oficina70.com: A prata nos contatos de relés elétricos

A prata nos contatos de relés elétricos

A prata nos contatos de relés eletrônicos

Um relé, ou, menos frequentemente, relê, é um interruptor eletromecânico. A movimentação física deste interruptor ocorre quando a corrente elétrica percorre as espiras da bobina do relé, criando assim um campo magnético que por sua vez atrai a alavanca responsável pela mudança do estado dos contatos.

O relé é um dispositivo eletromecânico, com inúmeras aplicações possíveis em comutação de contatos elétricos, servindo para ligar ou desligar dispositivos. É normal o relé estar ligado a dois circuitos elétricos. No caso do relé eletromecânico, a comutação é realizada alimentando-se a bobina do mesmo. Quando uma corrente originada no primeiro circuito passa pela bobina, um campo eletromagnético é gerado, acionando o relé e possibilitando o funcionamento do segundo circuito. Sendo assim, uma das aplicações do relé é usar baixas tensões e correntes para o comando no primeiro circuito, protegendo o operador das possíveis altas tensões e correntes que irão circular no segundo circuito (contatos).eletroímã (bobina) constituído por fio de cobre em torno de um núcleo de ferro maciço


Outros metais preciosos usados nos relés:
Não é só a prata que pode ser reciclada de relés mas também o cobre e aço, isto nos relés mais comuns, sendo que são raros os relés onde o contato é banhado a ouro, sim, existem alguns relés usados em algumas aplicações onde os contatos ganham um bom banho de ouro.

Materiais mais usados nas bobines de relé:
bobine de cobre de relés
O material usado na bobine será consoante a aplicação do uso de um relé, sendo que a resistividade do material, vai depender da natureza do material e da temperatura que pode aguentar um relé e sua longevidade.
Praticamente todas as bobines utilizadas nos relés usam fio de cobre, sendo que em raros casos são usados fios de prata, alumínio, ferro, níquel-crômio ou grafite.

Onde estão os relés:

As típicas aplicações dos relés incluem controle e automação industrial, instrumentos de laboratório, equipamentos de teste e medição, sistemas de telecomunicação, interfaces computacionais, aplicações domésticas, ar condicionado e aquecimento, sistemas elétricos para automóveis, controlo de trefego, controlo de iluminação, domótica, controlo sistemas de potência, maquinas industriais, controlo de motores e solenoides, aparelhos domésticos e ferramentas.

Ligas típicas usadas para contatos elétricos
ligas metálicas de contatos
O desgaste elétrico e mecânico contribui para a perda de material de contato. Para aumentar a resistência à corrosão e a vida útil dos contatos elétricos, os fabricantes utilizam ligas de metais preciosas e semi-preciosas.
Consoante o tipo de aplicação/carga, existem materiais que se adequam mais do que outros.
Para diferentes tipos de carga, diferentes tipos de materiais/ligas são usados nos contatos.

Ligas que são usadas ​​na fabricação de contato elétrico:
ligas metálicas que são usadas ​​na fabricação de contato elétrico
Prata;
Prata de grão fino;
Prata-Nickel;
Prata-Ferro;
Prata-Graphite;
Prata-tungstênio;
Óxido de prata-cádmio;
Óxido de prata-estanho.

Quase todos os pontos de contatos elétricos são ligados com outros metais. A prata pode variar entre 20% a 40% em um ponto de contato típico padrão, sendo que em pontos de contato de equipamentos todo de gama de grandes empresas de tecnologia, alguns pontos de contato podem ultrapassar facilmente este teor de prata, estando muitas vezes próximo da prata pura.

 Vantagens e Desvantagens das ligas metálicas nos contatos de relés:
tabela de Vantagens e Desvantagens das ligas metálicas nos contatos de relés
tabela de Vantagens e Desvantagens das ligas metálicas nos contatos de relés

Retirando a prata de contatos elétricos
Para reciclar a prata de sucata, é necessário removê-las primeiro. Procure um objeto circular com forma de botão, brilhante, como o mostrado na figura abaixo.
prata nos contatos de relés eletrônicos
Use uma tocha de gás MAP para aquecer a parte de trás do contato até a solda de prata derreter e soltar o contato de prata em um balde de água.
Ou então corte com um alicate ou tesoura e reserve até obter mais.
contato de prata em relés
E se puder separe-os por ligas.

Saiba como recuperar a prata dos contatos elétricos:
http://www.oficina70.com/2017/12/como-reciclar-prata-dos-contatos.html

Nota: em outro artigo eu vou abordar os relés automotivos.

Fontes:
Enviar um comentário

Segue oficina70.com