Como fazer extrato natural da Stevia

Mas antes o que é Stevia

O Esteviosídeo é um adoçante natural baixo em calorias, que tem um índice glicêmico baixo, o que significa que não causa mudanças nos níveis de glicose no sangue (em pessoas com diabetes tipo 2). Além disso, é estável ao calor e versátil para a fabricação de bolos e culinária. A única exceção é para o fabrico de pão. O esteviosídeo não irá atuar quimicamente com o fermento.

A Stevia rebaudiana, é uma erva da família dos crisântemos, cresce de forma selvagem nas zonas do Paraguai e Brasil. Das 300 espécies únicas da planta de estévia, é a unica rica em glicosídeos doces e esteviosídeo.
Como adoçante natural, a Stevia rebaudina pode ser seca e triturada em pó, preparada em xarope ou adoçante líquido ou feita a extração através de álcool ou por meio da destilação a vapor.

Nota: não se está a extrair o açúcar da planta, irá extrair o adoçante natural da planta. O açúcar provém de uma fonte totalmente diferente.

Pode comprar plantas de Stevia fresca em muitos viveiros, centros de jardinagem, também em lojas de ervas orgânicas ou em mercados municipais.

Se você planta em casa realize a colheita de sua Stévia pela manhã, quando os óleos essenciais estão em seu ponto máximo. Você deve cultivar sua Stévia sem pesticidas, uma vez que o processo de fabricação do extrato concentra os produtos químicos indesejáveis.
Se ainda não tem Stevia em casa procure por sementes de Stevia e começe a cultivar.

Instruções:
Lave bem duas xícaras de folhas frescas de stevia, com água limpa e fresca. Arranque as folhas enrugadas ou de cor marrom. Coloque as folhas sobre uma toalha de papel absorvente para secar.

Pique as folhas de Stevia grossas com uma faca. Cortar a erva parte as fibras vegetais e as paredes celulares, o que liberta os glicosídeos para a extração. Quanto melhor picar as folhas melhor o processo de extração.

Meça uma xícara de álcool de cereais e verta sobre as folhas de stevia num recipiente. Cubra o recipiente e deixe a mistura repousar durante 24 horas, mas não mais que 48 horasA maceração excessiva aumenta a amargura. Mexa ou agite suavemente a mistura por várias vezes, enquanto ela impregna.

O álcool é uma solução eficaz que extrai a maioria das resinas, glicosídeos e steviosideos presentes na Stevia rebaudiana. Além disso, o álcool é um conservante e estabilizador.

Não tem ácool de cereais?
Ok, você pode também utilizar vodkas com sabores variados, como pêra ou cítricos.

Coe o líquido da sedimentação da panta. Verta a mistura num coador de pano para a primeira filtragem. Para eliminar qualquer partícula mais pequena, passe uma segunda vez através de um filtro de café.

Verta a infusão de extrato de álcool para uma panela. Coloque a panela sobre um bico de fogão e aqueça a mistura, cozinhe em lume lento e sem ferver mais ou menos por 30 minutos até que a maioria do álcool tenha evaporado. O que resta é o extrato do concentrado.

Armazene o extrato de Stevia em frascos conta-gotas ou guarde-o na geladeira, por até três meses.

Devido à concentração do extrato de Stevia ele é 300 vezes mais doce que o açúcar, o extrato deve ser diluído antes de usar. Você deve diluir o extrato em água, a gosto e experimentar. As proporções de diluição são de três partes de água por uma parte de extrato de Stevia.

ATENÇÃO:
Consulte seu médico antes de usar esse tipo de produto.

A stévia tem como seus principais benefícios:
não causa diabetes;
não contém calorias;
não altera o nível de açúcar no sangue;
não é tóxica; inibe a formação da placa e da cárie dental;
não contém ingredientes artificiais.

Indicações terapêuticas:
Diabetes, hipertensão arterial, azia, baixar ácido úrico, reumatismo, fadiga, depressão, insônia e emagrecimento.

Efeitos colaterais:
Embora se afirme que a estévia não apresenta efeitos colaterais, deve-se alertar para o fato de suposta ação anticoncepcional, já que os índios guaranis a utilizavam para esta finalidade, apesar de desconhecerem o uso do chá dentro no ritual da contracepção.

No final dos anos 1960, a Universidade da República (Montevidéu, Uruguai) e a Universidade de Purdue (Indiana, Estados Unidos) comprovaram que quinze gramas da folha seca em trezentos milímetros cúbicos de água compreende a dose diária que impede a ovulação, porém, ao se suspender o uso do chá por dez dias, a mulher poderá engravidar normalmente.

Desconforto estomacal. Em algumas pessoas o extrato da raiz de stevia produz diversos desconfortos gastrointestinais, incluindo náusea, indigestão e flatulência. Tontura também pode acompanhar estes sintomas e, em casos de extrema sensibilidade, dor muscular, perda de força e dormência também podem ocorrer.

Alergia a ambrosia. Como é derivado de uma planta semelhante, o uso do extrato da raiz de stevia pode causar uma reação alérgica em pessoas que têm sensibilidade a ambrosia e plantas semelhantes. Estão incluídas neste grupo plantas da família Asteraceae/Compositae, como malmequeres, margaridas e crisântemos.

Pressão arterial baixa. Alguns dos componentes químicos da stevia podem reduzir a pressão arterial, portanto, indivíduos que já apresentam problemas com pressão arterial baixa também podem experimentar uma diminuição perigosa tanto em sua pressão arterial sistólica como diastólica. Aqueles que possuem pressão arterial baixa, devem consultar um médico ou profissional de saúde antes de usar um produto com raiz de stevia.

Grandes marcas já se rendem à Stevia
Sabendo de todos os benefícios da stevia a Coca-Cola não ficou para trás e tráz agora a Coca-Cola com Stevia a já famosa Coca-Cola verde.
(clica na imagem acima para saber mais)

Mais:
Como desidratar Stevia para fazer seu próprio adoçante


Fontes:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Segue-nos ou partilhe isto...