Como fazer Soro Caseiro

ATENÇÃO:

Soro caseiro contra desidratação só é recomendado em caso de emergência, pois os pais costumam super-dosar esse preparo.
Sem a devida informação sobre as quantidades corretas de sal e açúcar, os adultos podem desencadear resultados indesejados aos filhos e que pode prejudicar a saúde dos pequenos.
Para não depender do “olhômetro” ou do tamanho da colher e correr o risco de não ajudar a criança, o ideal é procurar um posto de saúde e solicitar o soro de reidratação oral ou uma colher-medida.

Soro caseiro
Se não houver alternativa e tiver que fazer o soro caseiro, use um copo cheio de água limpa, uma medida rasa da colher (a menor) de sal e duas rasas (a maior) de açúcar.
Ele deve ser oferecido para prevenir a desidratação ou nos sintomas iniciais dela. O soro caseiro não corta a diarreia, apenas repõe o líquido perdido nas fezes e vómitos.

Para preparar o soro caseiro é preciso:
• Um copo grande (com 200 ml de água) 
• Uma colher-medida 
• Sal e açúcar
receita de soro caseiro
Após lavar bem as mãos, encher um copo com água limpa, fervida ou filtrada (200 ml). Com a colher-medida colocar nesse copo uma medida pequena e rasa de sal e duas medidas grandes e rasas de açúcar, mexendo bem até dissolver o sal e o açúcar.

Além de ensinar os pais a fazer o soro caseiro, é preciso oferecer o soro sempre e em pequena quantidade para a criança com diarreia, observando sinais de melhora.

O soro deve ser oferecido com colher ou no copo, e a quantidade feita deve ser tomada dentro de 24 horas. Se for necessário tomar soro por mais dias, deve ser preparada uma nova receita a cada dia.

Algumas crianças não querem tomar o soro. É preciso insistir sem forçar. A mãe pode conversar com a criança, dizendo que o Soro lhe fará bem e que assim vai ficar boa logo e que, como gosta muito dela, não quer vê-la doente.

Além de tomar o soro, a criança deve continuar comendo sua alimentação normal. Quando a criança continua comendo, ela sara mais rápido da diarreia, não perde peso e tem menos complicações.

Mais sobre a Diarreia e a desidratação
A diarreia é um cocô mole, aguado e em número de vezes maior que o habitual. A diarreia pode ser acompanhada de vómitos. Tanto a diarreia como os vómitos são a maneira que o nosso organismo usa para jogar fora algo que faz mal, como venenos e alimentos estragados ou contaminados. Por isso, não se deve dar remédios para cortar a diarreia.

Remédio só deve ser dado com receita médica. Remédio para diarreia, em geral, só é receitado quando as fezes da criança têm sangue, catarro ou muco.

A diarreia é uma doença que pode ser causada por micróbios que contaminam a água, alimentos, vasilhas, as mãos das pessoas e as coisas que elas usam para preparar os alimentos. Moscas, baratas, ratos, entre outros bichos, trazem os micróbios do lixo para dentro de casa.

A diarreia se espalha mais facilmente em locais onde o saneamento básico é ineficiente: não se encontra água limpa, o lixo fica em local inadequado ou falta fossa e latrina (vaso sanitário). Quando o bebê passa a receber outros alimentos, a levar objetos à boca, a se movimentar no chão, tem mais chances de ter diarreia.

Quando o bebê tem diarreia é normal que seu apetite diminua. Contudo, deve-se continuar oferecendo a alimentação normal. Os temperos e o azeite devem ser mantidos. A papa de arroz é um bom alimento para crianças com diarreia.

Ao vomitar ou ter diarreia, o bebê perde líquido e sais minerais do seu corpo, podendo ficar desidratado. Para prevenir a desidratação é preciso repor a quantidade do que foi perdido. Isso é feito oferecendo mais líquidos e também soro caseiro ou de pacote, várias vezes ao dia e sempre em pequena quantidade.

ATENÇÃO
Se o bebê vomita o soro logo após ter tomado, não está repondo o que perdeu. Assim, é preciso que seja levado para o hospital o mais rápido possível.
Bebês que não mamam no peito têm mais diarreias graves e morrem mais facilmente por diarreia e pneumonia. A família precisa ter mais cuidado com o bebê que não está mamando no peito.

Veja mais sobre Diarreia em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Diarreia

Fonte:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Segue-nos ou partilhe isto...