Oficina70: Como transformar celular ou tablet em um detector de metais

Como transformar celular ou tablet em um detector de metais

Transforme seu smartphone ou tablet em um sensor de detector de metais


Mas antes...
O que é um sensor de metais?
Um detector de metais é um instrumento eletrônico portátil que detecta a presença de metal próximo. Os detectores de metal são úteis para encontrar inclusões de metal escondidas em objetos como objetos de metal enterrados no subsolo. Eles geralmente consistem em uma unidade de mão com uma sonda de sensor que pode ser varrida pelo chão ou outros objetos. Se o sensor chegar perto de um pedaço de metal isso é indicado por um tom de mudança nos fones de ouvido ou uma agulha movendo-se em um indicador. Normalmente, o dispositivo dá alguma indicação de distância, quanto mais perto estiver do metal, maior será o tom no fone de ouvido ou maior será a agulha.
Outro tipo comum são os detectores de metais "walk through" estacionários usados ​​para triagem de segurança em pontos de acesso em prisões, tribunais e aeroportos para detectar armas de metal escondidas no corpo da pessoa.

Sensores giroscópios, geomagnéticos e acelerômetros no centro de uma moeda de 5 cêntimos de euro.

Se você não tem meios financeiros para comprar um detector de metais ou um detector para iniciantes ou então não tem tempo para fazer um detector de metais caseiro então esta é a melhor opção.
Ele vai te ajudar como inicialização e para uma aprendizagem em campo, porém, vai depender muito do tipo e da qualidade de smartphone que você tem, portanto celulares baratos podem não ter o sensor adequado.

NOTA:

Este aplicativo mede o valor do campo magnético usando o sensor magnético que está incorporado em seu dispositivo. O nível de campo magnético (EMF) na natureza é de cerca de 49μT (micro tesla) ou 490mG (mili gauss); 1μT = 10mG.

Como fazer um detector de metais caseiro

Se houver algum metal na área, a força do campo magnético deve aumentar. Às vezes, esse aplicativo costuma encontrar fios elétricos em paredes (como um localizador de galhardetes) ou tubos de ferro no chão, por exemplo.

O uso é simples: abra este aplicativo em seu dispositivo e mova-o. O nível do campo magnético flutuará constantemente.

A precisão depende inteiramente do sensor que vem de fábrica no seu dispositivo.
E nem todos os telefones possuem estes sensores, portanto é possível que ele não funcione em certos tipos de aparelhos.

Depois de instalado um aplicativo detector de metais, faça um teste com diferentes tipos de metais e diferentes distâncias.

Os aplicativos também podem ser instalados em tablets, desde que tenham os sensores corretos a aplicação vai correr bem.

ATENÇÃO que o sensor magnético é afetado por equipamentos eletrônicos (TVs, PCs, etc.) devido a ondas eletromagnéticas, portanto não os use próximos a eles.

Se este aplicativo não funcionar corretamente, isso pode significar que os sensores do seu telefone estão danificados, com temperatura alta ou  simplemente não existem.

Calibrar os sensores:
Antes de usar a app terá que calibrar seu telefone inicializando os sensores, aponte seu telefone para o céu e mova-o em um padrão do número "8".
É possível que para outros tipos de aplicações a calibração seja diferente.

Smartphones com capa de metal ou com um ímã ou uma capa de couro com um encaixe magnético pode causar resultados indesejados dando indicações não precisas.
Caso não siga as instruções acima indicadas não culpe a aplicação.

Antes de instalar a aplicação, certifique-se se há espaço suficiente na memória do seu telefone.

Links para instalar a aplicação:



Do autor:
Não quer dizer que você vá optar por algum deste acima, esteja à vontade para poder baixar outra aplicação. Meu sistema é Android e usei com satisfação e aprovei isto porque o smartphone que tenho é relativamente bom, porém devido à capacidade de memória tive que apagá-lo para dar prioridade à outros tipos de aplicações.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Segue-nos e partilhe com amigos...