Oficina70: Como saber se um metal é de prata

Como saber se um metal é de prata

Como saber se um metal é prata
oficina da prata
Existem diferentes maneiras de identificar prata real de "falsa", embora alguns métodos sejam mais difíceis com itens pequenos.

A primeira e óbvia maneira é através da inspeção visual
oficina da prata
O metal de prata tem uma cor prateada, e os itens mais antigos desenvolverão um pouco de mancha. Se o metal parecer amarelo ou acastanhado, então não é prata. Também inspecione visualmente se o item tem alguma marca. Prata de lei ou sterling terá a peça marcada, pode ter um número como 925, 900, etc., juntamente com o nome ou símbolo do fabricante.

Outra das maneiras é pelo teste do som
A prata real tem um bom som de toque. Se você tocou itens feitos de cristal antes, você lembrará aquele som "ting" que faz em comparação com um feito de vidro simples. O som que o metal de prata faz não é tão parecido com o de tocar o cristal, mas é semelhante. Não é tão longo ou agudo. Se você tem acesso a uma moeda de prata, porexemplo, você pode fazer uma comparação direta com uma peça de que queira testar.

Teste do gelo
O teste de gelo é útil para testar itens maiores. Se alguém colocar um cubo de gelo no item a ser testado, ele começará a derreter quase que imediatamente. Isto é devido à propriedade da prata de ter a maior condutividade térmica de todos os metais.

Teste do imã
oficina da prata
Uma vez que a prata é essencialmente não magnética com ímãs normais, existem dois testes que podem ser realizados. Usando um forte ímã forte feito de materiais de terras raras (como o Neodímio), o íman não deve ficar com o metal. O segundo teste é para peças maiores com uma superfície plana, como barras de prata. Colocando o item em um ângulo de 45 graus, coloque a peça sobre ele, o íman deve deslizar lentamente (em oposição a uma queda livre). Isso ocorre porque a propriedade altamente condutora da prata faz com que as correntes de Foucault se formem como o ímã desliza, que se tornam pequenos campos magnéticos que atuam como freio.
Nota: Nenhum desses dois testes por si só são conclusivos, no entanto, uma vez que podem ser feitas algumas ligas que tenham uma cor semelhante à prata usando metais não magnéticos.

Teste com fósforo

A prata forma um composto negro quando reage com enxofre (Sulfeto de Prata), por isso fica escura em contato com o ar.
Esfregue uma cabeça de fósforo na peça, e depois acenda o resíduo com outro fósforo. O enxofre presente na mistura deixará uma marca negra na peça. Mas não marcará níquel, aço, cromo ou qualquer outro metal brilhante.

Nota:
Todos os métodos acima ainda não são conclusivos e exigem alguma experiência para usar corretamente.


Teste da densidade
Pese a peça em uma balança com ao menos duas casas decimais, e calcule o volume da peça (para barras: altura x largura x espessura; para moedas: Pi x Raio ao quadrado x Espessura), e em seguida sua densidade ( peso/volume ). A densidade da prata é: 10,49 g/cm3.

Teste com kit de ácido
oficina da prata
Outro método que deve ser usado além de todos acima é usar um kit de teste de prata. Esses kits geralmente consistem em uma pedra de teste preto e um conta gotas com ácido. Os testes podem ser feitos colocando uma pequena gota do ácido sobre o item a ser testado ou esfregando a peça em uma parte limpa da pedra de teste, depois aplicando o ácido na área da pedra onde a peça foi esfregada. O ácido, como o vendido por algumas joalherias reagirá com o metal e resultará em um cinza escuro se a peça contiver 90% ou mais de prata, cor cinza se a porcentagem de prata estiver entre 77% a 90%, e cor verde claro se entre 65% a 70%.

O ácido nos kits é principalmente ácido nítrico, e enfraquece ao longo do tempo.
É importante notar também que este não é um teste recomendado para itens que não devem sofrer nenhum dano. Quando o item é esfregado na pedra, pode deixar uma marca, uma vez que uma pequena quantidade de metal está sendo esfregada. Se o ácido for colocado diretamente sobre a peça que está sendo testada, ele deixará uma marca apagada ou uma corrosão localizada na superfície do item, pelo que é só limpar a área com um pano e sabão neutro.

Como limpar peça ou jóias de prata com folha de papel alumínio
oficina da prata

O escurecimento da prata nada mais é que Ag2S, chamado Sulfeto de prata. Algumas pessoas secretam mais enxofre (S) no suor, e por isso a prata acaba escurecendo mais rapidamente com elas. Este é um processo eletrolítico reversível, ou seja: se você associar algum componente químico de maior potencial elétrico, removerá o enxofre da prata e ficará com sua prata brilhando de novo. E, para isso, podemos usar o alumínio, que você tem em casa.

Como fazer:
– Pegue uma panela de alumínio e um pouco de papel laminado, conhecido também como papel alumínio.
– Lave a peça ou objeto a ser limpo, com água e sabão.
– Envolva o objeto em papel alumínio, de modo que ele fique embrulhado, mas ainda possa ser molhado se mergulhado em água (faça um embrulho frouxo) – isso aumenta a área de contato da prata com o alumínio.
– Coloque um pouco de detergente dentro da panela de alumínio, encha de água e acenda o fogo.
– Coloque o embrulho da sua peça de prata na panela.
– Deixe ferver por meia-hora.
– Retire o embrulho do fogo.
– Lave com sabão e uma escovinha. Se ainda não estiver ao seu gosto, repita o processo.

ATENÇÃO:
Esteja ciente de que devem ser tomadas precauções adequadas com o ácido. Evite o contato com a pele e todos os outros materiais e evite completamente o cheiro dos fumos. Os fumos de ácido nítrico destruirão as membranas mucosas em nossos pulmões, e em casos graves a morte causará asfixia.

Cuidado com as falsificações
Cuidado com as descrições de ‘tipos’ de prata, como “nickel silver”, “Mexican Silver”, “German Silver,” “Indian Silver,” “Montana Silver,” etc, estas peças não contém nada de prata, sendo apenas outros metais ou liga com aparência prateada brilhante. As indicações ‘100 Mills’, ‘layred’ ou ‘clad’ revelam que são barras de algum metal comum apenas banhadas com uma fina camada de Prata.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Segue nossa oficina.