Como é feita a Bola de Ouro

A Bola de Ouro é mesmo de ouro?
Comment est fabriqué Ballon D'or
How Ballon D'or is Made
¿Cómo se hace el Balón de Oro?
como é feita a Bola de Ouro, Ballon d'Or à l'atelier, Ballon d'or
Saiba como é feito o troféu Bola de Ouro

Encomendada e entregue pela primeira vez pela revista francesa “France Football”, a Bola de Ouro é o prêmio mais desejado pelos melhores jogadores de futebol do mundo.

Desde 1956, a Bola de Ouro (Ballon d'Or) é produzida pelo famoso joalheiro “Mellerio dits Meller”, uma joalheria e ourivesaria de origem italiana que se instalou na França em 1613 e que se situa no número 9 da Rue de La Paix perto da Place Vendôme em Paris.
"Mellerio dits Meller" é a joalheria mais antiga do mundo com uma história que remonta a 1515. A família Mellerio emigrou da Itália em 1515 e recebeu proteção real e o direito de comércio sem restrições pela família Medici em 1613 ano em que a empresa nasceu em Paris.

Design
Desde a sua criação em 1956, o desenho do troféu em si permaneceu quase o mesmo até o ano de 2003, quando o seu design evoluíu e sofreu alterações mudando no tamanho e na sua base de sustentação, sendo que esta versão permanece até aos dias de hoje.
Stanley Matthews, o primeiro vencedor do troféu Bola de ouro
Stanley Matthews, o primeiro vencedor do troféu Bola de Ouro em 1956.

Na verdade o novo design também evoluiu sob pressão, entenda.
O troféu original foi gravado com duas pequenas linhas em cada hexágono da bola, mas a Adidas queria processar a France Football por plágio.
Então em 2003, a revista foi, portanto, obrigada a redesenhar o troféu sem essas pequenas linhas.

Por outro lado, o processo de fabricação não mudou.
A base rochosa em Pirita é nestes anos todos a parte única do design que é variável.

Mas como é feito o troféu Bola de Ouro?
Basicamente o design da Bola de Ouro é feito a partir de duas semi esferas de latão preenchidas com Breu (alcatrão, piche) e fixadas sobre uma superfície de pirita, ou seja, a Bola de Ouro não é totalmente de ouro mas construida em latão e posteriormente banhado a ouro, sendo que o seu peso provém quase todo do latão e da drusa (cluster) de Pirita que forma a base do troféu.

Processo de fabricação da Bola de Ouro

A produção do troféu começa meses antes da entrega e são necessárias muitas horas sendo um processo que envolve 7 ofícios.

Toda a construção começa unindo duas semi-esferas que são formadas a partir de placas de latão para dar a forma da bola e que são moldadas por martelamento do lado reverso (em francês, a técnica é chamada de repousser).
como é feita a Bola de Ouro, Ballon d'or
As duas partes são então soldadas por um ourives com um maçarico, onde também é inserido uma haste roscada para ser posteriormente fixada à base do troféu.

Então, a bola é preenchida com um material composto conhecido como Breu (alcatrão, piche).
como é feita a Bola de Ouro, Ballon d'or
Usando um cinzel e um martelo, a superfície lisa do metal é desenhada para formar os 32 gomos das costuras da bola.

Depois de concluido este trabalho, a bola de latão é esvaziada do alcatrão (breu) e é entregue ao ourives para polimento e gravação com o logotipo da Bola de Ouro (Ballon d'Or seguida do nome do atribuidor do prêmio a France Footbal).
como é feita a Bola de Ouro, Ballon d'or
O troféu é então mergulhado em ouro líquido de 18 quilates algumas vezes, depois ela é inspecionada ao pormenor antes de ser fixada em uma base rochosa de pirita.
como é feita a Bola de Ouro, Ballon d'or

Como a Pirita natural tem uma superfície irregular ela também é fixa sob uma camada de latão derretido nivelado e que após é igualmente banhado a ouro 18k.
É nesta base de latão banhado a ouro que esta uma placa para ser gravado o nome e ano do atleta vencedor.

As dimensões do troféu são: 28 a 31 centímetros de altura (variável), a bola tem 22 cm de diâmetro e com um peso aproximado entre os 10 a 12 quilos, dependente do peso da pirita que é natural.

Aqui esta o Bola de Ouro acabado de ser fabricada
e pronta para ser entregue ao vencedor.
como é feita a Bola de Ouro, Ballon d'or

O nome nunca é gravado de antes de se conhecer o vencedor do troféu. Somente depois que o nome é anunciado e a cerimônia de premiação é feita, o nome do vencedor é escrito nele.
Porém, durante alguns anos as placas eram gravadas com todos os três nomes finalistas antes de serem anexadas no último minuto antes da entrega.

Segundo a France Football, a Ballon d´Or tem um valor estimado de 13.000 euros.


Todos os vencedores da Bola de Ouro, 1956 - 2021
Tous les gagnants du Ballon d'Or
All Ballon d'Or Winners


Porque a superfície da Bola de Ouro é uma Pirita?
Passa ano entra ano, a única coisa, (além da gravação do nome do vencedor), que muda no troféu e que é a parte mais visível, é a sua base em PIRITA.
Mas porque a Pirita?
Bola de Ouro na oficina, Ballon d'Or à l'atelier, Ballon d'or
Pirita é conhecida como o ouro dos tolos,
repare que a bola de ouro está acima do ouro dos tolos, então a pirita significa todos os outros jogadores que almejavam ganhá-la (literalmente falando).
"Não há duas rochas idênticas, não há duas esmeraldas, não há dois rubis, há sempre uma diferença, isso é a natureza".

A proveniência da Pirita usada no troféu Bola de Ouro não é conhecida.

Veja todas as etapas do processo de fabricação da Bola de Ouro neste vídeo AQUI


Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário