A Platina em discos rígidos

Disco rígido ou disco duro, popularmente chamado também de HD (derivação de HDD do inglês hard disk drive) ou winchester (termo em desuso), "memória de massa" ou ainda de "memória secundária" é a parte do computador onde são armazenados os dados.
Um disco rígido tem muitos componentes recicláveis, mas hoje vamos falar do disco e sobretudo do metal precioso que o envolve.
A platina é um metal precioso que se tornou um dos principais componentes na eletrônica, tais como discos rígidos.
Um disco rígido é um dispositivo de armazenamento permanente, que contém o sistema operacional de um computador, e usa magnetização para armazenar seus dados. A platina ajuda a estabilizar a magnetização de um disco rígido do computador, tornando-se assim essencial para manter um computador funcional. A utilidade e raridade de platina torná-lo muito atraente para reciclagem.

Recuperar Platina de discos rígidos
não é fácil e exige milhares deles para obter apenas uma pequena quantidade
(disco rígido danificado)

Encontrar o disco rígido. A localização de um disco rígido varia de um modelo de computador para o outro, e muito provavelmente vai exigir que você desmontar o computador usando uma chave de fenda ou chave de torque. Assemelha-se a uma caixa pequena, retangular, e contém um disco que se parece com um CD.

Este disco é o componente que contém a platina.

ATENÇÃO:
Apenas uma fina película no disco é platina o restos são outros substratos para proteção e desempenho do disco como o Carbono como diamante(DLC), porém a maior parte do substrato é o disco em si, o qual geralmente é em uma liga de alumínio.

E é por isto que mesmo tendo uma centena deles você não ficará rico, serão precisos muito mais que 1 centena, mesmo assim se o tiver o processo é perigoso para tentar fazer em casa, há mais platina em um catalizador do que em um disco, claro.

Embora seja possível extrair a platina, o revestimento sobre o disco é, na verdade, uma liga que contém apenas 40 por cento a 50 por cento de platina e é muito fino, o que significa que a quantidade total de platina é extremamente pequena. O custo e o risco de os produtos químicos necessários para a extração tornam-se menos rentáveis para fazê-lo sozinho em sua casa a menos que seja por curiosidade.

O que você pode fazer é procurar uma empresa especializada em reciclagem de peças de computador e vender os seus discos se for uma pequena quantidade, já se for uma grande quantidade pode propor uma troca de venda em porcentagem do metal precioso recuperado.
Para aumentar seus lucros, tente coletar vários discos rígidos ou outras peças de computador que contenham platina. Há muitos guias online que podem ajudá-lo a aprender o que outros componentes contêm quantidades dignas de platina para reciclagem.

Como recuperar a platina de disco rígido:


Tipicamente a platina (e outros metais do grupo da platina, como o paládio) são encontrados na superfície do prato de disco rígido (o interior é de alumínio). Para dissolver o alumínio, primeiro faça marcas de corte nos discos e, em seguida colocar em uma solução saturada de água fria e soda cáustica. Soda caústica é muito corrosivo, então usar equipamento de proteção. Quando a solução entra em contato com o alumínio, a solução vai se tornar muito quente e o alumínio vai se dissolver. Descartar a solução recuperar e lavar a platina. A platina não será triturada.
Deixe-a secar e guarde em um frasco de vidro até obter mais.
Depois será necessário fazer a purificação da platina, mas este é outro processo o qual futuramente postarei.

Não tem soda caústica?
Eu também vou te ensinar como fazer em um artigo futuro, esteja atento às nossas atualizações, assine nosso feed de notícias ou nossa página no Facebook.

Fonte:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Segue-nos ou partilhe isto...