Todas as peças feitas em prata podem ficar escuras, isso significa que alguma coisa do ar ou dos materiais que estão em contato com ela oxidaram (ou "enferrujaram") a prata da superfície, formando um composto preto chamado de sulfeto de prata (Ag2S).
Um modo de limpar a superfície das pratarias enegrecidas é com o uso de abrasivos (líquidos para limpeza da prata que precisam de fricção com um pano), ou então como é feito em um atelier de joalheria, fazendo o polimento com as escovas e massas de polir.
No entanto estes métodos não removem apenas a oxidação ("ferrugem") da superfície, ele remove toda prata oxidada, deixando à mostra a prata que estava na camada inferior. O uso muito freqüente destas limpezas desgasta o material, podendo no futuro perder detalhes e não parecer mais com a peça original.
No entanto existe uma alternativa para a remoção somente da oxidação, mantendo a prata de toda a peça perfeitos.
Podemos fazer isso com água quente, bicarbonato de sódio, sal e papel alumínio.
A grande vantagem é que além de não desgastar a superfície esse método pode ser feito em casa!
Como fazer
Encha uma caneca com um litro de água e adicione 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e meia colher de sopa de sal, aqueça à água até a fervura.
Enquanto isso em uma forma de vidro ou aço, coloque uma folha de papel alumínio por baixo e coloque as peças que precisam ser limpas em cima do alumínio (precisa existir contato entre o alumínio e a prataria), quando a água começar a ferver ela é adicionada ao recipiente até cobrir os objetos, deixa-se de molho até não se notar mais mudança na prataria (algo em torno de 5 minutos).
Ocorrerá uma reação química entre a prata e o alumínio, a prata por ser um metal mais "nobre" passará sua oxidação para o alumínio. Como a oxidação da prata tende a ser pelo enxofre do ar e do suor poderemos notar que o papel alumínio após a limpeza ficará um leve cheiro de ovo podre.
Assim a prataria ficará "limpa" novamente sem a necessidade de remover uma parcela da prata contida nela, este procedimento é especialmente adequado para peças banhadas em prata.
O alumínio é utilizado por que é necessário um material para receber a oxidação da prata.
O bicarbonato serve para poder gerar um líquido com pH básico (alcalino), em que os íons formados podem ficar dissolvidos.
O sal melhora a dissolução do alumínio, ajudando a quebrar a camada de óxidos.
A água precisa estar quente para acelerar a reação, se a reação estiver fria ela irá demorar muito tempo, possivelmente semanas.
Fonte:
Sem comentários:
Enviar um comentário