Oficina70: Como identificar uma área com ouro

Como identificar uma área com ouro

A prospecção de ouro e a identificação de áreas com incidência deste metal precioso tornaram-se cada vez mais realizáveis devido aos desenvolvimentos de pesquisa do processo geológico da formação de ouro.
Áreas auríferas, principalmente por todo o oeste dos Estados Unidos, fizeram florescer e morrer comunidades inteiras que viviam do garimpo. Existem várias hipóteses sobre como se forma o ouro, já que ele vem à superfície em vários tipos de rochas vulcânicas e sedimentares.
Filão de ouro
(filão de ouro)

O ouro é encontrado principalmente em dois tipos de depósitos:
Filão (veios em pedras duras) e,
Jazidas (superfície).

Localizar as áreas auríferas mais ricas envolve principalmente pesquisa, planejamento, dedicação e fundos. Quem estuda as investigações geológicas, a formação da terra, as estruturas das rochas e a história da prospecção de ouro, antes de começar a garimpar, pode ter mais chance de encontrar o ouro tão desejado.

Jazida de ouro na Huíla, Angola
(jazida de ouro em Angola)

Pesquise as características geológicas de uma área aurífera de interesse particular. Isto é, a formação das pedras, a estrutura, as linhas de falhas e os principais minerais contidos na área. Estude, também, o processo de mineralização do ouro em geral, para determinar que segmento de uma determinada área pode conter ouro.

Veja se a área de interesse é um depósito de filão ou de jazida, para determinar que equipamentos e os métodos adquados para garimpar o ouro.
Um depósito de filão, consistindo de rocha dura que geralmente é encontrada em uma mina, entulho de mina ativa ou abandonada também poderá dar resultados ou veio de quartzo, neste tipo de pesquisa requer o uso de uma picareta, martelo e cinzel.

Garimpar em um depósito de jazida, em geral em um córrego, no cascalho de um rio ou na praia, e requer uma bateia ou equipamento de dragagem.

Planeje a sua excursão de prospecção de acordo com a sua pesquisa. Reúna o equipamento apropriado. Mapeie a área e indique os locais exatos em que você planeja garimpar ouro.
Devido ao fato de que o ouro é mais resistente ao tempo do que as rochas que o contêm, pepitas de ouro e partículas finas podem ser levadas pela chuva e concentrarem-se em depósitos de jazidas pela erosão gradual.

ATENÇÃO:
Confira, as leis locais a respeito de prospecção de ouro relativas a essa região em particular.
Algumas áreas auríferas, inclusive nos parques nacionais, são proibidos para o garimpo. As violações podem acarretar multas pesadas e, nos casos mais graves, até a prisão.
Se uma área aurífera se localiza em propriedade privada, tenha o cuidado de obter permissão do proprietário por escrito antes de começar a garimpar.

Se o terreno não for um parque florestal e for de propriedade do governo há que se ter uma Permissão de Lavra Garimpeira (no caso do Brasil).

Mapas de áreas auríferas podem ser encontradas em:

Portugal
 Mapa de Portugal
Este é o guia mais completo para encontrar ouro em Portugal
no site do SIORMINP -
Sistema de Informação de Ocorrências e Recursos Minerais Portugueses

Brasil
 Mapa de regiões do Brasil
No Brasil, pesquisando no site do Ministério de Minas e Energia,
porém não vai ser fácil de encontrar.

Poderá obter um mapa geológico por regiões, para isto basta acessar o site:

Estados Unidos
 Mapa dos Estados Unidos
Podem ser encontradas no U.S. Geological Survey e no U.S. Bureau of Mines

Fontes:
Enviar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Segue-nos e partilhe com amigos...