Encontrando ouro no quartzo

Encontrando ouro na rocha de quartzo
encontrar ouro na rocha de quartzo
Quando o ouro ainda está envolto em rocha de quartzo, é chamado de espécime de ouro. Estes são um verdadeiro deleite para garimpeiros e colecionadores de ouro, bem como são frequentemente avaliados como um prêmio devido à beleza e raridade destes tipos de pepitas.

A mineração em rochas duras, também conhecida como mineração de lodo, é obviamente o melhor método para encontrar espécimes de ouro, já que você está explorando a verdadeira fonte do ouro seguindo veios de minério de alta qualidade na montanha. Infelizmente, esse tipo de mineração é muito caro e não é realista para a maioria dos prospectores de pequena escala, mas ainda existem métodos que pode ser usada para atingir especificamente estes espécimes de ouro.
quartzo aurífero
O ouro é encontrado em quase toda parte, inclusive dissolvido na água do mar.
Quando está diretamente associado ao quartzo, muitas vezes aparece em zonas de contato onde a rocha hospedeira é misturada com depósitos de quartzo.
O ouro visível em quartzo é relativamente incomum: as minas de ouro mais produtivas são drenadas por depósitos aluviais (movidos por água), ou distribuídas no solo ou em rochas duras (geralmente de quartzo) por vezes sendo muito pequeno para ver a olho nu.
ouro livre na pedra de quartzo
Então, se você encontrou um veio de quartzo, tenha em atenção ao ouro que pode estar contido nele.

Caso só tenha encontrado um filão de cristais de quartzo multicoloridos provavelmente eles valem seu peso em ouro.

Supondo que você tenha encontrado uma veia de quartzo esbranquiçado com inclusões avermelhadas ou enegrecidas, é bem simples, se não fácil, aumente a sua busca desenterando o quartzo mais do fundo.

Aqui estão algumas dicas que aumentarão suas chances para obter sucesso:

Onde procurar ouro em quartzo
procurar ouro em quartzo
Qualquer área que produza ouro tem o potencial de produzir ouro em espécimes de quartzo, mas se você quiser direcionar especificamente para eles, você tem que identificar áreas que foram descobertas no passado. Muitas vezes existem distritos de mineração que são conhecidos por produzir grandes pepitas, outras áreas que podem produzir apenas ouro fino, e outras áreas, por vezes, produzem uma alta porcentagem de pepitas com matriz de quartzo nelas. Fale com mineiros ou garimpeiros mais antigos locais que estão familiarizados com a área.

Faça alguma pesquisa sobre a área que você está querendo ir prospectar ouro. Muitas vezes, livros antigos e manuais de geologia fazem referência a grandes pepitas e espécimes encontrados na área. Isso pode ajudar você a apontar na direção certa.
filão de cobre e ouro no quartzo
Como sabemos que as minas dos filões têm as melhores chances de produzir um espécime, esse pode ser o melhor lugar para concentrar seus esforços. Enquanto córregos e rios são ótimos lugares para procurar ouro, a erosão que ocorre normalmente faz com que o ouro encontrado lá seja liso porque foi polido naturalmente, em vez de áspero e irregular com quartzo anexado.

Concentre seus esforços mais perto da fonte, perto de onde o ouro foi formado. Quanto menor a distância que o ouro percorreu de sua localização original, maior a chance de se encontrar um pedaço de amostra.

Depois de ter localizado a área que você acha que pode produzir um espécime, você precisa decidir como você realmente vai encontrá-lo.

Amostra de ouro anexado no quartzo:
partículas de ouro anexado no quartzo

Amostra de ouro livre no quartzo:
ouro livre na matriz de quartzo

Os detectores de metal funcionam nestas áreas?
Qualquer tipo de equipamento de prospecção encontrará ouro, mas neste caso um detector de metal será a sua melhor ferramenta para usar.

Um detector de metal permitirá cobrir uma área grande e, como estamos segmentando especificamente peças maiores de ouro visível em quartzo, um detector permitirá que você pesquise uma área grande e cubra mais terreno.

Verifique os montes de rejeitos e resíduos de rocha perto da entrada de minas antigas. Lembre-se que os garimpos antigos não tinham detectores de metal naqueles anos, então era fácil ignorar o ouro que estava aparecendo em um pedaço de quartzo.

Outra coisa interessante a considerar é que, naquela época, era preciso muito ouro para valer o esforço para processar. Os mineradores podem ter descartado material que tinha apenas uma pequena quantidade de ouro porque não era lucrativo processá-lo e extrair o ouro do quartzo.

As peças que os velhos garimpeiros perderam
ouro livre no quartzo oxidado
Pode ser bastante surpreendente ver quanto ouro pode esconder em um espécime; muitas vezes há várias gramas de ouro em um pedaço de minério, com apenas uma minúscula peça visível ao olho. Aos olhos dos garimpeiros antigos nos primeiros dias da corrida do ouro passaram despercebidas pequenas pepitas, mas agora um detector de metal moderno nos permitirá "ver" o que outros mineiros não poderiam ver.

Um belo ouro em amostras de quartzo é altamente valorizado por colecionadores de minerais. Como cada espécime é único, nunca há dois iguais e podem ser peças espetaculares para eles adicionarem à sua coleção.

Então, ainda no dias de hoje, fazendo alguma pesquisa e usando os métodos apropriados, ainda é possível para os novos garimpeiros encontrarem essas belezas raras.

Comprar pepitas de ouro para coleção ou para fazer jóias:

Estudo completo sobre mineralização aurífera:
Estudo completo sobre mineralização aurífera

Fontes:

1 comentário: