Identificar o ouro não é tão difícil como muitas pessoas pensam
Garimpar ouro, seja profissionalmente ou por lazer, se trata basicamente de procurar flocos, pepitas ou pó em ouro escavando o solo com a ajuda de água ou escavando partes de alojamento de ouro nos rios.
Veios auríferos podem sofrer erosão de um rio, fazendo com que o pó de ouro caia na água e acumule-se em suas margens.
As pessoas costumam usar bateias, caixa de eclusa (sluice box) ou recipientes planos para coletar os depósitos de um rio em busca de pó de ouro. De acordo com o site Gold Fever Prospecting, entre 95 e 98% do ouro do planeta está na forma de pó, não em pepitas.
Você pode ter lidado com ouro de tolo ou pedras brilhantes que eram douradas na cor e as confundiu com ouro. Tais itens são um pouco diferente em aparência em comparação com o ouro bruto real.
O ouro é aleatório em formato e mede desde pequenos pedaços à grandes e arredondadas pepitas que é mais difundido, sendo assim é mais fácil identificar ouro bruto quando se refere a uma imagem de ouro refinado ou pepitas de ouro, sendo que flocos de ouro ou ouro em pó pouco conseguem identificar.
Entretanto, só porque parece ouro e está no mesmo lugar, não significa que é. Muitas pessoas não fazem ideia do que procurar, e mesmo que encontrem ouro, podem acidentalmente jogá-lo fora.
Existem alguns testes simples para identificar flocos de ouro e pepitas quando os encontrar, já o pó de ouro muito provavelmente um iniciante facilmente o jogará fora por falta de conhecimentos.
Classificação do ouro, pó, pepita e flocos:
O ouro é frequentemente classificado e rotulado de acordo com seu tamanho.
O sistema comumente usado para classificar as diferenças de tamanho do ouro é normalmente realizado com o uso da tela de malha. "Malha" significa o número de aberturas contidas ao longo de uma polegada linear de tela ou tela metálica. Por exemplo, uma tela rotulada “10 mesh” conteria 10 aberturas por polegada linear, ou 100 aberturas por polegada quadrada. "Vinte-malha" teria 20 aberturas por polegada linear, ou 400 aberturas por polegada quadrada, e assim por diante.
“Ouro grosseiro” ou “pepitas” são aceitos como quaisquer peças de ouro que não passem por uma tela de 10 malhas.
Peças de tamanho médio de ouro, flocos e assim por diante, são da faixa de 10-20 mesh.
O "ouro fino" é do tamanho da malha de 20-40.
O "ouro fino" é do tamanho da malha de 20-40.
"Farinha de ouro" ou "pó" inclui todas as peças que são menores que 40 mesh, incluindo as partículas de tamanho microscópico.
Identificação caseira de ouro bruto
Avalie a cor da substância. Ouro bruto possui um amarelo-bronze e é brilhante.
Segure a substância sob a luz. Ouro de verdade possui uma superfície brilhante que reluz quando misturada a luz, mas não cintila nem bruxuleia como o ouro de tolo que reflete a luz e cria um efeito de glitter. Ouro de verdade é de um amarelo brilhante de camada metálica.
Sinta a textura do objeto.
O ouro bruto tem uma camada suave e o ouro de tolo (pirita) é entalhado devido à sua estrutura de cristal. A camada do ouro bruto pode possuir corcovas e elevações, mas ele é claramente metálico em sua textura é não cristalizado.
O ouro bruto tem uma camada suave e o ouro de tolo (pirita) é entalhado devido à sua estrutura de cristal. A camada do ouro bruto pode possuir corcovas e elevações, mas ele é claramente metálico em sua textura é não cristalizado.
Perfure o ouro com um alfinete.
O ouro é extremamente macio e maleável, por isso, se ele rachar ou se estilhaçar, não é ouro de modo algum.
O ouro é extremamente macio e maleável, por isso, se ele rachar ou se estilhaçar, não é ouro de modo algum.
Ouro é um metal macio e maleável que pode ser dobrado facilmente, ao contrário de outros minerais que quebram ao serem martelados. Acerte o ouro firmemente com um martelo para checar se ele fica machucado mas sem quebrar, porém não recomendo isto, pois se for uma pepita ou um floco de ouro ele terá melhor valor devido a estar em estado natural, execute este teste a menos que queira fundir o ouro.
As pepitas de ouro são raras e, consequentemente, mesmo uma pequena pepita em estado bruto vale uma vez e meia a duas vezes o preço do ouro em cotação.
Se tiver uma pepita, tente arrastá-la em um espelho.
O ouro real é mais macio que o vidro espelhado e não deixará nenhuma marca no espelho.
O ouro real é mais macio que o vidro espelhado e não deixará nenhuma marca no espelho.
Teste as pepitas e os flocos de ouro com um ímã.
Se o ouro for atraído pelo ímã, não é verdadeiro, mas provavelmente ouro de tolo, pirita, que contém ferro.
Se o ouro for atraído pelo ímã, não é verdadeiro, mas provavelmente ouro de tolo, pirita, que contém ferro.
Coloque o ouro em ácido nítrico.
Ouro bruto não dissolve ou mancha. Contudo, o ouro de tolo também não é afetado por esse ácido, mas os outros métodos de identificação acima ajudarão a determinar se o objeto é ou não ouro de tolo.
Ouro bruto não dissolve ou mancha. Contudo, o ouro de tolo também não é afetado por esse ácido, mas os outros métodos de identificação acima ajudarão a determinar se o objeto é ou não ouro de tolo.
ATENÇÃO:
Tenha cuidado ao usar ácido nítrico.
É necessário precaução, como usar óculos e luvas de proteção além de estar em local bem ventilado.
Nota:
Pepita e flocos de ouro podem ser detectadas com um detector de metais razoável, mas o ouro em pó não, a menos que este esteja acumulado.
Três das maiores pepitas de ouro do mundo foram encontradas no Brasil, em Serra Pelada (Pará), e estão expostas, em estado natural, no Museu de Valores do Banco Central do Brasil, em Brasília.
Fontes:
Parabéns pelo seu blog.
ResponderEliminarGostei da informação.parabens
ResponderEliminarMuito bacana seu conteúdo. Parabéns amigo!
ResponderEliminarMuito bem explicado valeu mesmo
ResponderEliminarParabéns excelente explicação
ResponderEliminartira uma dúvida por favor, se eu achar uma pepita de ouro ou qualquer pedra preciosa como eu faço pra vender? eu tenho que ir onde? no banco?
ResponderEliminarOuro pode vender para empresas de compra e venda de ouro, há em todo lugar, sobretudo em áreas de garimpo. Porém o preço não será o mesmo que o da cotação atual, vão te pagar um preço um pouco mais baixo, isto porque um profissional que compra ouro vai ter que refinar este ouro uma vez que o teor do ouro encontrado pode estar mais baixo ou com resíduos de algum outro mineral. Quanto às pedras, se for conhecedor de quais pedras tem mais valor comercial e encontrou uma preciosa, também poderá vender, mas seria preciso mandar avaliar, pois nem toda pedra preciosa é boa para lapidar, por exemplo. Mesmo o diamante, nem todos são bons o suficiente para lapidar, então podem ser muito baratos. Só um avaliador poderá dizer o valor, uma vez que não há uma tabela de preços para pedras preciosas, o que há é a lei da procura, e quanto mais rara for a pedra, maior o valor comercial. Uma ajuda é fazer uma avaliação no penhor da Caixa ou BB.
Eliminarobrigado. fui notificado hoje dessa sua resposta. vou procurar saber sobre penhor da caixa e bb não sabia desse serviço.
EliminarConteúdo formidavelmente explicativo.Parabéns!!!
ResponderEliminarParabéns pelo esclarecimento. Fiquei ainda mais curioso. Estou pensando em comprar um detector de metais.
ResponderEliminarÓtima explicação, tenho um material que mim confundi muito, como devo fazer pra mandar pra uma possível análise é pra onde exatamente eu mando?
ResponderEliminarNo artigo esta explicado como é o ouro bruto. Ouro nativo é facilmente reconhecido, o que pode não ser são os minerais que contém ouro, ai sim é preciso fazer análises para ver o teor de ouro contido para ver se é viável a exploração. No caso de ouro nativo bruto este é reconhecível facilmente. Há testes caseiro na nossa página que se encontra no cabeçalho deste site, clica em: "Ouro na Natureza", ou pesquise no Google por "ouro na natureza, oficina70". Também pode nos enviar fotos no nosso grupo no Facebook como mensagem privada, Grupo de Oficina70. Fica bem e Boa sorte
EliminarTenho um pátio com muita terra vermelha a 1m de profundidade em média. Encontrei partículas b pequenas com coloração dourada, muita quantidade em pó. Fiz o teste com um ímã bem forte e elas não são atraídas pelo ímã diferente das partículas pretas que acabam grudadas no ímã. Pode ser que em meu quintal tenha ouro em pó? Pelo brilho é igual ao do ouro, as maiores partículas dão como se fosse uma folha de tão fina e super maleável.
ResponderEliminarPela descrição que fez aqui tudo leva a crer que se trata de ouro. No entanto se puder envie fotos para nosso email na página de contatos ou para o nosso grupo no Facebook, Grupo de Oficina70
EliminarFica bem e boa sorte
Quero começar compra ouro, mais não tenho conhecimentos, tenho medo de ser enganado, como posso está aprendendo mais, sobre indentificar se é ouro ou não.
ResponderEliminarcontéudo explícito
ResponderEliminarSou angolano gostei muito do vosso conteúdo, bem informativo... Parabéns
ResponderEliminar