Índice de refração, ou IR é uma das assinaturas mais importantes de uma pedra preciosa. Medir o índice de refração é um dos primeiros passos na identificação de uma pedra preciosa, embora algumas gemas tenham índices de refração semelhantes, testes adicionais serão necessários para uma identificação definitiva.
IR é a diferença entre a velocidade da luz no vácuo e a velocidade da luz na pedra preciosa. Quando a luz atravessa uma pedra preciosa, ela fica mais lenta porque uma pedra preciosa é mais densa que o ar. Isso faz com que o caminho da luz mude. A refração é a flexão da luz quando ela entra ou sai de uma gema. O ângulo de refração na pedra determina o seu IR. Pedras preciosas com um alto IR são mais brilhantes que aquelas com um baixo IR. O diamante tem um IR de 2,42; enquanto que o quartzo tem um IR de 1,54-1,55. O IR da maioria das gemas é facilmente medido usando um instrumento óptico simples conhecido como refratômetro.
O que é um refratômetro gemológico?
É um instrumento utilizado para efetuar a medição do índice de refratividade de pedras preciosas através de seu brilho. Pode-se determinar se a gema é uniaxial ou biaxial, foto positiva ou foto negativa.
No mercado existem os Refratometro Gemológico Digital e o Refratometro Gemológico convencional, sendo que o primeiro é muito caro sendo usado por profissionais, já para aqueles em que o orçamento seja mais baixo o segundo também faz o trabalho do primeiro, porém sem a mesma rapidez.
Além do refratrômetro gemológico você irá precisar do líquido de refração e de uma tabela do índice de refração das pedras preciosas a qual segue a lista de mais de 140 principais variedades de gemas.
Gráfico de índice de refração
Gemas com altos índices de refração, Esfalerita, Diamante e Hematita. |
Algumas gemas são individualmente refrativas; eles têm apenas um índice de refração, mas a maioria é duplamente refrativa; eles têm dois índices de refração diferentes. Quando um raio de luz entra em uma jóia duplamente refrativa, ele é dividido em dois feixes, cada um viajando a uma velocidade diferente e em um caminho diferente através do cristal. A Birrefringência é uma medida da diferença entre os dois índices de refração em gemas que são duplamente refrativas, e varia de um mínimo de 0,003 a um máximo de 0,27. Muito poucas gemas são individualmente refrativas; na verdade, as únicas jóias conhecidas com essa propriedade são o diamante, espinélio e a granada.
Onde comprar:
Para comprar um refratômetro gemológico consulte sites como o Mercado Livre ou o AliExpress by China.
Clica no link a seguir para conhecer a lista dos índices de refração de mais de 140 variedades de gemas, organizadas em ordem decrescente.
Fonte:
Sem comentários:
Enviar um comentário