Auralita 23, a pedra do início de tudo

Auralite-23, o cristal onde tudo começou
Auralite 23™, Auralita 23 ou Redcap Amethyst como é chamada no Canadá.
Conhecida sob estes três nomes, ou ainda como Ametista canadense, ela é uma Ametista com topo vermelho e várias inclusões, e é encontrada somente no Canadá.
Auralita-23, o cristal onde tudo começou
Imagem de Doug Schwarzenberger via Pinterest

No Brasil existe uma pedra chamada de Auralita brasileira,
mas não confunda com a verdadeira Auralite 23™.
(veja mais informações abaixo)


Nomenclatura não oficial:
AURALITA não é um mineral aprovado pelo IMA.
Auralita foi nomeado assim pelo seu descobridor o qual exerce direitos sob o nome e comércio em geral.
Auralita é um mineral explorado no mercado por Cristaloterapeutas na gemoterapia.

Auralite 23 é um mineral que vem apenas de Thunder Bay, Ontário - Canadá, sendo as auralitas canadenses as mais completas nas 23 inclusões, pois a maioria das outras auralitas coletadas fora de lá tem até 7 inclusões e só algumas raras auralitas tem entre 8 a 23 minerais de inclusão.
Não confundir com a Ametista Super Seven (Super 7) que é outro tipo de ametista.

As 23 inclusões na Auralite-23
A verdadeira Auralite 23 só é encontrada no Canadá, só de lá saem pedras com as 23 inclusões, no entanto, alguns dos minerais estão em maior volumetria perante outros.
Auralita-23, o cristal onde tudo começou
Para entender melhor, aqui estão os 23 minerais na matriz de uma verdadeira Auralita:
Titanita, Cacoxenita, Lepidocrosita, Ajoita, Hematita, Magnetita, Pirita, Goetita, Pirolusita, Ouro, Prata, Platina, Níquel, Cobre, Ferro, Limonita, Esfalerita, Covelita, Calcopirita, Gialita , Epídoto, Bornita e Rutilo.

Identificação por Difração de Raio-X
A difração de raios-X foi usada para identificar os 23 minerais, embora grande parte do cristal inclua ametista, citrino e um raro tipo de quartzo verde.
Auralite 23™ é formado com gravura intrincada e bandas fantasmas chevron sendo muito parecida com a Ametista Super Seven, mas a cor é ligeiramente diferente, e existem camadas definidas que estão em branco (chevron), que são visíveis. Também tem, em alguns casos, muito vermelho, na parte superior do próprio cristal que advém dos minerais ferrosos inclusos no cristal.

Os 35 elementos da Auralite 23
O cristal Auralite 23™ carrega 35 elementos e, em cada cristal, há pelo menos 17 deles combinados.
Os elementos identificados por ensaios de Difração de Raios-X incluem os 35 a seguir, presentes em várias amostras:
Prata (Ag), Ouro (Au), Alumínio (Al), Bário (Ba), Berílio (Be), Bismuto (Bi), Cálcio (Ca), Cádmio (Cd), Cobalto (Co), Cromo (Cr), Cobre (Cu), Ferro (Fe), Mercúrio (Hg), Potássio (K), Lantânio (La), Magnésio (Mg), Manganês (Mn), Molibdênio (Mo), Sódio (Na), Nitrogênio (N) , Fósforo (P), Chumbo (Pb), Paládio (Pd), Enxofre (S), Antimônio (Sb), Escândio (Sc), Estrôncio (Sr), Tório (Th), Titânio (Ti), Tálio (Tl) , Urânio (U), Vanádio (V), Tungstênio (W), Zinco (Zn) e Zircônio (Zr).

 Porque Auralita-23 é considerada a pedra do início de tudo?
Auralita-23, o cristal onde tudo começou
Os cientistas teorizam que a Auralita 23 surgiu quando a Terra foi atingida por meteoritos, que atingiram depósitos de ametista, resultando na composição única do mineral.
Até o momento, nenhum outro depósito foi descoberto em nenhum outro lugar do mundo. Surpreendente, a Auralita 23 só foi descoberta em 2007, já que existem há mais de bilhão de anos.
Auralita-23, o cristal onde tudo começou
Sim, os cristais de Auralite 23™ têm entre 1,2 bilhão a 2 bilhões de anos, tendo sido formados durante a era mesoproterozóica, na época em que as criaturas multicelulares surgiram e começaram a florescer. Depois, como acima mencionado é que cientista teriam sugerido que impactos meteóricos durante este tempo trouxeram minérios metálicos raros para a superfície, onde eles eventualmente se dissolveram e foram incorporados à estrutura do crescente cristal de ametista agora chamado de Auralita.

Onde compar Auralite 23 verdadeira?
Se você comprou uma pedra onde diziam ser Auralita 23, então, muito provavelmente você foi enganado, isto porque estas pedras são muito raras e caras. Um bom exemplar de Auralita 23 genuína pode custar milhares de dólares.
Mine Auralite 23™
Imagem de Mine Auralite 23™

Há muitas pessoas que tentam tirar proveito dos entusiastas ou pequenos colecionadores de pedras preciosas, e quando se trata de cristal Auralite 23 não há exceção. O fato de a pedra preciosa ser extremamente rara a torna bastante valiosa, o que pode incentivar os vigaristas a tentar vender falsificações. Muitas dessas pedras falsificadas são, na verdade, minerais de qualidade inferior, como quartzo comum ou ametista, que foram aquecidos para melhorar sua cor. Uma variedade comum especialmente na América do Sul é a Ametista com uma camada de Hematita.
A verdadeira Auralita 23 pode conter Hematita, mas as Ametistas hematita não são Auralita 23.

O único site que vende Auralite 23 direto da mina é o da própria mina, a:
Mina Auralite 23™
Além da Auralita 23, outros minerais também são extraídos manualmente desta mina.


Imitações e/ou falsificações:
Auralita brasileira
Auralita Brasileira (Ametrino Vermelho)
Auralita Brasileira (Ametrino Vermelho)

No Brasil existe uma pedra chamada de Auralita brasileira, (não confundir com Auralite 23), onde ela é considerada um cristal raro (mas não tão raro comparável a Auralite 23) assim como o cristal Super 7.
Na mina de onde se extraem este tipo de ametista no Brasil, elas são chamadas de “Auralita brasileira”, sendo também conhecida como Ametrino Vermelho.
Aliás, ela também pode ser encontrada em Marrocos.

Já o Auratrine ou Ametrino de capa vermelha é uma pedra descrita como um achado recente (2019) e para já nomeado de Red-Capped Ametrine (Ametrino de capa vermelha) sendo muito parecido com a auralita brasileira apenas se sobresaindo nos tons do roxo da ametista e também o amarelo do citrino, no entanto, não vou entrar neste assunto deixando-o à posteriori.
Sob iluminação, no ametrino de capa vermelha, visivelmente há hematitie, citrino, ametista, quartzo fumê e goethita. Os outros minerais minúsculos ainda precisam ser estudados e examinados.


"Muito confuso isto tudo não é?
Então, a partir de hoje só não confunda a verdadeira Auralite 23™ com as outras que gostariam de ser uma delas."


Auralita 23 é um dos vários tipos de Ametista, veja a seguir:


Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário