Bola de alta alumina

 Bola de alumina ou diamante Lonsdaleíta?

esfera de alta alumina ou Lonsdaleite
Esfera de alta alumina, erroneamente nomeada como Lonsdaleita.

Densidade da Lonsdaleíta: 3,2 a 3,5.
Diamante hexagonal extremamente raro.

Bola de Alumina: densidade de 3,65 até 3,85.
Esferas de moagem, muito usado por indústrias siderúrgicas e moagem de pedras e minerais.
fake meteor, fake lonsdaleite
Bola de alta alumina.

Muito provavelmente você já tenha visto a imagem acima (esfera de alta alumina) em sites como o Mercado Livre, OLX, eBay, Marktplace, MFRural, Alibaba, AliExpress, etc, etc.
falso meteorito lonsdaleita
Falso meteorito lonsdaleite.

Elas são anunciadas e vendidas como se tratasse de Lonsdaleita, que é um raro diamante hexagonal vindo de fora da Terra via meteoro.

Lonsdaleíta, o que é?
Lonsdaleita nós já explicamos o que é no seguinte link:

Agora nós vamos explicar o que é a Bola de Alumina
As esferas de alumina são fabricadas para diversas finalidades na indústria em geral, são itens utilizados como elementos de moagem ou bolas de alta alumina para moagem, esferas de vedação, esferas para rolamento, esferas para válvulas, esfera de precisão, suporte para catalisadores, sendo que todos estes itens também podem ser produzidas em zircônia PSZ.

As esferas de alumina para moagem são utilizadas em processos de moagem a seco ou via úmido.

Quando fabricadas em zircônia, as esferas para moagem são mais densas podendo chegar a 6,1 g/cm3 quase o dobro das esferas de alumina.
Quando as esferas para moagem são fabricadas a partir de alta alumina, com teor acima de 90%, elas tem densidade de 3,65 g/cm3 até 3,85 g/cm3 muito superior às de porcelana, e tem um melhor rendimento custo/benéfico, além de serem mais resistentes do que outros similares para moagem como ágata e seixos de sílex por exemplo.

As esferas de alta alumina tem baixo coeficiente de desgaste, alta dureza 9 mohs, e excelente resistência química e térmica.

Estas esferas de alta alumina depois de servirem o propósito e reduzirem seu tamanho são jogadas fora, sendo que poucas são reaproveitadas.
Não o bastante alguém quando as encontram irá realizar uma pesquisa devido a sua alta dureza, então caem em sites que não explicam nada e acabam por confundir mais o leitor induzindo-o ao erro.

Fake lonsdaleíta
fake meteor diamond, lonsdaleite

Se você conhece alguém que esta a pesquisar sobre isto, envie este artigo.
Se você comprou ou vai comprar uma destas bolas, envie estes links de artigos à pessoa que o vendeu ou que deseja lhe vender uma destas esferas.

Não se deixe enganar, estar (bem) informado é questão de direito e conhecimento.


Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário