Quartzo, a pedra preciosa menos apreciada

Quartzo, a pedra preciosa menos apreciada.
Será?
rutiled quartz
O quartzo é o segundo mineral mais abundante da Terra (aproximadamente 12 % vol.), perdendo apenas para o grupo de feldspatos. Ele para muitos é um mineral de pouca importância, mas não é bem assim, além das várias aplicações e usos, existem diversas variedades de quartzo, alguns chegando a serem considerados pedras semi-preciosas, e é disto que vamos falar aqui.

O quartzo é uma sílica (SiO2) e é o mineral mais abundante na Terra e, portanto, é extraído em muitas localidades em todo o mundo. O quartzo cresce como cristais prismáticos longos com pontos piramidais que podem ocorrer como cristais únicos, aglomerados e geodos, todos os quais podem ser muito atraentes e são comumente usados como peças de exibição ou colocados em jóias.

Os usos industriais do quartzo cristal de rocha superam seu uso em joias. Ele é usado na fabricação de vidro, areia, cerâmica, tijolo e abrasivos (para citar alguns) e é considerado um dos materiais naturais mais úteis do mundo.

Notavelmente, o quartzo é usado no mecanismo de relógios de quartzo (daí o nome) e qualquer um que venda relógios saberá que os movimentos do quartzo mantêm um tempo excepcionalmente preciso, perdendo apenas alguns segundos durante a vida útil da bateria. Isso é graças à capacidade do quartzo de liberar impulsos eletrônicos regulares em frequências precisas.

Esta propriedade rara, conhecida como piezoeletricidade, é utilizada nos equipamentos de GPS, telefones e rádios, bem como no mecanismo que aciona os airbags nos carros.

Quartzo sintético
Desde sua síntese bem-sucedida na década de 1950, o quartzo sintético cultivado em laboratório é usado extensivamente para a maioria dos processos industriais e também pode ser encontrado dentro do comércio de pedras preciosas como pedras moldadas.

A energia oculta dos cristais de quartzo
É essa propriedade, que é pensada para ser explorada durante a cura de cristais, já que a energia mantida dentro do cristal de rocha é pensada para amplificar e canalizar a energia universal.

Cristal de rocha ou quartzo hialino
"Saiba por que o quartzo (cristal de rocha) deve valer seu tempo e atenção".
O cristal de rocha é a mais pura variedade de quartzo e é transparente e completamente incolor. Seu nome deriva do termo grego krustallos que significa "gelo" e é a pedra preciosa irmã de variedades coloridas de quartzo, como ametista e citrino.

Então, o que torna o cristal de rocha especial?
Bem, de todo o espectro de gemas, apenas o cristal de rocha oferece uma ampla variedade de inclusões atraentes. Por esta razão, o cristal de rocha tem o potencial para ser uma das pedras mais características e artísticas para colecionadores e amantes de joias.
Muitos podem pensar em "inclusões" como falhas, no entanto, ao visualizar o conjunto de possíveis recursos que podem estar disponíveis nesta pedra preciosa, pode-se mudar essa opinião.
ghost phantom quartz
Quartzo "fantasma", literalmente falando, isto se conseguir ver o braço e a mão no interior da pedra.
Há quartzo rutilado, quartzo turmalinado, fluorita em quartzo, hematita em quartzo, gilalita em quartzo, pirita em quartzo, quartzo fantasma... e a lista continua com uma infinidade de outros minerais que podem estar inclusos dentro do quartzo. Estas diferentes inclusões minerais adicionam mais variedade à família dos cristais de rocha enquanto oferecem dezenas de visuais diferentes. E quanto mais raro o mineral que esta incluso no quartzo, mais caro se torna a pedra.
(Vou passar uma lista de inclusões no quartzo num outro artigo.)

Considerando o seu lugar na família das pedras preciosas, o cristal de rocha tem uma dureza de 7 na Escala de Mohs. É razoavelmente durável e estável, o que o torna adequado para todos os tipos de peças de joalharia. Pode ser formado como esculturas, cabochões ou gemas facetadas.

Algumas considerações sobre o Quartzo:
O Quartzo amarelo (também chamado indevidamente de citrino), é uma das variedades do quartzo. Ele possui uma coloração amarela, e se diferencia do Citrino unicamente pelo brilho. O quartzo amarelo possui um brilho mineralógico vítreo (em alusão ao vidro), diferentemente do citrino, que apresenta um brilho predominantemente opalescente (termo utilizado em referência ao brilho do leite).

O Jaspe é um mineral opaco, variação criptocristalina do quartzo de coloração vermelha, amarela ou variada. Quebra deixando uma superfície lisa, que é usada para a ornamentação ou como gema. Pode ser lustrado, e é usado para vasos, selos, e em caixas de rapé. Quando as cores estão em listras ou faixas, é chamado jaspe listrado ou unido. Possuí somente uma cor, podendo ser ela variada como: amarelo, vermelho, marrom ou verde. Se for azul, a pedra foi tingida, ou seja, a pedra seria falsa.


Quartzo azul ou quartzo safira é uma variedade de cor azul. A cor azul deve-se ao titânio. Apresenta frequentemente inclusões de rútilo ou de crocidolita. O quartzo azul pode apresentar variantes de cores azuis marinhas até cores azuis claras.

O Prásio é uma variedade de quartzo, apresenta uma cor verde vidrado. Ocorre associado ao jaspe.

A Prasiolita (também conhecido como quartzo verde ou vermarine) é uma variedade verde de quartzo.
A única mina que produz prasiolita está no Brasil, mas está quase esgotado.
A maioria das prasiolitas vendidas é usada em joalheria, onde pode substituir pedras preciosas muito mais caras.
É uma pedra rara na natureza; muitas prasiolitas vendidas no mercado paralelo são produzidas artificialmente sendo tratadas com ametista a quente.  A maioria das ametistas ficarão amarelos ou laranja quando aquecidos, produzindo citrino, mas algumas ametistas ficarão verdes quando tratadas. Atualmente, quase toda a prasiolita no mercado resulta de uma combinação de tratamento térmico e radiação ionizante.
A prasiolita natural é um verde translúcido e muito leve.

O quartzo verde às vezes é incorretamente chamado de ametista verde, que não é um nome aceitávell, sendo a terminologia apropriada prasiolita. Na verdade, é contra as Diretrizes da Federal Trade Commission chamar prasiolite para a "ametista verde". Outros nomes para o quartzo verde são a vermarina, ametista esverdeada ou citrino de cal. Quartzo verde mais escuro é geralmente o resultado de tratamento artificial.

cristal de quartzo rosa por Rob Lavinsky, iRocks.com
Cristal de quartzo rosa de Galiléia, Minas Gerais, por Rob Lavinsky, iRocks.com
Quartzo rosa tem uma tonalidade cor-de-rosa clara (mais luminosa e brilhante). A cor deve-se geralmente a uma quantidade pequena de impurezas de titânio no material maciço e, como tal, raramente se encontra na forma de cristal e estes são os mais valiosos. A verificar-se, a sua cor deve-se a um fosfato e não a uma impureza. Os primeiros cristais foram encontrados na pegmatite, encontrada próximo a Rumford, Maine, EUA, mas a maioria de cristais no mercado vêm de Minas Gerais, Brasil.

Não é muito popular como gema facetada porque sua cor cor-de-rosa clara é frequentemente demasiado pálida e as pedras são sempre ofuscas, tendo muito frequentemente falhas grandes. Quando o quartzo cor-de-rosa é cortado em cabochons, ou arredondado em grânulos para colares ou esculpido, torna-se de longe mais eficaz. As melhores pedras de quartzo rosa para colecionadores são os cristais de quartzo rosa como o da foto acima.


Pedras de Quartzo para colecionadores
quartzo biterminado bruto sem polimento
Quartzo biterminado sem polimento
Um bônus adicional com o quartzo é que ele está prontamente disponível em diferentes tamanhos, cores e inclusões tendo preços amigáveis à carteira. Se você estiver procurando por um pingente, o cristal de rocha lindamente incluído pode ser uma opção fantástica.
Devido a ser um dos minerais mais abundantes da terra o quartzo tem uma enorme variedade de tipos e formatos além de milhares de inclusões o que o torna ideal para colecionadores completistas e finalistas que só colecionam um determinado tipo de objeto ou material, sendo neste caso os que colecionam somente pedras de quartzo com seus diferentes tipos de inclusão obtendo assim uma coleção muito bonita e específica.
(veja abaixo mais informações para colecionadores de quartzo)

Quartzo como imitação de diamantes
Cristal de rocha transparente tem sido usado como uma imitação de diamante por séculos, devido ao fato de ambos serem incolores. O cristal de rocha não será tão “tão ardente” quanto o diamante, uma vez que não dispersa a luz no mesmo grau, no entanto, um cristal de rocha bem cortado pode ser muito brilhante, com excelente retorno da luz branca.
Cristais de rocha facetada ainda são usados como imitações de diamante, particularmente como "pedras de destaque" em jóias. Designers podem optar por cercar uma pedra colorida com cristais de rocha, em vez de diamantes, oferecendo preços acessíveis para o consumidor, dando uma aparência semelhante.

Pedras preciosas de quartzo
Lista das variedades de pedras de Quartzo mais valiosas
drusa de citrino por Alex Reis - Minerais

Variedades Cristalinas:
Ametista (violeta)
Ametrino (zonas de roxo e amarelo ou laranja)
Citrino (amarelo a laranja)
Prasiolita (menta verde)
Cristal de Rocha (incolor)
Quartzo Amarelo ((não é o citrino)amarelo)
Quartzo Azul (azul marinho a azul claro)
Quartzo Fumê (cinza a preto)
Quartzo Morion (variedade do fumê, castanho escuro a negro e opaco)
Quartzo Rosa (rosa)
Quartzo Rutilado/Quartzo Sagenítico (inclusão de rutilo agulha)
Olho de Gato (exibe acatassolamento apresentando normalmente cor cinza)
Olho de Falcão (exibe acatassolamento apresentando normalmente cor azul)
Olho de Tigre (exibe acatassolamento apresentando normalmente cor amarela a vermelho-marrom)

Variedades Criptocristalino fibrosas (calcedônias):
Ágata (bandeadas)
Cornalina (laranja para amarelo ou vermelha ou avermelhada-marrom)
Crisoprásio (verde)
Heliotropo (verde com manchas vermelhas)
Jaspilite (vermelho com bandas cinzentas)
Jaspe (amarelo, vermelho, marrom ou verde)
Mozarkita (diferentes tons de vermelho, rosa e roxo com tons variados de verde, cinza e marrom)
Onyx (preto / branco / bandado)
Sárdio (castanho a castanho avermelhado/ pode exibir bandas)
Sardonix (combinação de Sárdio e Ônix(castanho dourado/branco com faixas)

Minerais e pedras na matriz do quartzo
O quartzo esta associado e é matriz de muitas outras pedras preciosas ou minerais.
Emerald in quartz matrix
Esmeralda na matriz de quartzo
Gold in quartz matrix
Ouro na matriz de quartzo
Inclusões no quartzo
Uma pequena lista do quartzo com varios tipos de inclusão que vai desde inclusão de pirita, de petróleo, com turmalina, com rutilo, com água (enhydro), clorito verde, cobre, berilo, hematita, quartzo dendrita, quartzo com epídoto, gilalita, e muito mais.

 Se você olhar para alguns álbuns de fotos na internet, você encontrará muito, uma incrível quantidade de cristais de quartzo com inclusão. Dumortierite, mas também anatase, dendritos, brookite, connellite e muitos outros ... mais fantasmas, arco-íris, bolhas, inclusões estranhas e até mesmo aglomerados de quartzo dentro de outros quartzos. Muitas vezes, em um único espécime, você pode encontrar 3 a 4 inclusões diferentes.
Se você é colecionador destes tipos de quartzo, então você vai se surpreender com a quantidade e generalidade de tipos diferentes de inclusão no quartzo.

Alex Reis - Minerais
Buenópolis - MG
Imagens de pedra de quartzo com diversos tipos de inclusão da coleção de Alex Reis:











Contatos de Alex Reis - Minerais
WhatsApp 38 9860-5318

Fontes:

1 comentário:

  1. Muito fantastico.Oncrivel.Adoro aprender e achar pedras.Obrigado Oficina70

    ResponderEliminar

Segue oficina70.com