Como e onde encontrar ouro no Brasil

Se você esta em busca da sua primeira pepita de ouro, ou de encontrar pequenas quantidades de ouro saiba que em quase todos os lugares do planeta terra há ouro, porém em alguns locais pode ter mais ouro e outros não. Já encontrar uma mina de ouro será muito mais complicado e difícil exigindo muito mais conhecimento sobre o ouro e sobre solos e lugares onde o ouro poderá ser encontrado com mais facilidade.
Se você quer procurar ouro apenas por hobby, então este artigo é para você.
Antes de seguir na sua caçada ao ouro de aluvião, saiba qual é a aparência do ouro bruto.
como encontrar ouroouro nativo
pepita de ouropepita de ouro
pontes e lacerdapepita de ouro de pontes e lacerda
garimpo de ourocomo encontrar ouro
como encontrar ouro
Caso você queira saber mais sobre o ouro que pode ser encontrado na natureza, então clica no link abaixo:
Tudo sobre ouro


Mapa do ouro, das pedras preciosas e dos recursos minerais do Brasil

(por estados brasileiros)


Onde procurar ouro

(Obs: não vamos mencionar nomes de rios ou outros locais onde possa haver ouro no Brasil, isto você poderá colocar nos comentários e divulgar ou formar um grupo para garimpar ouro.)

Rios:
garimpo de ouro
Os rios são lugares de eleição uma vez que sabendo que a água da chuva lavra o solo, ele tende a seguir o caminho das águas indo parar em um córrego e depois dependendo da força e velocidade das águas vai parar a um rio.

Mas porque isto acontece?
O ouro é muito pesado cerca de 19 vezes mais pesado do que a água e cerca de 3 vezes mais pesado do que o ferro. Sabendo disso, encontrar ouro fica mais fácil devido ao seu peso, o ouro irá afundar para o nível mais baixo possível. Com a chuva, o vento, congelamento e descongelamento, e rupturas geológicas, etc, o ouro vai se soltando e mudando para um ponto mais baixo.
Quando uma chuva cai em um morro com indícios de ouro que esta no solo, ele se desprende e segue o curso da água em movimento rápido, desce procurando um local para afundar-se. Assim ao longo dos anos e com a ajuda das chuvas, mais e mais ouro vai se libertando e juntando num único local.

Sabendo disto procure onde a água fica mais lenta durante uma monção. O ouro com certeza vai estar nesse caminho. Mesmo uma pedra ou rocha em um córrego vai interromper o fluxo de água, fazendo com que o ouro fique por ai.
garimpo de ouro com calha
Nos rios você pode usar uma bateia ou usar uma calha (eclusa, sluice box) para encontrar o seu ouro.
como encontrar ouro
Numa calha o ouro ficará preso  nas ranhuras ou num tapete de grama sintética se assim for.


Areia preta:
como encontrar ouro
Na areia preta de rios ou de praia é possível que encontre pequenas quantidades de ouro.
Nos rios, geralmente onde há areia preta nas curvas fechadas de rios.
Na praia, próximo de rios auríferos que desaguam as suas águas para o mar.


Rejeitos de garimpos antigos:
Se você sabe ou conhece locais onde já existiu uma mina de ouro antiga, então é provável que no monte de rejeitos deixados por elas ainda encontre ouro.

Cascalho:

Na parte mais íngreme de corredeiras ou cachoeiras.

Barreiras de cascalho formadas pelas chuvas.
Próximo a grandes pedras e outros obstáculos que por causa do tamanho ou outros fatores parecem estar lá por um longo tempo.

Musgo e raízes de grama:
como encontrar ouro
Os musgos e gramas em leitos de rios atuam como se fossem uma armadinha (calha, sluice box) para o ouro, sendo também um local a ser pesquisado

Buracos e fendas no leito de rocha:
ouro em afluentes do rio tibagi no paraná
Rachaduras em rocha que se encontram em leitos de rios escondem quase sempre uma pequena quantidade de ouro.
Esses são algum dos locais mais prováveis para você encontrar ouro, mas ouro pode ser encontrado em lugares que você nem imagina e em condições totalmente adversas.
ouro natural
Caso você não encontre nada ou encontrar pouco ouro, não desista,tente tomar mais conhecimentos sobre o ouro e volte a tentar.

Mapas de localização de regiões com ouro no Brasil
https://www.oficina70.com/mapas-do-ouro-no-brasil-estados-e.html

Legislação:
Qualquer cidadão brasileiro pode garimpar ouro apenas com equipamento manuais (bateia) em locais que não sejam de proteção ambiental e, não sendo, desde que não cause danos a natureza, correndo risco de levar uma elevada multa ou até pena de prisão.
Em propriedades privadas é permitido somente mediante autorização do proprietário.

Legislação sobre garimpo legal:

Caso pertençam há uma cooperativa de garimpeiros ou empresa pelo que deveram estar regularizados no Departamento Nacional de Produção Mineral , órgão que controla e fiscaliza todas as atividades de mineração e solicitar uma Permissão de Lavra Garimpeira.

Legislação sobre os detectores de metais:
detector de metais para encontrar ouro
A legislação brasileira só menciona quem faz achados históricos ou tesouros, pesquisar ou fazer prospecção ao ouro como fenômeno natural é autorizado, porém o proprietário deverá ter uma licença do detector, informe-se quando comprar um detector de metal.

NOTA: Antes de sair à procura de ouro estude um pouco sobre os tipos de solo que tem ouro, isto vai o ajudar, além de, poupar seu tempo evitando procurar ouro em solos que não são bons para encontrar ouro.

CATÁLOGO DE MAPAS DE PROSPECTIVIDADE DA
ÁREAS SELECIONADAS DO BRASIL.
2020
O catálogo apresenta uma compilação de prospectividade
mapas de nove áreas de oito províncias / distritos pré-cambrianos diferentes. Os resultados sugerem áreas favoráveis ​​à prospecção de metais, incluindo ouro, cobre, chumbo, zinco e ferroO Estudo Geológico do Brasil cumpre seu papel institucional na prestação de serviços informações de geociência, esperando que possam ser úteis para o seu trabalho.
Este catálogo está disponível em cópia impressa e também pode ser baixado gratuitamente em

www.cprm.gov.br

Gold prospecting study maps in Brazil
The Brazilian Gold Maps

A compilation of prospectivity maps of nine areas from eight different provinces/districts by Mineral Reserch Department of Brazil (CPRM).
file:///C:/Users/USER/Downloads/catalog_prospectivity_maps.pdf

OUTROS:
Geologia do ouro e os indicadores naturais do ouro:

42 comentários:

  1. Boa noite. Em sua explanação foi claramente dito que o hobby utilizando bateia ou detetores de metal podem fazer suas buscas em áreas de não preservação. Não é necessária nenhuma autorização ou carteirinha para realizar estas buscas ?
    Grato pela atenção.

    P.S. se puder enviar comunicação para e-mail jota5001@gmail.com ficaria muito grato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Decreto-lei 466/38 Art. 3º A garimpagem poderá ser exercida, livremente, nos rios públicos e terrenos devolutos

      Eliminar
    2. Este Decreto Lei é de 4 de junho de 1938, assinado por: Getulio Vargas. Ainda vigora? Uma vez que as multas circunscrevem em Réis. Obrigado pela informação.

      Eliminar
  2. Melhores explicações para amador que já encontrei. Parabéns?

    ResponderEliminar
  3. Boa noite!Eu gostaria de saber se é permitido garimpar em rios com batéia ou se é crime.Vi muitos artigos mas não encontrei nada satisfatótio .

    ResponderEliminar
  4. Moro em uma região de saibro e tem muita partícula de um metal parecido com ouro, como saber se é ouro se está misturado com saibro

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. Acho que aqui esta a resposta para o que deseja saber e muito mais: https://www.oficina70.com/p/como-identificar-ouro-em-uma-pedra.html

      Eliminar
  6. Em santa Catarina a possibilidade de se encontrar ouro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SIM, há ouro em SC. Em banco de dados de minerais há registro de uma região onde há ouro de placer.

      Eliminar
    2. Veja onde no link a seguir: https://www.oficina70.com/2020/03/serie-minerais-do-brasil-santa-catarina.html

      Eliminar
  7. Tenho procurado em vários locais com um detector e bateia mas ainda n consegui nada será q é a região q é ruim p encontra?

    ResponderEliminar
  8. Em Sp tem lugar onde da pra garimpar ouro??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SIM em SP há áreas com ouro. Vá até ao cabeçalho acima e clica na aba "SÉRIE MINERAIS DO BRASIL". Nesta página temos as informações de SP onde há ouro. Fica bem boa sorte.

      Eliminar
  9. Em MG há depósitos rico em Ouro em miha cidade natal,em uma fazenda da minha familia,meus avós pegaram muito ouro lá,hoje estamos tirando de 5 a 7 kg de ouro por semana

    ResponderEliminar
  10. Sou de bom Jesus do itabapoana interior do Rio de Janeiro, queria saber se essa região é boa pra achar pepitas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SIM, há, só não sei precisar o local, mas no norte do RJ há ouro sim. Consulte no cabelhaço do site na "página - Série Minerais do Brasil", depois abra o link do seu estado e veja as informações, vou tentar saber onde exatamente tem ouro e depois coloco lá as informações que conseguir. Fica bem e boa sorte. https://www.oficina70.com/2020/01/serie-minerais-do-brasil-rio-de-janeiro.html

      Eliminar
  11. Em sao pedro sp posso encotra ouro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente não temos informações sobre ouro em São Pedro. No entanto estude a geologia da região onde deseja prospectar e saia no terreno para pesquisar e efetuar algumas garimpagens de amostras. Fica bem.

      Eliminar
  12. Top em sou novo. Nesta área. Tenho aprendido muito parabéns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Compartilha o blog oficina70 com seus amigos para ajudar. Fica bem.

      Eliminar
  13. Sou de laranja da terra ES será que acho ouro nessas terras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. NÃO. Segundo banco de dados de minerais nada consta na sua cidade, porém isto não quer dizer que não haja. Estude sobre a geologia do ouro, tipos de solo e minerais associados, depois saia no terreno e efetue uma pesquisa de prospecção. Porém, próximo a sua cidade há pedras boas em Baixo Guandu: quartzo nas variedades de citrino, cristal de rocha e quartzo fumê; Afonso Claudio: crisoberilo; Itaguaçu: crisoberilo, berilo na variedade de água-marinha, andalusita e escapolita; Itarana: fluorapatite, muscovita e quartzo na variedade rosa. Depois ai no estado vizinho de Minas Gerais há cidades onde já foram achados vários minerais de valor como boas águas marinhas como Resplendor, Conselheiro Pena, Cuparaque, etc, etc. Portanto, não foque só no ouro, pois à sua volta há imensa área geológica de minerais de grande valor gemológico. Fica bem e boa sorte.

      Eliminar
  14. Olá,sou de Araraquara-Sp Interior, será que nessa Cidade consigo encontrar ?
    Aqui tem vários rios de pequenos portes e dois grandes.obrigado !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo banco de dados de minerais não há registro de ouro na sua cidade, porém não quer dizer que não haja, pode ser que ainda não foi relatado. Então, sugiro que efetue um estudo de onde o ouro pode estar nos rios e depois ir fazer uma pesquisa no terreno e prospecção usando uma bateia. Nos banco de dados de minerais só há menção dos seguinte minerais na sua cidade: Analcita, Chabazite, Heulandita, Natrolite, Wairakite e Quartzo. Fica bem e boa sorte. https://www.oficina70.com/2017/01/onde-esta-o-ouro-em-rios.html

      Eliminar
  15. Novo Acordo no Tocantins, há indicio de ouro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. NÃO na sua cidade,o mais próximo segundo banco de dados é em Almas, depois há também em Monte do Carmo, Porto Nacional (Porto Real) e Nova Pinheirópolis. Estude que tipos de solo há na sua região e em "que tipos de solo contém ouro", depois saia no terreno para pesquisar e fazer umas bateiadas em córregos ou rios próximos. Pesquise também se há muito quartzo na sua região. Boa sorte.

      Eliminar
  16. Será k na cidade! De arapoema to existe ouro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não encontrei nada a respeito em banco de dados de minerais. Porém, não quer dizer que não haja, estude o solo e consulte informações de que "tipo de ouro contém ouro" aqui em oficina70 e depois saia no terreno para fazer pesquisas, prospecção e bateiadas. Fica bem e boa sorte.

      Eliminar
  17. Sou do RS moro em Cacapava do sul, próximo a Santa Maria, existe a possibilidade de ouro nessa região?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SIM, há ouro em Caçapava do Sul, a maioria dos gaúchos sabem disto. No RS há minas de ouro em Caçapava do Sul, Lavras do Sul, São Sepé e Três Estradas. O ouro é encontrado em pepitas e esta sobretudo nos bancos de quartzo. O Ouro é de origem aluvial juntamente com magnetita. O ouro desta região é típico de veias hidrotérmicas em ampla faixa de temperatura; veias hidrotermais de quartzo; microinclusões em minérios de sulfeto. Os minerais associados na localidade são: actinolita, albita, almandina-espessartina, antigorita, antofilita, apatita, arsenopirita, biotita, calcita, calcopirita, chamosita, clinocloro, crisotila, cummingtonita, diopsídeo, epidoto, grafite, hematita, hornblenda, ilmenita, espinélio, lagarto, muscovita, olivina, pirita, quartzo, rutilo, schorl, talco, tremolita e zircão. Isto já é bastante informação para você fazer uma pesquisa no terreno e começar a prospectar. Poucos sites irão te dar estas informações, por isto, apenas queremos que compartilhe oficina70.com com seus amigos. Obrigado e boa sorte.

      Eliminar
  18. Boa noite, sou do RS, mais precisamente de São Sepé, perto de Santa Maria, existe ouro nessa região será?

    ResponderEliminar
  19. Ola Boa tarde eu sou de Salvador tem algum índice de solo bom pra ouro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O estado da Bahia é muito rico em pedras preciosas, minerais e ouro, mas em Salvador não há informações em banco de dados de minerais. Acredito que é impossível fazer uma pesquisa na capital, pelo que deverá sair um pouco mais da cidade e pesquisar em áreas verdes, de mata. Estude os tipos de solo da região onde vai sair para pesquisar e veja que tipos de pedras e minerais estão associados ao tipo de solo, depois saia no terreno para colocar a pesquisa em prática. Fica bem e boa sorte.

      Eliminar

Segue oficina70.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...