Páginas

Lista de bancos de dados de minerais

Lista de Bancos de Dados de Minerais
Minerals Databases List

Diretório de bancos de dados on-line relacionados à mineralogia e cristalografia para caçadores de rochas, entusiastas e colecionadores.

(a maioria dos sites estão em língua inglesa, pelo que recomendamos um tradutor automático como o do GoogleChrome que traduz automaticamente)


Este site tem uma interface para um banco de dados de estruturas cristalinas que inclui todas as estruturas publicadas no American Mineralogist e no The Canadian Mineralogist, European Journal of Mineralogy and Physics and Chemistry of Minerals, bem como conjuntos de dados selecionados de outros periódicos.

Lista alfabética e sistemática de minerais de acordo com a classificação de Strunz, com fórmulas químicas. Pode-se também pesquisar no banco de dados nomes de minerais (incluindo variedades) e fórmula mineral para elementos. (Pierre Perroud, Genève, Suíça)

Este banco de dados de minerais contém mais de 1000 descrições de espécies minerais individuais (em russo) com imagens de espécimes minerais

Esse arquivo permite saber em qual instituição o tipo de mineral foi depositado. Ele também fornece o número da amostra. Minerais AK e LZ

Catálogo alfabético de espécimes-tipo alojados nos Museus Minerais da Alemanha.

Pesquise neste banco de dados com informações cristalográficas como parâmetros celulares, posições atômicas, etc.

O banco de dados GeoRef, criado pelo Instituto Geológico Americano em 1966, fornece acesso à literatura geocientífica do mundo. O banco de dados contém mais de 2,6 milhões de referências a artigos de periódicos de geociências, livros, mapas, documentos de conferências, relatórios e teses.

Aqui estão arquivos PDF de cada página do manual, distribuídos gratuitamente ao público no site da MSA.
Pesquisar pela primeira letra do nome do mineral.

Novos minerais aprovados recentemente pelo IMA-CNMNC. As informações são fornecidas pelo IMA-CNMNC para fins comparativos e como um serviço aos mineralogistas que trabalham com novas espécies.
Já no link a seguir você vai ver a lista oficial de nomes de minerais do IMA-CNMNC
esta lista contém nomes e dados para minerais que foram aprovados, desacreditados, redefinidos e renomeados e é a nova lista principal revisada de todos os minerais IMA aprovados e adquiridos pelo IMA (ou seja, herdados de antes de 1960) Banco de Dados de Propriedades Minerais
criado e mantido pelo Projeto RRUFF em parceria com o IMA.

Lista de minerais reconhecidos pelo IMA -International Mineralogical Association

Lista de dados de todos os Zeólitos naturais, pelo IZA (a Comissão de Zeólitos Naturais).

banco de dados de informações de minerais fluorescentes com mais de 1000 imagens e mais de 400 espectros.

É um banco de dados de estrutura cristalina para minerais e seus análogos estruturais.

MINDAT
Este site é uma referência mineralógica online e recurso de localidade para colecionadores e estudantes de mineralogia em todo o mundo. Este é um dos sites que eu, OFICINA70, mais recomenda e utiliza nas suas pesquisas de localidade.

MINER é um produto desenvolvido na Suíça por Jacques Lapaire. É um arquivo mineralógico muito completo que permite obter não só o filete de um mineral, mas também efetua pesquisas variadas sobre os físicos, químicos e cristalográficos proprietários de minerais.
O arquivo está apresentado em língua francesa mas quem utiliza o GoogleChrome a tradução pode ser automática dependendo da sua versão.

Mais de 7.000 fotos de minerais e localidades. Todos os usuários registrados podem fazer upload de suas próprias fotos.

é um banco de dados de minerais (que inclui imagens) catalogados por nome, classe, agrupamentos interessantes e incluindo uma pesquisa de texto completo.

É uma ajuda on-line para a identificação de 300 dos minerais mais comuns.
Insira a dureza, raia, hábito ou outra característica e obtenha descrições e fotos dos minerais que correspondem aos seus dados de pesquisa.

É a plataforma para pessoas interessadas em mineralogia, geologia, paleontologia e mineração desde 2001. Mineralienatlas opera o maior banco de dados de minerais, fósseis, rochas e suas localidades. Informações abrangentes em alemão e inglês.

A coleção de espécimes minerais compreende mais de 15.000 amostras, representando cerca de 1.000 espécies minerais diferentes. A maioria das amostras é derivada da África Central, particularmente da República Democrática do Congo e Ruanda.

Este é um banco de dados de fotos com propriedades de identificação de minerais.

Aqui você pesquisa minerais por nome e vai obter informações de diferentes bancos de dados.

Fornece informações sobre cores em minerais e acesso a dados sobre Espectros de Absorção de Minerais nas regiões visível e infravermelha do espectro e espectros Raman de minerais.

O site do Projeto RRUFF contendo um banco de dados integrado de espectros Raman, difração de raios X e dados químicos para minerais.

Bancos de dados de espectroscopia Raman listados pelo Infrared and Raman Users Group (IRUG).

Banco de dados de software para cristalografia.

Um ponto focal baseado na web e recurso para visualizações 3-D de moléculas e minerais projetados para uso instrucional. Pelo Projeto Minerais e Moléculas, uma colaboração de Químicos do Solo, Mineralogistas do Solo e Pedagogos trabalhando juntos para fornecer recursos instrucionais aprimorados para a ciência do solo e educação em geociências.
O nome do mineral deverá ser colocado em Inglês.

Contendo mais de 5.000 páginas de dados minerais. Descrições de espécies minerais ligadas a tabelas minerais por cristalografia, composição química, propriedades físicas e ópticas, classificação Dana, classificação Strunz, origens de nomes minerais, informações de localidade mineral e listagem alfabética de todas as espécies minerais válidas conhecidas. (David A. Barthelmy)
Também é um dos bancos de minerais mais consultados pela OFICINA70.

A nova segunda edição, (julho de 2022), inclui reescrita significativa e substituições de fotos e adição de uma grande enciclopédia mineral (Capítulo 14) com muitas fotografias, vale a pena ver.

Este banco de dados contém minerais e minérios de elementos específicos; minerais individuais e destacados; um número limitado de rochas; e alguns materiais industriais importantes para referência.

Um banco de dados de ocorrências minerais, minas e propriedades minerais nos Estados Unidos.

O MINABS Online fornece uma ferramenta de pesquisa exclusiva para pesquisadores que trabalham nas áreas de mineralogia, cristalografia, geoquímica, petrologia, mineralogia ambiental e tópicos relacionados. A base de dados contém mais de 120.000 resumos de artigos publicados entre 1982 e 2008 – originou-se da revista Mineralogical Abstracts, uma publicação da Mineralogical Society of Great Britain & Ireland.

Um banco de dados dos minerais na extensa coleção do Smithsonian.
A coleção de minerais e pedras preciosas do Smithsonian no Museu Nacional de História Natural consiste em aproximadamente 350.000 espécimes minerais e 10.000 pedras preciosas, tornando-se uma das maiores do gênero no mundo. Juntamente com os espécimes destacados aqui, o mundialmente famoso Hope Diamond, uma notável coleção de meteoritos e centenas de outros itens espetaculares da coleção podem ser vistos na Smithsonian GeoGallery.

NOTA:
Observe que esta não é uma lista exaustiva e pode haver outros bancos de dados disponíveis para áreas específicas de pesquisa mineralógica.
O que fize aqui foi dar apenas algumas sugestões e indicações para seus trabalhos e pesquisas.


Alguns site de informações gerais de minerais ou pedras preciosas que você também deverá visitar:

WIKIPEDIA (lista de minerais)
GIA (diamantes)


Brasil:

Portugal:



Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário