Chips da Intel mais valiosos do mundo

Estes são os 5 chips da INTEL mais valiosos do mundo
e os 5 chips da Intel que mudaram o mundo.
most valuable Intel´s chips
5 chips da Intel que mudaram o mundo

Os cinco chips de silício com os quais a Intel mudou nosso mundo: 3101, 1101, 1103, 1702 e 4004
E o mundo nunca mais seria o mesmo.

O nome INTEL, é uma palavra conhecida por todos, o que realmente é estranho, quando se considera que é um fabricante de componentes eletrônicos que entram nos computadores, quero dizer, quantas pessoas podem citar o fabricante das velas de ignição no seu carro?
Na verdade, a combinação da Intel de desenvolvimento de produtos inovadores, força de fabricação e excelente marketing, tornou-o no fabricante de chips mais famoso do mundo.
Todos já ouviram falar da Intel Inside e podem nomear microprocessadores como o Intel Core, o Centrino e o Pentium.
Os temporizadores antigos também podem lembrar os processadores 386 e 486.
    E, no entanto, as inovações mais importantes da Intel precedem muito esses processadores. Eles foram incorporados em cinco chips que todos surgiram durante os primeiros quatro anos da empresa, quando a INTEL era uma start-up no que seria conhecido hoje como Silicon Valley.
Esses chips são todos os "Primeiros" históricos, as primeiras instâncias comerciais de seu tipo, e eles incluem todos os blocos de construção necessários para fazer um computador.

INTEL 3101, Intel first product
INTEL 3101, Intel First Product

Com esses 5 chips inovadores, a Intel habilitou a revolução do Computador Pessoal que mais tarde mudaria nosso mundo além do reconhecimento, e as riquezas não só na Intel, mas também na Apple, Microsoft e inúmeras outras empresas que hoje se tornaram as gigantes da tecnologia.
    Aqueles foram quatro anos mágicos; e estes 5 chips modestos, em grande parte não lembrados são o resultado milagroso deles.

Aqui estão os 5 chips que fizeram a Intel se tornar o que é hoje:

Intel 3101
Abril de 1969
 O primeiro chip de memória de estado sólido.
O primeiro produto da Intel é uma SRAM (Static Random Access Memory) de 64 bits.
A Intel aplicou a recém desenvolvida tecnologia Schottky Bipolar no 3101, o que o tornou duas vezes mais rápido que as implementações anteriores.
CHIPS DA INTEL MAIS VALIOSOS - Intel 3101

Intel 1101
Julho de 1969
O primeiro chip de memória MOS.
Uma SRAM (memória estática de acesso aleatório) de 256 bits.
O 1101 foi desenvolvido em paralelo com o 3101, mas perdeu a disputa para se tornar o primeiro produto da Intel. Foi produzido com tecnologia MOS (Metal Oxide Semiconductor) de porta de silício, o que deu à Intel a vantagem necessária para produzir memórias de alta densidade.CHIPS DA INTEL MAIS VALIOSOS - Intel 1101

Intel 1103
Outubro de 1970
O primeiro chip de memória DRAM.
Uma DRAM (memória dinâmica de acesso aleatório) de 1024 bits.
Este é o chip que tirou a memória magnética do jogo, tornando a Intel líder mundial em memórias por uma década.
CHIPS DA INTEL MAIS VALIOSOS - Intel 1103

Intel 1702
Setembro de 1971
O primeiro chip EPROM.
Uma EPROM (memória somente leitura programável e apagável) de 2048 bits.
Este chip, que pode ser apagado ao se lançar luz UV através de sua janela de quartzo, foi baseado em uma descoberta fortuita feita por Dov Frohman.
CHIPS DA INTEL MAIS VALIOSOS - Intel 1702

Intel 4004
Novembro de 1971
O primeiro microprocessador.
Um microprocessador de 4 bits (unidade central de processamento em um chip).
O 4004 tinha apenas 2.300 transistores e funcionava a uma velocidade de 740 KHz; mas foi um avanço histórico que possibilitou a tecnologia de computação onipresente que temos hoje.
CHIPS DA INTEL MAIS VALIOSOS - Intel 4004


Caso você esteja se perguntando, a memória de acesso aleatório é onde todos os programas e dados são armazenados durante a computação, enquanto a EPROM (desde então substituída pela memória Flash) armazenava firmware como o código do BIOS.
Bipolar e MOS são duas tecnologias usadas para produzir chips, e foi a mudança para MOS, impulsionada pela Intel, que permitiu a integração em larga escala necessária para os processadores e chips de memória da revolução dos PCs.
Juntos, esses cinco chips incorporam todas as principais funções necessárias para construir um computador pessoal.
A propósito, afirmações amplamente utilizadas como "O primeiro chip tal e tal" precisam ser qualificadas.
A década de 1960 viu muita experimentação em laboratório com novas tecnologias de chips, e conhecimento e pessoas se movimentaram na jovem indústria. Portanto, o 3101 não foi a primeira vez que alguém implementou memória em silício; em vez disso, foi a primeira implementação comercial, prática e viável de tal dispositivo de memória.
A força da Intel residia na integração do know-how existente de outras empresas (notadamente a Fairchild, de onde vieram todos os fundadores da Intel), suas próprias inovações em design, avanços na fabricação e pura audácia para lançar no mercado chips mais densos, mais baratos e mais rápidos de forma confiável. Ela ainda faz isso hoje. A única exceção é a EPROM, que foi uma descoberta verdadeiramente nova e inesperada, sem precedentes em outras empresas.

Nenhum desses chips foi vendido em volumes consideráveis.


Por fim, um bônus:

Intel 8008
Agosto de 1972
O primeiro microprocessador de 8 bits.
Um microprocessador de 8 bits (unidade central de processamento em um chip).
Depois que a tecnologia ganhou força, a Intel passou de 4 bits para 8 e, mais tarde, para 16, 32 e, finalmente, para os processadores de 64 bits comumente usados nos computadores pessoais de hoje.

CHIPS DA INTEL MAIS VALIOSOS - Intel 8008
Quando a Intel fez tudo isso, tinha menos de 200 funcionários.


Lista de todos os micro processadores da Intel:

Intel´s History


Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário