Como limpar pepitas de ouro

Limpar pepitas de ouro
Geralmente quem encontra uma pepita de ouro, que não seja de aluvião, encontra ela suja de terra ou de óxidos e aí surge algumas dúvidas se aquilo é mesmo uma pepita daquelas todas bonitinhas e amarelas que se vê na internet pois ao contrário do que muitos YouTubers proliferão nos seus vídeos nem sempre o ouro nativo acabado de encontrar é aquela pepita amarela que salta logo às vistas, ouro nativo é encontrado sujo, salvo algumas pepitas de aluvião, como já mencionado.

Então, como limpar uma pepita de ouro?
Limpar pepitas de ouro
Esta dúvida é comum para muitos dos iniciantes ou quem não esta familiarizado com ouro nativo, e aqui vamos orientar sobre algumas das melhores maneiras de limpar seu ouro nativo detectado ou de aluvião.
Na maioria das vezes, as pepitas de ouro que saem do chão não são brilhantes e limpas, mas têm uma variedade de “crud” que as cobre. Isso é especialmente comum em ambientes áridos ou áreas onde o ouro não foi exposto à água em movimento como as maiorias pepitas encontradas na Austrália.

Métodos populares de limpeza de ouro
Limpar pepitas de ouro
Limpar pepitas de ouro não é tão difícil, e dependendo do tipo e da quantidade de material anexado ao ouro deve fazer diferença no método de limpeza que você usa. Algumas pepitas têm apenas uma leve camada de sujeira que é facilmente limpa com uma leve esfregada de escova de cerdas macias, enquanto outras podem exigir uma imersão em algum tipo de produto químico para quebrar a sujeira que está presa a elas.

Comece a limpar suas pepitas de ouro simplesmente esfregando-as com um pouco de água e sabão e uma escova de cerdas macias. A grande maioria das pepitas será limpa muito bem usando esse método, e é o mais simples possível. Você também pode mergulhar o ouro em uma solução suave de vinagre por algumas horas antes de esfregar, o que ajudará a quebrar alguns dos depósitos mais difíceis que estão presos nos recantos e sulcos das pepitas.

Outro método de limpeza simples é usar um frasco de sal e vinagre branco.
Em um recipiente pequeno, adicione bastante sal e adicione vinagre, apenas o suficiente para cobrir completamente o ouro no frasco. Certifique-se de adicionar bastante sal para que haja um bom acúmulo de sal não dissolvido no fundo do frasco. O vinagre ajuda a separar a sujeira presa na pepita, e a natureza abrasiva do sal esfrega e separa os depósitos também. Basta agitar a garrafa por alguns minutos e você notará que o vinagre ficará com uma cor manchada, indicando que sujeira e óxidos estão sendo liberadas da pepita.

Dependendo da sujeira da sua pepita de ouro, você pode fazer essa etapa uma vez ou várias vezes, deixando-a de molho na solução por várias semanas. Agite a solução a cada poucos dias.

Se você é um garimpeiro sério e encontra pepitas de ouro regularmente, um ótimo investimento a fazer é um Limpador Ultrassônico simples, do tipo que é usado para limpar joias de ouro. Eles fazem um excelente trabalho quebrando os depósitos de sujeira presos às pepitas.

Pepitas de ouro encontrado com detectores de metais
Os garimpeiros que usam detectores de metal geralmente recuperam pepitas de ouro que estão muito sujas e precisam ser limpas de alguma forma para melhorar sua aparência. Isso é especialmente importante se você pretende vendê-los a um colecionador de minerais, mas mesmo que você pretenda manter seu ouro, um pouco de limpeza geralmente melhora a beleza da peça.
Pepitas de ouro encontrado com detectores de metais
Pepita de ouro encontrada em  uma profundidade de 16 polegadas durante os estágios de teste de campo do Detector de Metais Minelab GPX-4000. Um detector de metais impressionante!

Já esta outra pepita de ouro encontrado em depósito natural de quartzo foi encontrado com um detector Minelab GP3500.
Pepitas de ouro encontrado com detectores de metais

Limpar pepitas de ouro que estão muito sujas
As táticas mencionadas acima são soluções simples que funcionarão na maior parte do tempo, mas às vezes você encontrará pepitas de ouro revestidas com depósitos extremamente duros de caliche, quartzo sujo e outros materiais hospedeiros que são muito difíceis de remover. Nesse caso, um produto químico mais agressivo será necessário para limpá-los.

Existem alguns produtos de limpeza domésticos que ajudarão a remover esses materiais, se ficarem de molho por tempo suficiente. Removedores de ferrugem farão um ótimo trabalho, assim como outros ácidos comuns como o ácido muriático. Estes fazem um ótimo trabalho, mas deve-se tomar cuidado por razões de segurança.

Não se preocupe com ácidos na sua pepita de ouro, ácidos não causam danos à sua pepita de ouro, mas causam danos em jóias que são constituintes de ligas com outros metais, mas pepitas de ouro encontrado na antureza que tem alto teor entre 99% a 94% não são atacados por estes ácidos.
A Água Régia (AR) não é um ácido isolado mas sim uma solução e esta sim "dissolve" e danifica o ouro nativo.

Atenção aos ácidos perigos não para o ouro mas para você
É comumente escrito que o ácido fluorídrico é uma ótima maneira de limpar pepitas, o que é. Infelizmente, também é mortal, mesmo em pequenas doses. Algumas gotas na pele de uma pessoa podem causar queimaduras extremas e morte. Por favor, não use a menos que você seja um profissional treinado!
Existem métodos muito mais seguros para limpar pepitas de ouro que não são tão perigosas.

A melhor opção dependerá do ouro
Limpar pepitas de ouro não é difícil.
Limpar pepitas de ouro
Dependendo da quantidade de sujeira, fuligem, quartzo, óxidos ou caliche ou outro material ligado a eles, afetará a facilidade com que eles podem ser limpos.

Na maioria das pepitas, uma simples esfoliação com escovas e sabão irá limpá-las muito bem, enquanto outros podem exigir um mergulho em alguns produtos químicos mais agressivos para limpá-los.

O ouro é "macio" então não use escovas de cerdas duras ou danificará sua peça.

Tenha paciência, pois às vezes leva algumas semanas para concluir o processo de limpeza em algumas das pepitas mais sujas.

Às vezes, a limpeza de um espécime pode desvalorizá-lo, especificamente quando se trata de peças de ouro de qualidade em quartzo, porém há colecionadores que preferem o ouro ao mais natural possível e eu sigo esta linha.
Mas ouro é ouro e sempre terá seu valor.

ATENÇÃO:
Use sempre os métodos mais simples possíveis e só use os produtos químicos mais agressivos se os métodos mais simples não funcionarem usando sempre os devidos equipamentos para sua proteção.


Pesquisas para Ouro na Pedra de Quartzo:

Mas se o seu objetivo é extrair o ouro da pedra de quartzo, então clica no link a seguir:

Limpador ultrassônico para limpar pepitas e jóias de ouro:


Quer comprar uma pepita de ouro nativo para sua coleção de minerais?
Clica no link a seguir:

Fonte:

Sem comentários:

Enviar um comentário