Oficina70: Método de separação de diamantes e ouro em mesa de graxa

Método de separação de diamantes e ouro em mesa de graxa

Mesa de graxa de recuperação de diamante
Método de separação de diamantes e ouro em mesa de graxa

Os diamantes são separados em mesas vibradoras revestidas com graxa, à qual os diamantes se aderem, enquanto o material restante é levado embora.Método de separação de diamantes e ouro em mesa de graxa

Os diamantes são hidrofóbicos (repelem água) e aderem prontamente à graxa ou ao óleo. Uma mesa de graxa industrial de mineração usa essas propriedades físicas para separar diamantes de cascalho aluvial ou concentrado de kimberlita. As mesas de graxa podem ser usadas como um circuito de recuperação final ou secundário para diamantes. A mesa de graxa mostra-se altamente benéfica na recuperação de pedras de Tipo II mais valiosas que não respondem bem aos classificadores de raios-X.
Método de separação de diamantes e ouro em mesa de graxa

Veja como funciona uma mesa de graxa para recuperar diamantes de areias ecascalhos:
Video completo no link a seguir:

Testar diamante também é possível com uma mesa caseira de graxa
outros métodos de testar diamantes
Uma vez concentrados nos cascalhos ao longo dos rios e córregos, os diamantes acabam em uma proximidade imediata onde as granadas e o ouro de placer são depositados. Os diamantes têm uma gravidade específica de 3,5 e as granadas têm uma gravidade específica de 3,1 a 4.

Use uma bateia para ouro quando estão procurando um ponto potencial para prospectar diamantes. Assim se você fizer uma bateia com os mesmos requisitos de uma mesa de graxa você pode também encontrar algum diamante no cascalho. E o que você procuro na bateia além de ouro poderá ser também talvez um diamante e uma boa concentração de granadas no concentrado de areia mais pesado. As granadas são muito mais numerosas do que os diamantes. As granadas e os diamantes têm uma densidade semelhante e serão encontrados juntos nos cascalhos.
Alguns testes improvisados ​​diferentes usam graxas para ver se ele fica preso.

aparelho testador de diamante
Aparelho testador de diamantes
Porém, para descobrir com certeza, leve a um joalheiro local que tenha um testador de diamante. Quando ele tocar a pedra no testador, não havera dúvidas se é ou não um diamante.

Como construir uma bateia ou eclusa com graxa
Uma vez que você terminou de peneirar e inspecionar visualmente o material, coloque os cascalhos em um balde para você garimpar com uma bateia de graxa manual. A bateia de graxa manual é nada mais do que uma eclusa de alumínio larga e baixa com alças para agitar de lado para o outor lado debaixo d'água, como na foto abaixo.
bateia caseira para diamante e ouro
Bateia caseira de alumínio para diamante e ouro
Coloca-se uma camada decente de vaselina ou outra graxa no fundo para pegar os diamantes. À medida que fazem contato com a graxa os diamantes grudam através de um processo de adesão oleofílica. Este sistema acaba por imitar as mesas de graxa usadas em grandes minas de diamantes na África e no Canadá.

Depois de mexer algumas colheres cheias dos cascalhos de mais 20 mesh (ver tabela de conversão AQUI), rapidamente inspecione visualmente a graxa ou a vaselina para ver se há algum diamante. Se um diamante aparece enquanto esta inspecionando, retire-o da graxa e separe em algum frasco de vidro, por exemplo. Depois de mexer os cascalhos maiores, mexa o material de menos 20 mesh e todos os concentrados de areia negra acumulados durante o dia do garimpo para o ouro.
diamante e ouro em mesa de graxa
Diamante e ouro agarrados em vaselina
Qualquer pequeno diamante ou ouro irá aderir à graxa e as outras areias e cascalhos passarão sem aderência.

cristal de quartzo, diamante e granada
Cristal de quartzo, diamante e granada
A seguir em casa, arrume um dissolvedor de vaselina com um solvente e recupere as partículas finas de ouro e inspecione as pequenas quantidades de concentrados para minúsculos diamantes.

Separação de diamantes por raios-x
método de separação de diamantes por raios-x
Método de separação de diamantes usando raio-x


As mesas de graxa usadas na recuperação final dos diamantes de grandes e médias empresas mineradoras estão sendo substituídas por separadores ópticos e a raios-X, e para pequenos mineradores é uma ótima oportunidade de negócio adquirem estes tipos de equipamentos.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Segue nossa oficina.