Como e onde encontrar ouro em Portugal

E se eu quiser garimpar ouro? Posso?
Sim, pode.
Como e onde encontrar ouro em Portugal
Garimpo do ouro em família nas margens do rio Ocreza e na ribeira do Cobrão.
Pode é levar muito, ou mesmo até demasiado tempo até encontrar a pepita de ouro que irá mudar a sua vida.

“Encontrado não é roubado”,
ai está um princípio que não se aplica à extração ou exploração de minas. Por isso, confine-se a procurar resquícios (sim, se encontrar algo será de reduzida dimensão) nas proximidades das minas ou em rios e riachos, que outrora fizeram alguns garimpeiros felizes, nomeadamente no Rio Tejo e no Rio Ocreza (Castelo Branco). Só precisa de uma bateia (utensílio usado na mineração para separar resíduos), sorte e paciência. 

Onde encontrar Ouro em Portugal?
Como encontrar ouro em Portugal
Pirita encontrada em Junceira, Tomar, Distrito de Santarém

Alguns dos locais mais requisitados para exploração de ouro têm sido Montemor, Valongo, Penedono, Jales e Vila Pouca de Aguiar.

Mais locais para garimpar ouro em Portugal e onde o pode fazer.
O rio Zêzere, na zona de Constância, o rio Ponsul, em Idanha-a-Nova, no Tejo é junto a Abrantes e a Vila Velha de Ródão, estão também identificados pela Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) com ocorrência de ouro. 
Mas também há indícios em Boa Fé no Concelho de Évora.
Na Serra da Lousã onde outrora havia muitas minas de ouro.
No Algarve há indícios de ouro e prata no maciço da Serra de Monchique e assim sendo, não é só o medronho que leva as pessoas à Manchique mas sim uma corrida ao ouro a que se estende também ao estuário do Rio Guadiana na zona de Castro Marim.
Nas margens do Rio Erges em Salvaterra do Extremo, na fronteira com Espanha.
Relatado ainda haver ouro no Ribeiro da Lousa, Vila de Rei.
Rosmaninhal em Idanha-a-Nova.
Também já foi relatado indício de ouro nos cascalhos das remanescentes minas de ouro de Jales e Castromil.
Em Castelo Branco novamente na Ribeira do Alvito e antigas minas de ouro da Partida.
Há ouro também em Marrancos, Vila Verde no Distrito de Braga.
Também foram encontradas pepitas de ouro em Ponte de Lima no Distrito de Viana do Castelo.
Na zona do Porto, há relatos para oficina70.com de pepitas de ouro encontrados no Rio Ave. Também há ouro no quartzo em algumas zonas de Gondomar.
Na zona de Lisboa há indícios de ouro próximo à Costa da Caparica (não na areia da praia) e em Oeiras, e mesmo sendo em pequena quantidade é extremamente cativante e emocionante o seu garimpo.
Como encontrar ouro em Portugal
Serra de Valongo

O ouro em Portugal encontrado por hobby (passatempo) é encontrado sobretudo em rios (ouro de aluvião) e nos cascalhos das antigas minas de ouro.

Tudo sobre o filão de ouro de Sarzedas em Castelo Branco - Portugal:
https://www.filão-de-ouro-de-castelo-branco-portugal.html

Rios auríferos em Portugal:
Rios onde há ouro em Portugal
https://www.oficina70.com/rios-auriferos-em-portugal.html
A extração de minerais está prevista na Constituição Portuguesa como de “domínio público”, estando restrita a empresas que apresentem vários requisitos, selecionadas após concursos promovidos pelo Estado. As faculdades também poderão obter autorizações para explorações, como explica a Direção Geral Energia e Geologia (DGEG). Se tiver interesse, siga o Sistema de Informação de Ocorrências e Recursos Minerais Portugueses do LNEG (Laboratório Nacional de Energia e Geologia), que regista onde são feitas diversas descobertas de ouro no território português.
Para um civil garimpar ouro é imprescindível apenas o uso de materiais e/ou utensílios artesanais como a bateia para garimpar o ouro.

Garimpar ouro no Vale do Ceira
batear ouro no rio

Grande parte do ouro nativo encontrado em Portugal esta associado ao Quartzo, saiba mais sobre como encontrar este tipo de ouro:
Ouro na matriz de quartzo encontrados em Portugal:
https://www.oficina70.com/ouro-na-matriz-de-quartzo-em-portugal.html

Ouro na areia preta de praia
No caso da procura de ouro nas areias pretas da areia de praia, será preciso estudar e conhecer bem os locais onde isto se verifica.
O método empregue para se recuperar o ouro desta areia será o de garimpo com bateia, uma vez que este ouro geralmente é em pó sendo que um detector de metais não vai detectar este tipo de ouro.
Nos locais com ocorrência deste tipo de ouro como em Oeiras, arribas da Costa da Caparica, algumas margens do Rio Tejo deve-se proceder ao recolhimento deste tipo de areia e fazer uma separação usando um imã para separar minerais ferrosos e depois garimpar o ouro com a bateia.

No link abaixo segue o método de separação do ouro da areia preta:
https://www.oficina70.com/como-batear-e-separar-o-ouro-da-areia.html

ATENÇÃO:
Garimpar ouro ou procurá-lo próximo a minas de ouro abandonadas ou encerradas requer muito cuidado e atenção, uma vez que há muitos buracos que foram usados para a exploração do minério e que não forão devidamente tapados ou então estão apenas tapados pela vegetação, constituindo risco para pessoas e animais.
A se precaver destes cuidados tenha boa sorte e sucesso nesta verdadeira "caça ao tesouro".

Saiba exactamente onde há ouro em terras lusas
"lista de todas as localidades onde há ouro em Portugal"
(Seleccione seu Distrito, Concelho e Freguesia)
(Clica na imagem)
 mapa do ouro em Portugal
Clica na imagem acima para saber onde esta o ouro em Portugal

Lista completa de todos os minerais encontrados em Portugal
(clica no link abaixo)
https://www.oficina70.com/minerais-em-portugal.html

Países com emigrantes portugueses:
Para os portugueses que vivem emigrados na Espanha, França, Suiça, Bélgica, Angola, Moçambique ou Brasil e gostam do hobby de garimpo de ouro, este é um ótimo passatempo.
Como e onde encontrar ouro em Espanha:

Como e onde encontrar ouro em França:
Ecoturismo do ouro em Portugal
Ou informe-se sobre o turismo de garimpo nas rotas de ouro de Portugal e tenha um dia diferente no qual poderá ter a sorte em encontrar uma pepita de ouro.

Mapa e minas do ouro em Portugal:
mapa do ouro escondido em portugal no tempo das colônias

Ouro na península ibérica: (em espanhol)
https://www.oficina70.com/yacimientos-de-oro-en-la-peninsula.html

Conheça os vários tipos de bateias e as melhores para garimpar ouro:
https://www.oficina70.com/melhores-bateia-para-garimpar-ouro.html

Fontes:

19 comentários:

  1. A indicios de ouro encontrado na ilha da madeira?

    ResponderEliminar
  2. Não. Na ilha da Madeira em Portugal não há catalogado a ocorrência de ouro apenas de outros minerais a que se segue: Aragonite, Barita, Calcita, 'Chabazite variedade: Phacolite', Goethite, Gesso, Chumbo, Natrolite, 'Phillipsite', Pirolusite, Quartzo variedade: Jasper e 'Thomsonite'. Para mais informações sobre estes recursos por favor contacte-nos através da aba "contatos de Oficina70" que se encontra no cabeçalho do site. Obrigado e SUCESSO

    ResponderEliminar
  3. Na zona de Aveiro à algum registo que possa ter ouro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SIM há registo de ouro em 6 localidades. Clica na imagem acima do "SIORMINP", depois selecione a substância, neste caso o ouro, e depois selecione o seu distrito, Aveiro. De seguida aparecerão as 6 localidades onde há ouro. Boa sorte e SUCESSO

      Eliminar
    2. Ou então selecione o seguinte link, e cole em um novo separador para abrir e visualizar: http://geoportal.lneg.pt/index.php?option=com_content&id=69

      Eliminar
  4. Nap zona de Santarem ha album registo de our?

    ResponderEliminar
  5. Nap zona de Santarem ha album registo de ouro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SIM há. Segue os locais: Alvega (Tejo), Casas da Ribeira, Constância (Abrantes), Poço Redondo, Pracana, Zêzere (Castelo do Bode, Martinchel). Consulte o site do SIORMINP: http://geoportal.lneg.pt/index.php?option=com_content&id=69

      Eliminar
  6. Perto de Lisboa sem há alguma ocorrência de ouro excepto a costa de Caparica é claro? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, há, fica em Oeiras, mas a quantidade é muito pequena, São Julião da Barra. Isto foi em outros tempos, acredito que agora já não tenha, era encontrado nas areias pretas e acredita-se que era os recíquios vindos a montante do Tejo, onde há vários locais auríferos. Há poucos dias um leitor indagou-me sobre se na areia preta que retirou daquele local havia ouro, respondi o mesmo que a ti e o mesmo levou a areia preta para casa a fim de efetuar o garimpo, porém não me respondeu se encontrou ou não ouro fino. O outro local mais próximo, exceto a Caparica seria em Zibreira, Torres Vedras. No mais poderá encontrar alguém que goste do assunto e sair para locais um pouco mais retirados de Lisboa. No mais, clica na foto do SIORMINP no artigo acima e aceda a locais exatos onde pode encontrar ouro em Portugal. Fica bem e Boa Sorte.

      Eliminar
    2. Muito obrigado, sou novo nestas andanças e não conheço nenhum local por isso vou começar por perto, tenho pesquisado muito e descobri que a bacia do Tejo é rica em ouro mas mais para montante por isso é que fiz esta pergunta. De novo muito obrigado

      Eliminar
    3. Obrigado eu. Não foque só no ouro, comece pelos minerais ou pedras ai por perto de sua zona, para já, de que sítio és? Posso fazer aqui umas pesquisas em bancos de dados de minerais e dirte-ei o que bom pode haver na sua área. Até já.

      Eliminar
  7. Boas
    Fui à costa da Caparica e encontrei ouro essencialmente nas areias da arriba. Todavia, falei com um americano que lá esteve e disse que encontrou na areia ouro (não super fino), mas não se lembra do local exato. Apenas me disse que era ligeiramente a sul da fonte da telha.
    Tens alguma informação sobre isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, algumas pessoas sabem onde é que acha-se o ouro por aquela zona, inclusivé outros leitores, porém destes todos só um mencionou-me o local, embora não muito específico, mas como tudo, me pediu sigilo e isto é algo que não abdico, assim como outras informações a que me pedem o mesmo. Afinal ninguém quer dar para os outros a sua galinha dos ovos de ouro. Então o que sugiro é que observe as arribas quando for por lá, observe mesmo que de longe algumas movimentações suspeitas sobre isto, sobretudo à tarde ou muito pela manhã, quando não estão à vista de olhos curiosos de outros que também procuram ou da Sepna. Imagina se estas informações fossem dadas por aqui ou outro meio, no outro dia seria uma confusão e destruição por lá. Desculpe mas isto não posso fazer, do local. Fica bem, boa sorte e SUCESSO

      Eliminar
    2. Pois, exato. É mais do que compreensível. Já agora, que movimentações ou formas na arriba é que sugere? E já agora és de que zona? (Não sei se a informação é confidencial)
      Obrigado.

      Eliminar
    3. Como disse, são informações que não posso dizer e nem vou especificar o local, mas se puder um leke mais amplo, e ai será consigo, explore desde a Morena até ao 19, depois ignore um pouco a FT e já em área protegida da PPAFCC até lagoa, e por agora é só, sei que área é extença, mas é tudo. Sou de Sintra. As arribas são constituidas principalmente de rochas sedimentares, estude um pouco mais sobre o ouro neste tipo de rocha, em português não vai encontrar muita coisa, então sugiro em língua inglesa, vou passar um link de exemplo a seguir, selecione e copie em um novo separador. Fica bem e boa sorte. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.2747/1938-2839.43.1.90

      Eliminar
  8. Já agora, seria possível obter o contacto do senhor que mencionou o local? Assim talvez pudesse partilhar ideias com ele. Obrigado e sucesso!

    ResponderEliminar
  9. Olá muito boa tarde, gostaria de adquirir uma beteia,alguém me pode ajudar? Sou de gondomar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite. Pode encontrar bateias em sites como o OLX, ou então basta fazer uma rápida pesquisa no Google. Ou então aqui noeste nosso link onde tem o link direto das lojas além de informações sobre os mais diversos tipos de bateias. Copia o seguinte link e abra em uma nova janela. Fica bem e boa sorte. https://www.oficina70.com/2017/12/melhores-bateia-para-garimpar-ouro.html

      Eliminar

Segue oficina70.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...