no líquido e deixe descansar ao ar livre num local com sol por vários dias.
ATENÇÃO ao ácido, mais informações sobre ele estão abaixo.
Se estiver com pressa e não puder esperar alguns dias, dá para remover a camada de óxido do quartzo mais rápido. Para acelerar o processo, esquente a mistura de água e ácido oxálico. Remova ácido o suficiente para cobrir o cristal e aqueça o ácido a fogo baixo, sem deixar ferver, ou aqueça-o ao ar livre numa panela de aço inoxidável num fogão portátil de butano ou propano. NÃO DEIXE FERVER. Mergulhe os cristais e deixe-os ficar na mistura quente por vários minutos.

Limpe os cristais
Como limpar e polir Cristais de Quartzo
Imagem de wikihow.com
Usando luvas de borracha, remova os cristais do banho de ácido e limpe-os bem com bastante água limpa de uma mangueira, toamando sempre o cuidado para a água com o ácido não saltar para os olhos e partes desprotegidas do corpo.

Repita conforme necessário
Como limpar e polir Cristais de Quartzo
Imagem de wikihow.com
Pode levar vários ciclos desse processo até os cristais ficarem brilhantes e polidos. Pequenos agrupamentos de quartzo costumam precisar que se repita o processo 3 ou 4 vezes antes de ficarem limpos e polidos de verdade.

Jogue o ácido fora
Como limpar e polir Cristais de Quartzo
Imagem de wikihow.com
É muito importante jogar o ácido que ficou no balde fora adequadamente depois de usá-lo. Antes de jogar fora, o ácido deve ser neutralizado com carbonato de cálcio, bicarbonato de sódio ou cinzas frias.

Seque e faça o polimento dos cristais
Como limpar e polir Cristais de Quartzo
Imagem de wikihow.com
Deixe-os secar ao natural ou use um pano macio. Então, combine 2 partes de água para 1 de vinagre. Molhe um pano seco, limpo e macio na mistura de vinagre e faça o polimento dos cristais. Quando a superfície estiver seca, use um pano seco para polir bem o cristal.

Dica:
Use uma mangueira de jardim em vez de uma pia para remover a terra. Se fizer isso na pia, a sujeira vai acumular nos canos e entupi-los.

AVISO:
Sempre use luvas de borracha ao lidar com o ácido oxálico em forma líquida ou em pó. Ele é cáustico e vai causar queimaduras químicas se entrar em contato com sua pele.
Nunca aqueça o ácido oxálico dentro de casa, pois a fumaça pode ser forte e causar irritação sem uma ventilação adequada.

Materiais necessários:
Cristal de quartzo, aglomerado de cristais, geodes de cristais ou drusa de quartzo;
Escova de dentes velha;
Bico para mangueira de jardim;
Água corrente limpa;
Ácido oxálico;
Balde de plástico grande;
Luvas de borracha;
Panos secos e macios;
Vinagre.

Fonte.
https://pt.wikihow.com/Polir-Cristais-de-Quartzo

Onde comprar ácido oxálico:
frasco de vidro antigo de farmácia
Ácido Oxalico em frasco antigo de farmácia 
O ácido oxálico é mais comumente conhecido como Sal Azedo.

Outras aplicações deste ácido:
É usado no meio náutico para limpeza do Gel Coat dos barcos.
Elimina ferrugem em metais, mármores e outras pedras.
Usado também para clarear madeiras, entre várias outras aplicações.

Armazenamento do ácido:
Armazene o ácido em áreas cobertas, secas, fresca, bem ventilada, longe da humidade e do calor.

Riscos à saúde:
Nocivo em caso de ingestão e em contato com a pele. Evitar o contato direto com os olhos e pele. Manter fora do alcance das crianças.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Segue oficina70.com