Deixar de roncar a noite já é possível com estes 6 exercícios
(segundo Pesquisadores do Instituto do Coração (Incor))
Pesquisadores do Instituto do Coração (Incor), ligado à USP, desenvolveram uma técnica de tratamento pioneira que, se praticada diariamente e com orientação de fonoaudiólogo, reduz a frequência e a altura do ronco até ele se tornar quase imperceptível em alguns casos.
A nova técnica é efetiva também no tratamento da apneia do sono de grau leve e moderado, diminuindo o número de engasgos durante a noite.
A incidência do ronco tem aumentado na população porque a condição afeta obesos, idosos e mulheres na pós-menopausa (sim, nessa fase da vida feminina, muitas delas vão se tornar roncadoras).
Há muitos tratamentos para o ronco, incluindo desde cirurgias para desobstrução das vias aéreas superiores, implantes no palato, dispositivos intraorais até orientações para perda de peso e mudança postural. O problema é que é difícil aferir a eficácia desses tratamentos porque ainda não existem técnicas para medir o ronco de forma objetiva.
Exercícios contra o ronco
A técnica do Incor consiste numa série de seis exercícios para fortalecer os músculos envolvidos direta ou indiretamente na produção do ronco e na apneia obstrutiva do sono.
Com duração de oito minutos, os exercícios são realizados três vezes ao dia e, para facilitar ainda mais a adesão do paciente ao tratamento, sempre incorporados às atividades rotineiras (como se alimentar, escovar os dentes ou no percurso para o trabalho, por exemplo).
De forma simplificada, os seis exercícios que compõem o tratamento antirronco do Incor são:
1. Empurrar a língua contra o céu da boca e deslizá-la para trás;
2. Sugar a língua para cima, pressionando-a por completo contra o céu da boca;
3. Forçar a parte posterior da língua contra o "chão" da boca, mantendo a sua ponta em contato com os dentes incisivos inferiores;
4. Elevar a parte de trás do céu da boca e a úvula (conhecida popularmente como "campainha") enquanto diz a vogal "A";
5. Posicionar o dedo na parte interna da bochecha entre os dentes e pressionar a bochecha para fora (cada lado da boca);
6. Durante a alimentação, manter uma mastigação bilateral alternada e deglutição usando a língua no palato.
"Embora seja de fácil execução e não tenha qualquer contraindicação, os exercícios devem ser prescritos, orientados e acompanhados por profissionais especializados. Ao fazer o movimento errado, seja por um milímetro, serão trabalhados músculos que nada têm a ver com a cessação do ronco," explica a fonoaudióloga Vanessa Ieto, criadora da nova técnica.
Fonte:
Sem comentários:
Enviar um comentário