Quartzito, o que é, os tipos e as cores

Quartzito, o que é, os tipos e as cores
Informações sobre quartzitos, os diversos tipos e cores
O quartzito pode ter uma superfície granulada, vítrea e parecida com uma lixa
O quartzito pode ter uma superfície granulada, vítrea e parecida com uma lixa
Quartzito é uma rocha metamórfica cujo componente principal é o quartzo (mais de 75% como ordem de grandeza). Outros constituintes são moscovita, biotita, sericita, turmalina, dumortierita.
A pedra de origem natural é uma rocha metamórfica mais resistente que o granito, e com uma beleza incrível que muitas vezes é comparada ao mármore.

Um quartzito pode ter como, protólito arenitos quartzosos porém (origem mais comum), tufos e riolitos silicosos e chert silicoso. Bolsões (pods) ou veios de quartzo, normalmente os produtos de segregação metamórfica, são muitas vezes retrabalhados por cataclase e metamorfismo dando origem a quartzitos semelhantes aos de origem sedimentar.
grandes flocos clactonianos em quartzito
Grandes flocos clactonianos em quartzito
O quartzito é uma rocha metamórfica dura e não foliada que era originalmente arenito de quartzo puro. O arenito é convertido em quartzito através de aquecimento e pressão geralmente relacionados à compressão tectônica dentro de cintos orogênicos. O quartzito puro é geralmente branco a cinza, embora os quartzitos geralmente ocorram em vários tons de rosa e vermelho devido a quantidades variáveis ​​de óxido de ferro (Fe2O3). Outras cores, como amarelo, verde, azul e laranja, são devidos a outros minerais.

Conheça as diferenças entre o Quartzito e o Quartzo
(clica AQUI)

Quando o arenito é cimentado em quartzito, os grãos de quartzo individuais recristalizam junto com o antigo material de cementação para formar um mosaico entrelaçado de cristais de quartzo. A maior parte ou toda a textura original e as estruturas sedimentares do arenito são apagadas pelo metamorfismo. A superfície granulada e parecida com uma lixa se torna vítrea. Quantidades menores de materiais de cimentação anteriores, óxido de ferro, sílica, carbonato e argila, geralmente migram durante a recristalização e a metamorfose. Isso faz com que listras e lentes se formem dentro do quartzito.
rare blue quartzite
Quartzito raro de cor azul denominado de Azul Macaúbas. Jazida de Macaúbas, Bahia, Brasil
O ortoquartzito é um arenito de quartzo muito puro composto por grãos de quartzo geralmente bem arredondados, cimentados por sílica. A ortoquartzita é frequentemente 99% de SiO2, com quantidades muito pequenas de óxido de ferro e minerais resistentes a traços, como zircão, rutilo e magnetita. Embora poucos fósseis estejam normalmente presentes, a textura original e as estruturas sedimentares são preservadas.

O termo também é tradicionalmente usado para arenitos de quartzo cimentados com quartzo, e ambos os usos são encontrados na literatura. A distinção típica entre os dois (uma vez que cada um é uma gradação no outro) é um quartzito metamórfico que é tão altamente cimentado, alterado diageneticamente e metamorfosizado, de modo que fraturará e romperá os limites dos grãos, e não ao redor deles.
quartzito rosa

O quartzito é muito resistente a intempéries químicas e geralmente forma cristas e morros resistentes. O conteúdo quase puro de sílica da rocha fornece pouco material para o solo; portanto, as cristas de quartzito geralmente são nuas ou cobertas apenas com uma camada muito fina de solo e pouca (se houver) vegetação.

O quartzito é uma pedra abundante no Brasil e bastante extraída nos estados de Goiás, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo.
As de cores mais raras são extraídas da Bahia (ler abaixo).

Quartzitos, usos:
O quartzito é uma pedra decorativa e pode ser usada para cobrir paredes, como telhas, pisos e degraus.
Seu uso para bancadas em cozinhas está se expandindo rapidamente. É mais duro e mais resistente a manchas do que o granito.
O quartzito triturado é às vezes usado na construção de estradas.
O quartzito de alta pureza é usado para produzir ferrosilício, areia de sílica industrial, silício e carboneto de silício.
Durante o Paleolítico, o quartzito foi usado, juntamente com sílex, quartzo e outras matérias-primas líticas, na fabricação de ferramentas de pedra.

Exemplos de quartzitos:
Quartzito do Pré-Cambriano de Wyoming, EUA. O quartzito é uma rocha metamórfica de quartzo metamórfico de textura grosseira e cristalina. Forma por metamorfismo intermediário a alto grau de arenito. A coloração esverdeada é proveniente da presença de fucita (= mica muscovita cromiana). Estratigrafia: indeterminada (bóia transportada), mas possivelmente do Quartzito do Pico de Medicina ou da Formação Lookout, Localidade Paleoproterozóica: Snowy Range Road, imediatamente a oeste do cruzamento com a Brooklyn Lake Road, flancos orientais das Montanhas Medicine Bow, sudeste de Wyoming, EUA
Quartzito vermelho e minério de ferro cinza, USA
Quartzito vermelho e minério de ferro cinza, USA
quartzito amarelo e laranja com camadas de xisto
Camadas de xisto (cinza) e quartzito (amarelo/laranja) da Formação Grès de Kermeur, na Bretanha, França.
quartzito carmim com ondulação
Quartzito cor de carmim com ondulação.
quartzito cimentado de arenito
Quartzito mostrado é um arenito muito bem cimentado do pré-cambriano, sul da Austrália.
quartzito nacarado
Quartzito Nacarado - quartzito impuro defeituoso do Pré-Cambriano do Brasil. O quartzito (metaquartzito) é uma rocha metamórfica de textura cristalina e quartzosa. Forma por metamorfismo intermediário a alto grau de arenitos e siltitos de quartzose. Da Formação São Joaquim, Grupo Martinópole, Neoproterozóico, Localidade: Pedreira de Nacarado, colinas fora da cidade de Massapé, norte do estado do Ceará, nordeste do Brasil
quartzito muscovitico
Quartzito muscovitico do Pré-Cambriano de Wyoming, EUA. Este é um pedaço de quartzito ricamente infundido com mica moscovita. É proveniente de uma pequena pedreira abandonada onde quartzitos esverdeados, escamosos e fuchsíticos foram escavados para uso como pedras decorativas. Unidade geológica e idade: Elmers Rock Greenstone Belt, Archean. Localidade: pequena pedreira abandonada ~ 0,5 km ao norte de Tunnel Road, a oeste de Squaw Mountain e a sudeste de Government Peak, flancos orientais da cordilheira de Laramie, distante Condado de Albany oriental, WSW da cidade de Wheatland, sudeste do Wyoming, EUA 
Quartzito fuchsítico
Quartzito fuchsítico do pré-cambriano de Wyoming, EUA. Este é um pedaço de quartzito ricamente infundido com fuchsite esverdeado (= mica moscovita cromiana). É proveniente de uma pequena pedreira abandonada, onde pedras de laje foram escavadas para serem usadas como pedras decorativas. Unidade geológica e idade: Elmers Rock Greenstone Belt, Archean. Localidade: pequena pedreira abandonada ~ 0,5 km ao norte de Tunnel Road, a oeste de Squaw Mountain e a sudeste de Government Peak, flancos orientais da cordilheira de Laramie, distante Condado de Albany oriental, WSW da cidade de Wheatland, sudeste do Wyoming, EUA 
quartzito azul
Quartzito azul com Dumortierita. A cor azul é determinada pela presença de um mineral raro chamado de Dumortierita que só se encontra no Brasil e em alguns lugares da Africa do Sul. A jazida da GM Granitos e Marmores na Bahia é, até então, a única exploração de quartzito azul chamado de Azul Macaúbas existente no mundo.

Tipos e cores de quartzito:
Usados na arquitetura e design para decoração de interiores e tampos de cozinha.
Oferecido por:
 Casa e Construção, Granito e Mármores
https://casaeconstrucao.org/pedras/quartzito/
(para ver as fotos, acesse o link do site acima)

Esta é uma lista dos principais tipos e cores de quartzitos comercializados encontrados no Brasil. No entanto há no mundo diversos tipos e padrão de cores.

Branco / Off-white / Bege
Montblanc - pedra com fundo branco e veios com nuances de cinza e bege.
Artemis - pedra com coloração branca de fundo e veios suaves em tom de cinza.
Skygold - quartzito de coloração off-white de fundo, com veios em tons claros que se misturam entre tons de bege e azul claro.
Branco Pérola - superfície de fundo off-white com veios mais aparentes em tons perolados e bege, que realçam as características naturais da pedra.
Atlantis - pedra com fundo claro e veios marcados em tons terrosos e cinza.

Preto
Preto Ágata - uma variação da pedra que traz coloração preta de fundo com detalhes em tom de cinza prateado.

Cinza
Elegant Gray - pedra com fundo cinza e veios em diferentes tonalidades de cinza, marcando as características naturais da pedra, mas com coloração cinza bastante predominante.
Ocean Pearl - pedra de fundo cinza claro com veios bastante presentes e em tom que varia entre cinza e verde claro.

Verde
Diamond Green - a opção é uma pedra em tom claro com veios discretos e em tons de verde claro.
Verde Amazônia - a pedra com coloração mais marcante é uma mistura entre tons de verde musgo e verde escuro.
Esmeralda - a coloração da pedra é uma versão intemediária entre os tons de verde, trazendo uma tonalidade fria e com veios em tons terrosos e brancos.

Azul
Sky Blue - a pedra tem cor off-white de fundo e com veios azul claro bastante presentes, dando o tom azulado para a pedra.
Azul Roma - a coloração dessa pedra é em um fundo azul claro com veios bastante marcados em tons de marrom e preto.
Azul Macaúbas - a pedra é em tom de azul intermediário e traz veios mais claros e em nuances de off-white.
Azul Imperial - a opção é uma pedra de coloração bastante misturada entre seus veios, que trazem tons de azul e cinza deixando as características naturais bastante visíveis.

Rosa e Salmão
Rosa Bahia - a nuance dessa pedra é um tom de rosa claro mais sólido com veios menos marcados.
Lucent - a pedra é uma variação entre tons de cinza, rosa, branco e salmão que se misturam através das características naturais da pedra.
Hermes - a coloração de rosa claro aparece ao fundo da pedra e traz veios em tons variados de rosa e cinza.

Amarelo
Amarelo Macaúbas - a tonalidade da pedra é um fundo amarelo claro com veios em tom de amarelo ouro e alguns detalhes acinzentados.
Amarelo Nacarado - a pedra tem tom off-white de fundo com veios terrosos e em tons de amarelo.

Marrom
Bronzite - a cor dessa pedra é um tom de marrom que lembra bastante o tom de bronze e com veios em tons terrosos.
Andromeda - a pedra de coloração mais marcante mistura marrom terra com um tom mais escuro que lembra o preto.
Exuberant Brown - essa pedra tem coloração marrom de fundo e veios marcados em tom de marrom claro.
Mirage - a pedra tem cor de marrom puxando para o caramalo com veios em marrom escuro, sendo um mix entre tons terrosos.
Marrom Madeira - a tonalidade dessa pedra traz uma superfície quase sólida que mistura tons mais claros e escuros de marrom de maneira mais uniforme, o que lembra uma superfície de madeira.
Marrom Duetto - a cor dessa pedra é um mix de diferentes tons de marrom, tendo fundo mais claro e tons terrosos entre as características naturais.

Outros tipos e cores de quartzitos do Brasil:
https://www.stoneadd.com/products/Quartzite-Colors

Fontes:

Sem comentários:

Publicar um comentário

Segue oficina70.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...