Oficina70: Como recuperar o tântalo de computadores

Como recuperar o tântalo de computadores

O tântalo é um metal cinzento, denso, dúctil, muito duro, resistente a corrosão por ácidos e um bom condutor de calor e eletricidade. Em temperaturas abaixo de 150 °C o tântalo é quase completamente imune ao ataque químico, mesmo pela agressiva água régia. Somente é atacado pelo ácido fluorídrico, ácido que contem o íon fluoreto ou mediante fusão alcalina. O elemento tem um ponto de fusão apenas menor que o do tungstênio e o rênio. O tântalo tem a maior capacitância por volume entre todas as substâncias.

Assemelha-se ao nióbio, podendo ser encontrados nos minerais columbita-tantalita.

O principal uso do tântalo é como óxido, um material dielétrico, para a produção de componentes eletrônicos, principalmente capacitores, que são muito pequenos em relação a sua capacidade. Por causa desta vantagem do tamanho e do peso os principais usos para os capacitores de tântalo incluem telefones, pagers, computadores pessoais, e eletrônicos automotivos.
A sucata de capacitores de tântalo podem se conter um grupo de materiais recuperáveis ​​para além da folha de tântalo usado na sua construção. As capsulas dos condensadores são feitas de uma combinação de materiais plásticos e metais, por vezes, blindados, e o eletrólito pode ser uma grande variedade de materiais sólidos ou líquidos. Alguns condensadores de tântalo usam um eletrólito líquido, o que significa que o usuário nunca deve quebrar ou abri-lo por razões de segurança pois um dos eletrólitos mais comuns contidos nesses capacitores é o ácido sulfúrico.

Muitos dos capacitores eletrolíticos e cerâmicos são de alumínio e
o trabalho envolvido para recuperar o alumínio e a quantidade recuperada não valem o trabalho. O melhor será guardar para revenda como peças usadas.

Então como diferenciar um capacitor de alumínio e de tântalo?

Aqui está uma foto de um tipo de capacitor de tântalo:
Como recuperar o tântalo de computadores

Observe o sinal +. Isso torna mais fácil diferenciá-los dos capacitores cerâmicos, que às vezes são bastante parecidos, mas não têm o sinal + (porque não estão polarizados).

Agora que você já conhece condensadores de tântalo, saiba em que lugares eles são encontrados:
Nos computadores e outros produtos eletrônicos.
Nos computadores eles são encontrados na PCB (placas de circuito impresso).
Desmontar cortando ou removendo a solda da montagem.

Dica para identificar capacitores em uma placa de computador:
Procure um número na PCB, geralmente elas estão ao lado das pequenas peças dos componentes, ela começa com um "C" para o capacitor.

 Capacitores variam em tamanho e forma, aqui estão alguns exemplos dos mais comuns.
Como recuperar o tântalo de computadores
Condensadores de tântalo em diferentes estilos: axial, radial e SMD-chip.
(comparação de tamanho com um fósforo)

Condensadores de cerâmica - estes podem ser confundidos com um dos tipos decapacitores de tântalo, especialmente os azuis, isto porque os capacitores de tântalo mais comuns tem a cor azul.



Muitos modelos de capacitores de tântalo estão protegidos por uma camada de plástico, cerâmica ou epoxi.

Porém, alguns capacitores de tântalo tem a proteção interna em prata.
Aqui estão exemplos destes tipos de capacitores de tântalo que consequentemente são pequenos e muito mais caros, eles são usados ​​principalmente em dispositivos eletrônicos pequenos.

Nota:
Há também um capacitor de Tântalo preto que se parece muito com estes tipos, eles parecem um pouco como um IC (Circuitos Integrados) muito pequeno.

Marcação de polaridade dos condensadores electrolíticos de tântalo

Todos os capacitores de tântalo são componentes polarizados, com terminais positivos ou negativos claramente marcados. Quando submetido a uma polaridade inversa (mesmo que brevemente), o condensador despolariza-se e a camada de óxido dieléctrico quebra, o que pode fazer com que falhe mesmo depois de operado com a polaridade correcta. Se a falha for um curto-circuito (a ocorrência mais comum) e a corrente não se limitar a um valor seguro, pode ocorrer uma fuga térmica catastrófica.

Os condensadores electrolíticos de tântalo com electrólito sólido são marcados no seu terminal positivo com uma barra ou um "+". Condensadores eletrolíticos de tântalo com eletrólito não-sólido (estilo leaded axial) são marcados no terminal negativo com uma barra ou um "-" (menos). A polaridade melhor pode ser identificada no lado em forma da caixa, que tem o terminal positivo. Os diferentes estilos de marcação podem causar confusão perigosa.

Atenção:

Tenha cuidado para descarregá-los, especialmente os grandes, aqueles em formatos de latas, antes de removê-los.
Junte muitos capacitores de tântalo e, em seguida, moer-los para processá-los para a recuperação do tântalo.

Seguem alguns videos para que você aprenda como reconhecer e recuperar condensadores de tântalo:





Nota:
Tântalo e Nióbio podem ser purificados com o Ácido Fluorídrico,
mas ATENÇÃO que este ácido é muito tóxico e corrosivo devendo-se tomar todas as medidas de segurança e proteção individual.
NUNCA usar em recipientes de vidros pois  
  ataca materiais silicáticos (principalmente o vidro). Por isso o HF só deve ser armazenado e manuseado em recipientes de ferro e em plásticos, sendo usado especialmente o polietileno e o teflon.

Enviar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Segue-nos e partilhe com amigos...