Oficina70: Metais preciosos - A Platina

Metais preciosos - A Platina

Quantos e quais são os metais preciosos com maior valor comercial
São chamados de metais preciosos (ou metais nobres) o ouro, a prata e os metais do grupo da platina. Estes compreendem platina, paládio, ródio, rutênio, irídio e ósmio. O ouro e a prata são os mais importantes e os mais conhecidos. Mas a platina é bem mais valiosa. Na indústria joalheira, usa-se ouro, prata, platina, paládio e ródio, este último geralmente como revestimento de outros metais (banho de ródio). Os metais preciosos são todos raros na crosta terrestre, embora possam estar muito disseminados, como é o caso do ouro. Possuem alta densidade, são maleáveis (podem ser reduzidos a folhas) e dúcteis (podem ser reduzidos a fios).

A Platina mineral
A platina é um mineral do sistema cúbico, geralmente encontrada em grãos irregulares, raramente em octaedros ou cubos. Tem cor cinza-aço, traço cinza brilhante, brilho metálico, sem clivagem. É, às vezes, magnética. Tem dureza 4,0 a 4,5 e densidade 21,40 (altíssima).

Metal
A platina é um metal maleável, dúctil, resistente à corrosão pelo ar, solúvel em água-régia. Absorve hidrogênio como o paládio. Provoca explosão do hidrogênio ou do oxigênio. Seu ponto de fusão é 1.773,5 °C.

Fontes de Obtenção
Pode ser extraída de vários minerais: sperrylita, platini­rídio, polixênio, cooperita e ferroplatina. A platina nativa ocorre na natureza geralmente misturada com ferro, irídio, paládio e níquel. Ocorre em aluviões e em rochas básicas, como dunitos, piroxenitos e gabros.

Usos
É empregada em joalheria (com 35% de paládio e 5% de outros metais), instrumental para laboratório, odontologia, eletricidade, ogivas de mísseis, catalisadores, pirômetros, liga com cobalto, fornos elétricos de alta temperatura, fotografia e em vários outros produtos industriais.
Lista de usos da platina:
Empregado no acabamento de armas de luxo, principalmente para engastes e detalhes em canos raiados;
Fabricação de utensílios cirúrgicos, como pregos, tubos para ensaios e outros;
Em odontologia protética para implantes e fixação de brocas;
Usado nas pontas das velas de ignição dos lança-chamas a explosão e nas pontas dos para-raios;
Utilizado para a produção de luvas que resistem a altas temperaturas;
Implantes em medicina, como o DIU (Dispositivo Intra Uterino);
Fabricação de instrumentos musicais, odontológicos e eletromagnéticos.
Em medicamento no combate contra o câncer, na Quimioterapia;
Utilizado na indústria cerâmica como elemento decorativo em azulejos.

Principais Produtores
A platina é produzida principalmente pela África do Sul, seguindo-se Rússia, Canadá e Estados Unidos.

Preço
A onça-troy de platina valie quase o dobro do preço do ouro.

Curiosidade
Em 1985, foi exposto em Tóquio (Japão) um vestido feito à mão com fios de platina, pesando 12 kg e avaliado em um milhão de dólares.

Fontes:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Segue nossa oficina.