Oficina70: Como fazer uma armadilha para ouro em rios

Como fazer uma armadilha para ouro em rios

O que é uma calha concentradora de ouro e como fazer uma
Ela funciona em um rio com depósito de areia ou cascalho aluvial ou glacial e com um pouco de conhecimento você poderá até construir uma e obter bons resultados.

Esta mesma ferramenta de garimpeiros é chamada por vários nomes em diferentes regiões mas amplamente conhecida como calha concentradora de ouro, eclusa de ouro, represa de ouro, sendo que em inglês poderá pesquisar mais se procurar por "sluice box".

Sluice box é uma ferramenta que concentra e canaliza a água em uma direção.

A calha concentradora tem como principal objetivo recuperar ouro, porém poderá eventualmente recuperar outros tipos de minerais nestes tipos de operações, pelo que se deve estar atento à pedras que ficam aprisionadas nesta armadilha.

A entrada da eclusa é tradicionalmente mais larga e aberta por onde deslizam cascalho ou areia que são colocados na entrada da calha ou que descem naturalmente pelo rio. A inclinação é variável à corrente e fluxo das águas do rio sendo que alguns modelos tem controle de níveis de água e fluxo do rios ou de algum canal.

Draga de ouro
draga de ouro
Eclusa de ouro em tamanho industrial.

As calhas são freqüentemente usadas na recuperação de areias negras, ouro e outros minerais de depósitos de placer em operações de mineração de placer. Eles podem ser de pequena escala, como as usadas na prospecção por hobby, ou muito maior, como em operações comerciais.

As esclusas típicas têm riffles transversais sobre um tapete, que aprisiona os minerais pesados, gemas e outros minerais valiosos.
Riffles em uma caixa de eclusa.
As pequenas manchas são de ouro, as maiores são apenas seixos.

O resultado final desta operação vai depender muito do carpete ou malha usados ao longo da calha sendo que o concentrado de materiais mais densos podem ser apanhados na malha para pepitas, no tapete de vinil para apanhar pepitas de ouro menores ou ainda tapetes de feltro para apanhar o ouro mais fino.

Onde colocar a sua armadilha para ouro:
Uma área bem protegida do fluxo de água é uma excelente localização para encontrar ouro. O ouro é muito denso e muitas vezes é encontrado em uma calha. Muitos depósitos de ouro diferentes são tratados de diferentes maneiras. Os depósitos Placer atraem muitos prospectores amadores porque seus custos são muito baixos. Existem muitos lugares diferentes em que o ouro poderia ser colocado, como por exemplo um depósito residual e aluvial.

Tipos de material utilizado para portas de esclusa:
Aço inoxidável
O aço inoxidável é o material que mais se usa na maioria dos casos, pois é resistente ao tipo de trabalho.

Plástico reforçado com fibra (FRP)
E recentemente com as novas tecnologias, apareceram materiais como o plástico reforçado com fibra para construir as esclusas. Esta tecnologia moderna tem muitos dos atributos como as formas antigas, como resistência à corrosão e pesos muito mais leves.

Concentradoras de ouro caseiras:
Se você não pode comprar uma destas em sites como o eBay.com ou o MercadoLivre.com então você pode fazer um destes em casa usando a imaginação e este pouco conhecimento que esta a aprender aqui.

O mesmo princípio pode ser empregado em uma escala caseira através da construção de uma pequena caixa de esclusa que pode-se construir com madeira com barreiras ao longo do fundo chamadas de riffles ou tubo corrugado de dupla parede com diâmetro grande, para capturar as partículas de ouro mais pesadas à medida que a água a lava o material ao longo da caixa. O melhor método é o da  lavagem de escavação com pás ou implementos semelhantes para alimentar o minério na eclusa.
As calhas podem ser curtas ou longas.


Basicamente será assim que deverá trabalhar com uma calha concentradora de ouro:


Faça um canal e coloque de maneira que o fluxo de água passe por ela.

Se precisar fixe-a bem adicionando um peso.

Jogue a areia e o cascalho para a entrada dela.

Fontes:
Enviar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Segue-nos e partilhe com amigos...