Páginas

Como reciclar a prata dos contatos elétricos

Como recuperar a prata dos contatos elétricos

Recicle a prata e outros metais preciosos dos contatos elétricos.
Na maioria dos itens elétricos, pequenas quantidades de metais preciosos, como prata e ouro, são usados ​​como contatos elétricos. Os metais preciosos conduzem sinais digitais melhor do que os metais comuns. Em vez de jogar itens quebrados ou obsoletos com contatos elétricos, recicle a prata que eles contêm. O ácido clorídrico diluído dissolve a maioria dos materiais e deixam metais preciosos, como a prata, não serem disolvidos. O ácido clorídrico é comumente usado para reciclar metais preciosos de sucata eletrônica.

Como fazer:
Despeje 2 xícaras de ácido clorídrico a 12 por cento em um copo de vidro.
Insira o contato elétrico na solução de ácido clorídrico. Deixe que o ácido clorídrico dissolva os componentes.
Aguarde a reação entre os componentes no ácido clorídrico parar. O tempo de espera é de aproximadamente entre 12 horas a 7 dias pois vai depender muito da porcentagem de ácido que usou, da quantidade de material no frasco de vidro e dos metais contidos com os pontos de contato na prata.

A solução para de borbulhar quando somente a prata permanecer.
Reação de borbulhamento dos metais base ao ácido.

Encha um recipiente de vidro com 3 ou 4 litros com 4 xícaras de vinagre.
O vinagre é uma base que neutraliza o ácido.

Remova a prata com pinças de metal ou aquelas de cerâmica e insira a prata e as pinças num recipiente para neutralizar o ácido clorídrico por 10 minutos.

Remova a prata com as pinças e enxágue a prata e as pinças com água da torneira.

Recupere a prata fundindo-a ou vendendo para um comprador local de metais preciosos, como um joalheiro.

Materiais necessários:
2 xícaras de ácido clorídrico a 12 por cento;
Copo ou recipiente de vidro;
Recipiente de vidro de 3 litros;
4 xícaras de vinagre;
Pinças de metal;
e sucata com botões de prata.

(disjuntores residenciais)
(tipos de botões de contatos de prata dos disjuntores)
(exemplo de botão de prata de disjuntores)
(barra de disjuntor industrial com liga de prata e cobre)
(contato de prata nos chuveiros elétricos)
(contatos de prata em equipamentos de alta qualidade)

ATENÇÃO:
O ácido clorídrico é extremamente corrosivo. Se derramar ou entrar em contato com sua pele, enxague a área com vinagre e água.
(siga sempre as recomendações de segurança dos rôtulos das embalagens)

Quando o ácido clorídrico reage com outros materiais, provoca um vapor venenoso. Trabalhe em uma área bem ventilada e use luvas de proteção, óculos, máscara e roupas grossas.

O ácido clorídrico pode ser encontrado em casas de materiais de construção, limpeza de pedras, ou em supermercados.

Saiba mais como extrair e recuperar a prata de disjuntores:

Não sabe onde está a prata nas sucatas eletrônica e elétrica?
clica no link a seguir e saiba onde há prata:
https://www.oficina70.com/onde-encontrar-prata-em-sucatas.html

Fonte:
Fotos de:

8 comentários:

  1. Aonde eu consigo comprar esse acido?

    ResponderEliminar
  2. Boa noite,tenho contatos antigos as partes do contato chegam a pesar 10 gramas o metal se parece com prata, não sei se e e tb não sei qual a liga, gostaria de saber qual e o metal, você sabe como eu posso fazer isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compre um kit de teste para prata. Os kits podem ser encontrados na internet, em sites como o Mercado Livre ou as Americanas.com, ou em lojas de produtos para joalheria. Os testes a base de ácido são ótimos para testar prata pura, mas caso suspeite que a sua sucata seja apenas folheado a prata, você vai precisar de uma lixa ou algo pontiagudo para descascar a prata e revelar a camada inferior, ai você também pode observar em uma lupa, se tiver liga de outro metal como cobre você vai poder observar. Também se você retirar a "prata" poderá efetuar um teste de densidade, se for prata pura a densidade pode varia de 10,490 uma casa decimal para cima ou para baixo. No caso do ácido, quando fizer um risco com um objeto pontiagudo, você deverá colocar uma gota de ácido no risco e ver a reação da cor. Pode fazer teste com água sanitária (Q-Boa), pigue uma gota no que pensa ser prata, se ficar imediatamente preto é prata pura. Caso demore a ficar preto ou ganhe outra cor, pode haver liga. Fica bem e boa sorte.

      Eliminar
  3. Ok gostei. Do artigo. Vou. Tentar. Tenho. 15. Reles.

    ResponderEliminar
  4. Amigo, apenas uma correção..." O Vinagre, é um ácido - Ácido Acético ou Etanóico " - Ele não age como uma base, mas sim ele enfraquece a ação de um ácido mais forte...ok.

    ResponderEliminar
  5. ISSO ESTÁ ERRADO. O CORRETO É REMOVER OS CONTATOS DE PRATA, DAS BASES DE COBRE. E ATACAR COM ACIDO NÍTRICO DE 42 OU 39 GRAUS; DEPOIS DE TOTALMENTE DISSOLVIDO, NO ÁCIDO. PRECIPITAR COM SAL DE COZINHA. ESSE PRECIPITADO BRANCO, TIPO UMA COALHADA, QUE DE TORNA VIOLETA, PELA LUZ SOLAR. AINDA UMIDO ADICIONA-SE UM PEDAÇO DE BOM BRIL(FERRO METÃLICO). O BOM BRIL METALISA A PRATA. ESSE PROCESSO É CORRETO. O PROCESSO DA MATÉRIA ESTÁ ERRADO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela sua opinião Sr. Anónimo mas para já eu não tenho como testar como descreveu, no entanto deixo aqui apontado para no caso de alguém mais o fazer poder compartilhar conosco. Fica bem e SUCESSO

      Eliminar