Como transformar seu smartphone em uma lanterna de luz negra

Com materiais que já tem em casa, é possível criar uma luz negra para observar fluidos corporais, como sangue, saliva ou sémen, que possam estar presentes em superfícies que parecem limpas.

Em inúmeras séries e filmes com cenas de crime, os investigadores são vistos a analisar o local sob luz negra, ou ultravioleta, para revelar manchas de sangue, saliva ou sémen que eram invisíveis a olho nu. O jornal britânico Mirror mostra aos seus leitores como usar fita-cola transparente, um marcador azul e um marcador roxo para transformar um smartphone numa lanterna de luz negra que permita experimentar o efeito em casa.

Para criar essa ferramenta, é preciso cortar um pequeno pedaço de fita-cola para cobrir o flash da câmara do smartphone.
Depois, pinta-se a fita-cola com o marcador azul.
Por cima desta camada de fita-cola pintada de azul, acrescenta-se uma nova camada de fita pintada de roxo.
Ao ligar uma aplicação de lanterna ou tirar uma fotografia com flash, o smartphone vai emitir luz negra, que permite ver no escuro fluidos corporais que não seriam visíveis sob luz natural.

Isto acontece porque os fluidos corporais, como a urina, o sangue, a saliva ou o sémen, absorvem a luz ultravioleta, ou luz negra, e emitem, em reação, luz de um comprimento de onda visível pelo olho humano, um processo a que chamamos fluorescência. Sob luz negra, o sémen, destaca o Mirror, é o fluido corporal que mais luz emite, devido à sua composição química.

O método funciona porque as cores pintadas na fita-cola vão filtrar a luz branca emitida pelo smartphone, deixando passar apenas a luz que se encontra na frequência ultravioleta, e um pouco de luz visível. A experiência também pode ser feita com uma lanterna normal, usando fita-cola suficiente em cada camada para cobrir completamente a saída de luz.

Luz negra:
Este tipo de luz é usada em aparelhos elétricos para atrair insetos e eletrocutá-los.
Outros tipos de uso são para identificar dinheiro falso, decoração, boates e tuning.

Como fazer Luz Negra com uma lanterna

A Luz Negra em Diamantes
(classificação de diamante expondo-o à radiação UV)

Diamantes não brilham no escuro?
Não, eles não 'brilham' no escuro.
No entanto, o diamante vai brilhar no escuro se exposto a ondas curtas ou radiação ultravioleta.

Mas esta conversa é para um outro artigo....


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Segue-nos ou partilhe isto...