Oficina70: Ouro português 19,2 quilates

Ouro português 19,2 quilates

O ouro português é uma das melhores qualidade de ouro do mundo, sendo assim o ouro português, é reconhecido como sendo dos mais valiosos devido ao toque legal (permilagem de metal precioso contido numa liga).

Para compreender um pouco melhor porquê, eis a explicação:

Anel em ouro 19,2 quilates

Qualquer uma jóia em ouro tem uma medida, equivalente à razão entre a massa de ouro e à massa total da peça, que multiplicada por 24, equivalem ao seu valor. Será legítimo dizer que, se tiver uma peça de 24 quilates, esta é em ouro puro (99% em ouro visto que nunca se pode dizer que tem 100%).
Porém para jóias não há ouro 24k pois o ouro é um metal maleável pelo que não é possível fazer jóias com ele, então o joalheiro ou ourives tem que fundir (misturar) o ouro puro com outro metal que dê liga.

Só para se ter uma idéia o toque de ouro máximo do Brasil é de 18 quilates, nos EUA o toque é de 10kt enquanto que o toque de lei em Portugal é 19,2k ainda que a lei portuguesa permita um máximo de 22kt mas é raro encontrar jóias com tão alto teor de ouro, 916‰ miléssimas.


Porém nem todo ouro português é de 19,2 quilates, 800‰ (milésimas) o chamado "ouro de lei".


Em Portugal o toque máximo permitido de ouro em uma jóia é de 22kt.
mas na maioria do ouro de jóias portuguesas o mais comum é o ouro de 19,2 quilates,
sendo que o toque mínimo permitido por lei em Portugal é de 9 quilates.

O chamado Ouro da Moita:
Muitos se deslocam até à Baixa da Banheira, na Moita, para comprar o ouro "português" mais barato, e são induzidas ao erro ao comprar um ouro de toque menor pagando um preço um pouco mais baixo do que o Ouro de Lei 19,2 quilates.
Pensando que estão a investir em jóias de boa qualidade, dias ou meses depois irão ver suas jóias escurecerem ou perder o brilho.

Pendente em Filigrana, a arte da joalheria portuguesa em ouro 19,2k

E, cuidado com o dito "ouro português" comprado fora de Portugal, sobretudo nas comunidades portuguesas pelo mundo.

Para o ouro português de toque 19,2 k ser mesmo legítimo, a jóia terá que ter a marcação de contrastaria e de responsabilidade.

Estas são as marcas que uma jóia de ouro de lei português deverá ter:

O Ouro Português é famoso na Europa porque tem um toque maior que na maioria dos outros países onde rondam entre 12kt, 14kt e 18kt, respectivamente.

A quantidade de ouro presente na liga de um artefacto de ourivesaria (tecnicamente designado por “toque do ouro”) é indicada ao consumidor através do contraste (símbolo colocado pela (INCM) Imprensa Nacional Casa da Moeda).

Assim sendo, quando um artefacto de ourivesaria em ouro apresenta um contraste de:

19,2kt (quilates) ou 800‰ (milésimas) informa o consumidor que o artefacto de ourivesaria é constituído no mínimo por 80% de ouro, correspondendo o restante a outros metais constituintes da liga. Este toque corresponde ao denominado “Ouro Português”.

18kt (quilates) ou 750‰ (milésimas) informa o consumidor que o artefacto de ourivesaria é constituído no mínimo por 75% de ouro, correspondendo o restante a outros metais constituintes da liga.

14kt (quilates) ou 585‰ (milésimas) informa o consumidor que o artefacto de ourivesaria é constituído no mínimo por 58,5% de ouro, correspondendo o restante a outros metais constituintes da liga.

9kt (quilates) ou 375‰ (milésimas) informa que o artefacto de ourivesaria é constituído no mínimo por 37,5% de ouro, correspondendo o restante a outros metais constituintes da liga.

As barras em ouro correspondem a ouro de 24kt (quilates) ou 999‰ (milésimas), isto é, ouro não ligado com outros metais, ou seja, ouro puro.

Menos comum, mas também permitido na legislação Portuguesa é o ouro de 22kt (quilates) ou 916‰, informativo de que o artefacto de ourivesaria é constituído no mínimo por 91,6% de ouro, correspondendo o restante a outros metais constituintes da liga.

 O que significa “Ouro de Lei”?
Esta é uma forma generalista de informar o “toque do ouro”. Um artefacto nunca pode ser executado em “Ouro de Lei”, pois tem sempre um toque específico como 24kt, 22kt, 19,2kt, 18kt, 14kt ou 9kt.

Atenções ao comprar ouro:
Quando compra uma peça de ourivesaria, informe-se sempre relativamente ao “toque do ouro” ou seja, à quantidade de ouro presente na liga constituinte do artefato de ourivesaria que está a comprar. 

Fontes:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Segue-nos e partilhe com amigos...