Oficina70: Como identificar minerais comuns, o Quartzo

Como identificar minerais comuns, o Quartzo

Como os minerais são os blocos de construção das rochas, é importante que você aprenda a identificar as variedades mais comuns.
Os minerais podem ser distinguidos usando várias características físicas e/ou químicas, mas, como a química não pode ser determinada prontamente no campo, os geólogos usam as propriedades físicas dos minerais para identificá-los.

Estes incluem características como a forma do cristal, dureza (em relação a uma lâmina de aço ou a unha do dedo), cor, lustre e raia/rastro, (a cor quando um mineral é moído em pó). Geralmente, as características listadas acima só podem ser determinadas se os grãos minerais estiverem visíveis em uma rocha. Assim, a chave de identificação distingue as rochas em que os grãos são visíveis e aqueles nos quais os componentes minerais individuais são muito pequenos para se identificar.


As descrições abaixo usam vários termos ou números para descrever a forma do mineral, a dureza, a aparência após a quebra ou outros atributos.

Oficina70.com traz uma série de artigos que te ajudarão a identificar um mineral em campo, na antureza.

ATENÇÃO:
Quando for sair em busca de minerais, siga as regras de boa conduta e respeito pela natureza e evite multas e apreenção de ferramentas e minerais.

Quartzo
Os minerais cristalinos são geralmente Quartzo
O quartzo é o segundo mineral mais abundante da Terra (aproximadamente 12 % vol.), perdendo apenas para o grupo de feldspatos.
Possui estrutura cristalina trigonal composta por tetraedros de sílica (dióxido de silício, SiO2), onde cada oxigênio fica dividido entre dois tetraedros.

Existem diversas variedades de quartzo, alguns chegando a ser considerados pedras semi-preciosas sendo que a lista de alguns deles esta no fim deste artigo.

O quartzo é um mineral extremamente comum, e sua aparência brilhante e cristalina detecta a atenção de muitos colecionadores. O quartzo tem uma dureza de 7 na escala de Mohs e demonstra qualquer tipo de fratura quando quebrada, nunca a superfície plana de clivagem. Não deixa uma marca notável em porcelana branca. Tem um brilho vítreo ou brilho.

O quartzo leitoso é quartzo branco
A cor branca vem do gás de dióxido de carbono preso dentro da estrutura de quartzo. O quartzo leitoso geralmente é maciço, mas os cristais bem bem formados também são comuns. Nas montanhas de Huachuca, quartzo leitoso ocorre um material de enchimento em fraturas (veias minerais). Todo o quartzo tem uma dureza de 7 na escala de dureza Mohs e pode facilmente arranhar o vidro. O quartzo leitoso é brilhante e translúcido. O quartzo não tem clivagem e quebra com uma fratura que varia de concoidal a irregular.

O quartzo rosa é uma variedade de quartzo maciço e translúcido com uma cor rosa. Não tem clivagem, quebra com uma fratura conchoidal, e tem uma superfície brilhante. Dependendo da qualidade, pode ser usado como uma pedra preciosa ou uma pedra de jardim decorativa.

Ametista é quartzo roxo
Pode ocorrer como cristais de quartzo bem formados em geodes ou cristais deformados em uma veia mineral. Se a qualidade for alta o suficiente, a ametista é usada como uma pedra preciosa. O brilho da ametista geralmente é vítreo (brilhante).

Os minerais duros e vítreos sem cristais podem ser um tipo diferente de quartzo, chamado chert.
Todos os tipos de quartzo são cristalinos, mas algumas variedades, chamadas "criptocristalinas", são feitas de cristais minúsculos não visíveis aos olhos. Se o mineral tiver uma dureza de 7, fraturas e um brilho vítreo, pode ser um tipo de quartz chamado chert. Ele é mais comumente marrom ou cinza.

"Flint" é uma variedade de chert, mas é categorizado de muitas maneiras diferentes. Por exemplo, algumas pessoas podem se referir a qualquer chert preto como pederneira, enquanto outros só podem chamá-lo de pederneira se tiverem certo brilho ou foram encontrados entre certos tipos de rocha.

Variedades do Quartzo
Sendo o mineral mais comum na natureza, existe um número impressionante de designações diferentes. A distinção mais importante entre tipos de quartzo é entre as variedades macrocristalinas (com cristais individuais visíveis a olho nu) e criptocristalinas (agregados de cristais apenas visíveis sob grande ampliação).

Variedades cristalinas:
Cristal de rocha ou quartzo hialino
Citrino
Quartzo fumado ou Enfumaçado
Quartzo morion
Quartzo rosa
Quartzo verde
Ametista ou Quartzo roxo
Quartzo amarelo
Cristal branco
Quartzo azul
Quartzo olho-de-falcão
Olho-de-tigre
Olho-de-gato
Quartzo sagenítico

Variedades criptocristalinas fibrosas (calcedônias):
Calcedônia
Ágata
Carneliana ou cornalina
Sárdio
Crisoprásio ou crisoprase
Heliotropo ou heliotrópio
Ônix
Ágata muscínea ou ágata musgo
Madeira petrificada
Plasma (mineral)

Variedades criptocristalinas granulares:
Sílex
Jaspe
Prásio
Fontes:
Enviar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Segue-nos e partilhe com amigos...