Como recuperar prata de chapas de Raio-X

Esta é uma técnica mais simplificada, as chapas radiográficas são colocadas em uma cuba plástica, imersas em solução de hidróxido de sódio (NaOH) também conhecido como Soda Cáustica ou Hipoclorito de Sódio (NaClO) por pelo menos um dia.

 ATENÇÃO:
É preciso ter extremo cuidado com o Hidróxido de Sódio, pois o mesmo é altamente corrosivo com alta reatividade podendo causar queimaduras e cegueiras.

Após esse período formasse uma lama escura que deve ser colocada em repouso para que ocorra a sedimentação por completo. A parte sedimentada é formada por óxido ou cloreto de prata e outros compostos de prata que ainda não sofreram oxidação. O tratamento térmico a pelo menos 1.000 °C deve ser feito no final com determinados cuidados e metodologias corretas para a obtenção de Prata 1000.

No final de qualquer processo teremos:
Prata – Pode ser comercializada para indústrias de eletrônica, jóias, da medicina, bolsa de valores;
Acetato (Plástico)– Pode ser comercializados como embalagens ou triturado para a produção de novos produtos;
Resíduos Líquidos – Precisam ser encaminhados a uma unidade de tratamento.

Viabilidade econômica:
Em uma estimativa média, cada tonelada de radiografias origina 10 kg de prata.
E tirado os 10 kg de prata sobra um pouco menos em Acetato (Plástico).

Que produtos são fabricados com a Prata:
Por ser um metal precioso com a melhor condutividade elétrica a prata é amplamente utilizada em diversos setores da indústria em produtos como:
Joalheria e ourivesaria,
Cunhagem de moedas;
eletrônica e elétrica;
filmes de fotografia; 
Fabricação de instrumentos musicais (Instrumentos de Sopro);
Membranas ou bobinas condutoras (tweeters de alto-falantes);
Filme radiográfico;
Espelhos...

A Prata (Ag)
A prata (Ag) é um elemento químico com número atômico 47 pertencente aos metais e encontrado normalmente em forma de pepitas, grãos, agregados fibrosos e dendítricos principalmente na América do Sul, Estados Unidos, Austrália e na antiga União Soviética.

Como elemento pura, a prata é tóxica e muito maleável. Metais pesados, como é o caso da prata, possuem efeito acumulativo no organismo e causam problemas renais, motores e neurológicos. Devido a isso, precisa ser ligada a outros metais para que possa ser utilizada comercialmente na fabricação de produtos. Sais de prata são fotosensíveis e a maioria desses sais não são tóxicos. Ao serem absorvidos pelo corpo, se depositam em membranas mucosas. Nitratos de prata possuem um efeito anti-séptico que podem ser utilizados no tratamento de irritações de membranas mucosas da boca e da garganta.

O grau de pureza da Prata é denominado através de uma numeração que pode chegar até o valor máximo de 1000. Dessa forma, a Prata 1000 é feita de 100% de prata. A Prata 950 é feita de 95% de prata e assim por diante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Segue-nos ou partilhe isto...