Como identificar diamantes brutos confundidos com outras pedras

Você acha que você encontrou um diamante?
Toda semana eu recebo um e-mail de alguém que acha que encontrou um diamante.
diamantes borts e carbonados
Imagens de diamantes sem qualidade gemológica, borts.
Talvez você que esteja lendo isso também acha que encontrou um diamante.
Este artigo irá dizer-lhe como identificar diamantes em bruto.

Os diamantes estão contra você, embora você não queira acreditar nisto.

As chances de encontrar um diamante em bruto são extremamente raras.
Não gostaria de ser pessimista e de nem te iludir mas as chances são de que você NÃO encontrou um diamante.

Primeiro algumas perguntas sobre os "diamantes" que você encontrou:
1. Os diamantes suspeitos são maiores do que 8 mm (3/8 de polegada)?
2. O diamante suspeito pesa mais de 2 gramas (10 quilates)?
3. Você encontrou mais de um diamante suspeito?


Se a resposta a qualquer dessas perguntas for SIM, então tenho más notícias, você provavelmente NÃO encontrou um diamante.

Os diamantes acima de 8 mm, com mais de 2 gramas de peso, são extremamente raros. As chances de encontrar um diamante são 1 em 10.000.000.
Sendo assim as chances de encontrar um diamante acima de 8 mm, com mais de 2 gramas de peso são 1 em 1.000.000.000.
Essa é uma chance em um bilhão!

OK, então você acha que bateu todas estas possibilidades e realmente encontrou um diamante bruto.
PARABÉNS você é um sortudo e se o diamante que você encontrou for de boa qualidade você não é só sortudo, mas um pouco mais rico.

Agora, como você faz para confirmar que é um diamante?

A seguir estão mais algumas técnicas para identificar um diamante

Estrutura do cristal:
Olhar para a forma do cristal é uma maneira rápida de diferenciar o diamante da maioria dos outros minerais que parecem diamantes.

Os diamantes são de forma cúbica (isométrica). O mineral mais comum que se parece com um diamante é o quartzo e é de forma hexagonal. Ao olhar para os cristais do topo, com o objetivo do cristal apontado para o seu olho, o quartzo terá seis lados e um diamante terá quatro lados. Se você ver seis lados provavelmente encontrou quartzo.

Fratura:
Quando os diamantes se quebram, eles vão escorvar criando superfícies lisas e planas. O quartzo e o vidro criam superfícies concoidais ao quebrarem.

Se você vê superfícies concoidais curvas (veja a foto acima), então você sabe que sua amostra não é um diamante.
A fratura concoide ou fratura conchoidal é um tipo de quebra própria de materiais frágeis, de composição homogênea e amorfa (isótropa), os quais ao trociscarem-se não seguem planos naturais de separação. Entre estes materiais encontra-se o vidro doméstico, alguns minerais e numerosas rochas naturais duras e criptocristalinas como o quartzito, a obsidiana, etc.

A fratura concoide opõe-se à fratura plana, ou, mais propriamente, à clivagem, que têm certos corpos cristalinos nos quais as moléculas ficam ordenadas numa única direção, por exemplo as gemas ou os materiais semicondutores.

Lista de pedras que se parecem com os diamantes:
http://www.oficina70.com/lista-de-pedras-que-se-parecem-com.html

Teste de dureza:
Você NÃO PODE testar o diamante suspeito simplesmante raspando um vidro.
Muitos minerais arranham vidro. O vidro é 5.5 na Escala de Dureza do Mohs.

Não tente riscar vidro com um diamante suspeito
O único teste de dureza com uma outra pedra que irá identificar um diamante é riscar a sua pedra suspeita em um Corindo que é 9 na Escala de dureza de Mosh. Se você pode arranjar uma pedra de Corindo, então há uma boa chance de você testar a pedra que suspeita ser um diamante.
NENHUM OUTRO TESTE DE DUREZA identificará um diamante a não ser que o leve até um joalheiro certificado para proceder uma análise com equipamentos de alta tecnologia.

Teste de gravidade específica:
O teste de gravidade específica determinará a densidade de um diamante. O diamante real tem uma densidade de 3,5 - 3,53 g / cm3 e você pode fazer um teste caseiro para gravidade específica.

O teste é difícil de executar com precisão em pequenas amostras.
Então, a menos que você tenha acesso a uma escala de laboratório, sugiro que faça o teste de gravidade específico.
Saiba como fazer o teste clicando AQUI

Teste de Absorção Térmica:
Os diamantes absorvem o calor melhor do que qualquer outro mineral e há uma grande variedade de testadores de diamante portáteis no mercado. Pesquise no Google por "Portable Diamond Tester" e você encontrará muitos para venda com diferentes valores consoantes à melhor reputação do produto.
NÃO compre um testador barato - eles são fabricados na China e não são muito precisos. Você deve gastar cerca de US $ 150 para um bom testador.


Esses testadores de diamante são dispositivos manuais com uma sonda de metal que é mantida em contato com o diamante suspeito. Ele gera uma pequena quantidade de calor e mede a velocidade que o calor absorve pelo cristal. Os bons testadores podem diferenciar entre diamantes, moissanite (um simulante de diamante sintético comum) e outros minerais.

Você não precisa comprar um testador de diamante. A maioria das joalheirias respeitável terá um, e o teste é rápido e fácil. Então, tente visitar seu joalheiro local e pergunte se ele pode testar sua pedra suspeito de diamante.

Conclusão:
As chances estão contra você de encontrar um diamante.
Mas se você não está convencido, primeiro olhe para a forma de cristal para ver se é uma forma isométrica, certifique-se de que as superfícies de fratura não são conchoidais, verifique se ele corta um cristal de Corindo. Se passar em todos os testes, experimente um testador de diamante para medir a absorção térmica.

Finalizando...
As chances de encontrar um diamante são iguais a de você ser atingido por um raio no seu aniversário 20 anos seguidos. Mesmo se você encontrar um diamante real, e testar no testador de diamantes que comprou para verificar, mesmo assim ninguém o levará a sério. A ÚNICA maneira de convencer alguém que diamante é real é certificá-lo pelo Gemmological Institute of America (GIA) ou por uma entidade competente e certificada por eles ai no seu país. Provavelmente terá que pagar uma taxa, eles testarão seu "diamante" e darão um certificado, identificando-o como sendo como um diamante, além de que eles lhe devolverão o diamante ileso. Com esse certificado você terá uma prova de sua descoberta, e os compradores estarão seriamente interessados em comprar sua descoberta.


11 comentários:

  1. muito bom o seu site so gostaria que as letras fossem um pouco maior

    ResponderEliminar
  2. Talvez tenha se esquecido, veja como identificar um mineral por gravidade específica.
    com uma balança e água você consegue.


    https://www.oficina70.com/2017/10/como-identificar-um-mineral-por.html

    ResponderEliminar
  3. As chances de encontrar um diamante e a mesma guê ganhar na mega sena, infelizmente e a pura verdade........

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seguindo a sua lógica, há quem saiu para encontrar diamantes e ganhou várias vezes na Mega Sena. Não, e não é o Dep. João Alves não. Há quem estudou onde pode haver mais chances de encontrar diamantes, saiu do conforto do sofá e acabou encontrando não um, mas mais diamantes. Temos leitores aqui do Paraná e do Mato Grosso que "ganharam na mega sena". Fica bem e boa sorte.

      Eliminar
  4. Se vai ir levar um diamante prestar e for realmente ...duvido que te devolvem ..mais provável vc ser lesado...eu Hem

    ResponderEliminar
  5. Duas pedras naturais nunca são iguais, mas em todo o caso, sugiro que faça uma marca com caneta permanente, ou tire fotos da pedra e com lupa verifique os pormenores da pedra. Também sugiro que se for levar para analisar, somente em joalheria de renome e de confiança, pois ainda existem pessoas e profissionais sérios. Fica bem.

    ResponderEliminar
  6. Haha conheço pessoa que os diamantes que acham ela rsrs ...gente esse papo que achar diamantes é igual ganhar na mesa senão rsrs não acredite ...

    ResponderEliminar
  7. VERDADE NA HORA SDE COPMPRAR O DIAMAN TESE TU TIVER NA LOJA FAZ O TESTE DRIVI

    ResponderEliminar