Como limpar pratarias em casa

Todas as peças feitas em prata podem ficar escuras, isso significa que alguma coisa do ar ou dos materiais que estão em contato com ela oxidaram (ou "enferrujaram") a prata da superfície, formando um composto preto chamado de sulfeto de prata (Ag2S).


Um modo de limpar a superfície das pratarias enegrecidas é com o uso de abrasivos (líquidos para limpeza da prata que precisam de fricção com um pano), ou então como é feito em um atelier de joalheria, fazendo o polimento com as escovas e massas de polir.

No entanto estes métodos não removem apenas a oxidação ("ferrugem") da superfície, ele remove toda prata oxidada, deixando à mostra a prata que estava na camada inferior. O uso muito freqüente destas limpezas desgasta o material, podendo no futuro perder detalhes e não parecer mais com a peça original.

No entanto existe uma alternativa para a remoção somente da oxidação, mantendo a prata de toda a peça perfeitos.

Podemos fazer isso com água quente, bicarbonato de sódio, sal e papel alumínio.
ophicina70

A grande vantagem é que além de não desgastar a superfície esse método pode ser feito em casa!

 Como fazer
Encha uma caneca com um litro de água e adicione 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e meia colher de sopa de sal, aqueça à água até a fervura.
Enquanto isso em uma forma de vidro ou aço, coloque uma folha de papel alumínio por baixo e coloque as peças que precisam ser limpas em cima do alumínio (precisa existir contato entre o alumínio e a prataria), quando a água começar a ferver ela é adicionada ao recipiente até cobrir os objetos, deixa-se de molho até não se notar mais mudança na prataria (algo em torno de 5 minutos).

Ocorrerá uma reação química entre a prata e o alumínio, a prata por ser um metal mais "nobre" passará sua oxidação para o alumínio. Como a oxidação da prata tende a ser pelo enxofre do ar e do suor poderemos notar que o papel alumínio após a limpeza ficará um leve cheiro de ovo podre.

Assim a prataria ficará "limpa" novamente sem a necessidade de remover uma parcela da prata contida nela, este procedimento é especialmente adequado para peças banhadas em prata.

O alumínio é utilizado por que é necessário um material para receber a oxidação da prata.

O bicarbonato serve para poder gerar um líquido com pH básico (alcalino), em que os íons formados podem ficar dissolvidos.

O sal melhora a dissolução do alumínio, ajudando a quebrar a camada de óxidos.

A água precisa estar quente para acelerar a reação, se a reação estiver fria ela irá demorar muito tempo, possivelmente semanas.

Fonte:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Segue-nos ou partilhe isto...