Oficina70: Como e onde encontrar ouro em Moçambique

Como e onde encontrar ouro em Moçambique

Mineração de ouro em Moçambique
Este país africano permaneceu fora do radar para muitas empresas e por muito tempo, mas, descartá-lo, seria um erro.

A República de Moçambique, na maioria das vezes simplesmente referida como Moçambique, é encontrada ao longo da costa sudeste da África. O país é quente e tropical, o que pode torná-lo ideal para a caça ao ouro, já que a maioria dos dias será agradável e ensolarado, mas sem o calor opressivo, desde que você evite os meses de verão de outubro a abril.

Se você conseguir visita-lo durante os melhores meses, ficará agradavelmente surpreendido ao encontrar uma abundância de ouro em todo o país, pois estima-se que 37 mil toneladas de ouro sejam encontradas em Moçambique.

Mineração na Província de Manica
Se você está em busca de prospecção, você pode querer começar no que é chamado o Greenstone Belt de Manica. Você pode encontrar esta área situada perto da fronteira com o Zimbábue.

Leia mais sobre:

Embora exista uma mina comercial a ser encontrada aqui, a mina Monarch, ainda há muito ouro para ser encontrado. A própria mina ocupa apenas uma pequena área do cinto Manica Greenstone deixando muita área para prospectores ambulantes para inspecionar. O principal desafio com a mineração de ouro dentro de greenstone é que é geralmente depósitos de minério de baixa qualidade, e é preciso que as grandes operações de mineração comercial minem com lucro esses recursos.

Se você vier aqui para pesquisar, você deve olhar em torno dos Rios Revue, Inhamurra, Muza e Chemezi, já que em todos foram encontrados ouro de depósitos aluviais.

Estima-se que apenas esses rios possuem 20 toneladas de ouro total encontrado em Moçambique. Esses depósitos são subdesenvolvidos em massa até este ponto. Enquanto as minas artesanais trabalharam esses depósitos aluviários há muito tempo, as técnicas de mineração tradicionais nem começaram a aproveitar essa rica fonte de ouro.

Mineração na Província de Niassa
Dirigindo-se a norte do cinturão Manica Greenstone, você encontrará a província de Niassa nas regiões noroeste de Moçambique. Esta é uma área bastante nova e nova para a mineração de ouro, uma vez que a exploração apenas começou recentemente.

O ouro encontrado aqui é diferente do ouro encontrado no cinturão Manica Greenstone, pois é encontrado dentro de veias de quartzo dentro do cinturão verde da área. Isso geralmente é ouro de moagem livre que ocorre dentro do quartzo, e os ensaios podem ser muito altos em algumas áreas ricas. Estes cintos são do tempo Paleo Proterozóico e estão localizados ao longo das margens do Lago Nyasa.

Algumas estimativas mostram que 12 toneladas impressionantes de ouro foram coletadas dessas veias de quartzo desde a década de 1990. Grande parte do ouro que foi extraído aqui foi feito de forma ilegal e depois vendido para o país vizinho da Tanzânia, o que significa que a produção global é meramente uma estimativa e provavelmente poderá ser ainda maior.

Uma vida difícil
Como Moçambique é um país "relativamente pobre" segundo o IDH - Índice de Desenvolvimento Humano, muitos dos homens e mulheres que vivem nessas áreas minam os lagos e os rios para sobreviverem. Nesta área, é comum encontrar grandes buracos no chão em que os homens piram e saem dali até 20 metros abaixo da superfície. Eles estão todos cobertos com pó laranja brilhante que cobre tudo da cabeça para baixo em lama.

Também pode-se ver outros trabalhadores com sacos de terras sobre suas cabeças. Esses homens e mulheres arrastam terras e cascalhos de um lado para o outro dos lagos e rios para outros trabalhadores que muitas vezes estão até um quilômetro de distância. Muitos transportarão até 50 sacas por dia. É um processo laboroso que é bastante intensivo em mão-de-obra, e mostra que cada grama de ouro é arduamente conquistada pelos mineiros artesanais em Moçambique.

Conheça um pouco mais sobre o Impacto da Mineração Artesanal de Ouro na Vida das Crianças e no Meio Ambiente em Moçambique:

Fonte:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Segue-nos e partilhe com amigos...