Oficina70: Como reconhecer ouro na sua forma bruta

Como reconhecer ouro na sua forma bruta

Nem tudo que reluz é ouro
a galinha dos ovos de ouro

Se o que você encontrou algo que estava brilhando sobre a superfície sem cavar parece que você pode ter mica, algum outro tipo de decepcionante de material ou então é Pirita comumente chamado de "ouro de tolo".

Aqui estão alguns testes rápidos para verificar se você encontrou ouro bruto real:

Examine cuidadosamente a cor
Ouro incluso em uma pedra de quartzo

Ouro bruto têm uma cor amanteigada que parece brilhar na luz em vez de refleti-la como um espelho. Quando misturado a cobre, o ouro pode ficar mais alaranjado, e vermelho quando misturado a ferro, mas as qualidades de reflexão serão as mesmas em uma mistura se houver uma quantidade significante de ouro numa pedra.

Observe como o ouro reflete a luz do sol
Ouro de tolo (pirita), é reluzente e brilhante, mas se você deixá-lo na sombra, ficará com uma aparência opaca e embaciada. Ouro de verdade manterá um brilho fraco, mesmo que não tão forte quanto o brilho de quando está no sol. Ouro de tolo é claro e brilhante e muito mais claro do que o ouro de verdade.
Então tudo o que é Glitters não é Ouro.
Lembre-se bem da música que é uma verdade: Se brilha provavelmente não é ouro.

Compare o peso
Como reconhecer ouro na sua forma bruta
Ouro em pedra de quartzo
Se você segura uma pedra do mesmo tamanho daquela que suspeita que contém ouro, o ouro bruto deve ser bem mais pesado do que a outra pedra. Ouro é extremamente pesado, superando até o chumbo, que é um elemento muito denso. Materiais mais leves que podem ser confundidos com o ouro não chegam nem perto do seu peso.
Leve em consideração a fonte e a localização. Se você encontrou seu "ouro" em cima de outra sujeira provavelmente não é ouro real. O ouro é extremamente pesado e procurará sempre o lugar mais baixo para descansar, frequentemente sobre rochas de base ou outro material duro tal como a argila ou a pedra calcária.

Esmague o ouro
O ouro é um metal mole, maleável. O real, mesmo na forma bruta, será amassado como uma argila dura em vez de quebrar se romper ou esmigalhar. As chances são de que se o elemento passar em todos os outros testes e ainda se moldar na sua mão, então é ouro mesmo.
Se quebrar, fratura, estilhasar ou desmoronar não é ouro. O ouro é um mineral maleável e dúctil, o que significa que você pode dobrá-lo e amassá-lo e que se não tiver força recomendamos que utilize um material pontiagudo como uma faca para testá-lo fazendo pressão com a ponta sobre a pedra, se ficar marcado é ouro. Minerais minerais vão se quebrar ou desmoronar.

Como reconhecer ouro na sua forma bruta
Ouro bruto encontrado em Pontes e Lacerda - MT - Brasil
Considerações finais:
Caso a pedra que pensava ser ouro não o é, saiba que
garimpeiros de todo o mundo têm passado meses ou até anos tentando desesperadamente encontrar ouro. Existem mesmo caçadores de tesouros amadores e garimpeiros que procuram ouro como passatempo. Não importa o quão séria é sua busca por ouro, o importante é que você saiba identificar aquilo que procura. Nem tudo o que brilha é ouro, e a excitação pode frequentemente alterar sua percepção para fazê-lo imaginar que encontrou ouro de verdade.

Outros links sobre ouro bruto:

Fontes:
Enviar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Segue-nos e partilhe com amigos...