Oficina70: Como ter uma boa noite se sono

Como ter uma boa noite se sono

Conheça alimentos que reduzem o cansaço

Imagem por I Love Saúde
Imagem por I Love Saúde

Uma boa noite de sono é indispensável para a nossa saúde. Quando dormimos mal, no dia seguinte, a tendência é que o nosso corpo acabe sofrendo drasticamente as consequências da noite mal dormida. Uma dessas consequências é o cansaço excessivo, que basicamente se resume em prolongados bocejos durante o dia.


Infelizmente nem sempre podemos nos dar ao luxo de dormir 8 horas ou mais. Algumas pessoas, como estudantes por exemplo, necessitam dormir menos, seja para estudar, ou fazer qualquer outra tarefa no seu tempo livre. E para essas pessoas, uma boa saída são os alimentos estimulantes, que ajudam a amenizar o cansaço excessivo.

Alimentos que diminuem o cansaço
Café: o café possui um nutriente que se chama cafeína. Esta cafeína ajuda a amenizar o sono e o cansaço, pois a mesma atua no sistema nervoso central. Durante o dia a dia, procure tomar pelo menos 1 xícara de café a cada hora. Se você for diabético, utilize adoçante ao invés de açúcar.

Guaraná em pó: o guaraná em pó é um extrato da semente do guaraná, alimento este bastante utilizado por quem almeja driblar o sono. O guaraná é conhecido por ser um poderosíssimo estimulante, logo, ele ajuda a diminuir o sono excessivo.
Nas farmácias é possível encontrar tal alimento em cápsulas, ou em um pote comum, com 50 g de peso. É recomendável consumir de 2 a 4 colheres do pó do guaraná durante o dia.

Refrigerante de cola: apesar dos refrigerantes não serem os alimentos mais indicados para o consumo, ainda assim, para este fim em específico, os refrigerantes ricos em cola são os mais indicados. A cola é também um importante estimulante, assim como a cafeína citada anteriormente. Porém, pelo fato do refrigerante ser um alimento pejorativo em vários aspectos, não é recomendável o seu consumo corriqueiro.

Pimenta: a pimenta além de possuir um sabor marcante, a mesma ainda pode ser utilizada como estimulante.

Gengibre: a gengibre é outro alimento que pode amenizar o sono radicalmente, se consumida cotidianamente.

Chocolate: uma notícia boa para chocólatras, é o fato do chocolate também estar na lista dos alimentos que fornecem energia ao cérebro. Mas, prefira os chocolates amargos, pois além de atuarem na amenização do cansaço, este tipo de alimento é recomendado para proteger o coração.

Chá verde, preto ou mate: esses 3 tipos de chás são indicados para amenizar o sono, pelo fato deles conterem uma alta dosagem de cafeína em suas composições nutricionais. Além disso, vale salientar que, esses chás são ótimos antioxidantes, e contém outros benefícios notórios para a saúde.

Alimentos que aumentam o sono
Ao contrário do que queremos, existem alguns alimentos que fazem justamente o inverso, pois eles são responsáveis por estimular o sono. Dado isso, procure evitar o consumo desse tipo de alimento, quando estiver cansado:

Suco de maracujá
Chá de camomila
Banana
Aveia
Couve
Salmão
Cereja
(Procure consumi-los com frequência durante o dia, mas sem demasia).


Apesar do sono estar relacionado ao cansaço, não necessariamente a sonolência representa efetivamente algum possível cansaço. Em alguns casos, o sono excessivo pode ser um grande indício de ansiedade ou depressão. Dado isso, é importante consultar um médico, e tomar os medicamentos necessários, se de fato tais anomalias forem constatadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Segue-nos e partilhe com amigos...