Oficina70: Ouro 10k, ou ouro 416

Ouro 10k, ou ouro 416

Peças em ouro 10K são indicadas para quem quer joias para o dia a dia
Ouro 10k, ouro 416
Mais acessíveis para quem quer ter peças em ouro variadas para usar no dia a dia, as joias de 10K custam cerca de 40% menos que uma de 18K, se consideradas peças idênticas em peso e formato, na mesma escala de produção, isto porque estas peças tem menos composição de ouro.

Porém, estas peças exigem cuidado redobrado por terem mais ligas metálicas na composição, essas peças acabam sendo mais duras e, por consequência, mais frágeis.
E esse é um dos motivos apontados para não serem as preferidas de quem quer comprar um par de alianças de casamento, pois uma maior quantidade de ligas metálicas faz com que a joia e/ou alianças sejam mais suscetível a arranhões e quebras, embora resistam mais ao uso regular. Outro problema é que o usuário deve evitar ao máximo o contato com produtos químicos ou correrá o risco de ver a peça escurecer.  Mas não significa que as de 18K não sofram esses mesmos danos. A diferença é que as de 18K por ter maior teor de ouro são um pouco mais resistentes que peças de 10K.

Ouro 416
ouro 10k, ouro 416
O ouro 10 quilates tem um percentual de pureza de 41,6%, sendo também conhecido como ouro 416.
41,6% é ouro puro ou seja 10 partes de ouro em 24, e 
58,4% são ligas de metais-base ou seja 14 partes de liga.
Anéis, pulseiras, gargantilhas e pingentes em ouro de dez quilates (10K) são muito comuns nos Estados Unidos e olha que eles as fazem não por falta de ouro, afinal os E.U.A estão entre os 4 maiores produtores de ouro do mundo.

Com a disparada do preço do ouro não é nada fácil para quem quer adquirir uma peça em ouro de 18K sendo uma opção mais barata.

Ouro 10K não é folheado, folheado é outra coisa
Apesar de as joias de 10K terem menos ouro em sua composição, nem de longe podem ser comparadas com as peças folheados ou chapeados, pois as peças folheadas recebem apenas um banho de ouro, mas não têm o metal em sua composição, ao contrário das de 10K.
As peças folheadas a ouro por receberem apenas esse banho, não têm valor real de mercado.
Uma joia banhada a ouro costuma ter cor viva, mas eventualmente o banho se desgasta com o uso.

Penhorar ouro 10K
ouro 10k, ouro 416
Peças folheadas e chapadas de ouro de certa forma são peças descartáveis, que não podem, por exemplo, ser penhoradas, sendo que as joias em ouro, sejam de 10K ou 18K, têm realmente ouro em suas composições, com ligas metálicas como prata e cobre, e os especialistas conseguem identificar exatamente qual é a quantidade de ouro na peça, na hora da avaliação.

No caso das joias de 10K, a penhora pode ser feita da mesma forma que as de 18K, com a diferença de que valem menos, por terem menor quantidade de ouro na composição.

Metais-base do ouro 10K
ouro 10k, ouro 416
É importante saber, se puder, quais metais-base estão na liga da joia de 10K que pretende comprar. Muitas pessoas podem ter reações alérgicas aos metais de base, especialmente ao níquel. Brincos para orelhas furadas que contenham níquel, por exemplo, podem causar sérias reações alérgicas e infecções no lóbulo da orelha.

Ouro Vermeil
Recentemente, as joias feitas de vermeil têm ganhado popularidade. O vermeil é uma prata de lei, que é 92,5% prata pura, coberta com banho de ouro. Joalheiros franceses inventaram o processo na década de 1700 e o produto se tornou popular instantaneamente.
A fineza mínima para o ouro usado no vermeil não pode ser inferior a 10K.

Atenção ao comprar ouro:
ouro 10k, ouro 416
A legislação brasileira atual não exige que os joalheiros exibam um selo ou marca que descreva a classificação dos quilates, mas joalheiros respeitáveis gravam seu selo ou marca em seus produtos. O selo é bem pequeno e em um lugar discreto, então, pode ser necessário procurar, mas vale o esforço para ter esta garantia. Se não encontrar o selo, peça ao vendedor para lhe fornecer um documento que classifique o teor ou toque de ouro da peça que comprou. 

Fontes:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Segue nossa oficina.