Como inverter galvanização de ouro

Cedo ou tarde, todos nós usamos uma tecnologia que de tempos em tempos precisa ser substituída. Telefones celulares, computadores e outros aparelhos de alta tecnologia acabarão por se desgastar ou se tornarão obsoletos. Muitas pessoas simplesmente descartam esses dispositivos desatualizados, quando poderiam ser recolhidos para recuperar uma variedade de metais preciosos, incluindo ouro, prata e paládio. Também jóias folheadas que estam quebradas ou não são utilizadas podem ser usado como uma fonte de metais preciosos, uma vez que o ouro pode ser removido da superfície da jóia.Caso você tenha qualquer item banhado a ouro, siga os passos deste guia para aprender como remover o ouro.

 
Inverter este processo é o que vamos ensinar aqui.

1. Comece pela obtenção do máximo de componentes de lixo eletrônico que possuam ouro. De modo geral, eletrônicos antigos são melhores, porque os processos de fabricação mais avançados utilizam menos ouro do que os antigos. Um computador 386 ou 486, por exemplo, contém mais ouro do que um computador moderno. Celulares analógicos antigos também contêm mais metais preciosos do que os atuais. Naturalmente, componentes eletrônicos novos também possuem ouro que pode ser refinado, mas nunca rejeite equipamentos antigos.

2. Corte todos componentes banhados a ouro das placas. Não é necessário perder tempo tratando toda a placa-mãe de um computador quando todo o ouro está nos pinos dos conectores, processadores ou microcontroladores. Retire todos os componentes banhados a ouro das placas de circuito. Entretanto, não jogue as placas fora, pois ainda existe prata e outros metais preciosos que talvez queira recuperar mais tarde.

3. Prepare-se para trabalhar com produtos químicos. Será realizado um processo químico para remover o revestimento de ouro e outro para refiná-lo para 24k. Trabalhar com químicos significa tomar precauções de segurança para evitar queimaduras químicas e bloquear fumaças tóxicas. Deve-se usar um avental e luvas grossas de borracha sempre que manusear esses produtos. Também deve-se usar uma máscara respiratória, similar à das pessoas que trabalham com amianto, e uma viseira para proteger o rosto de respingos.

4. Faça um eletrólito para o processo de galvanização reversa. O eletrólito é uma solução que age como um banho químico para os metais preciosos, bem como um condutor de eletricidade. Para criá-lo, despeje uma mistura de 70% de cianeto de sódio (NaCN), 15% de hidróxido de sódio (NaOH) e 15% de meta nitrobenzeno sulfonato de sódio. Cuidadosamente, despeje esses ingredientes em um béquer de vidro e mexa-os com um bastão de vidro.

5. Ajuste a fonte de energia, de modo que esteja pronta para ser conectada. Pegue dois fios e desencape-os cerca de 2,5 cm nas extremidades com um descascador de fio. Em cada fio, conecte um conector jacaré a uma das extremidades. Conecte a outra extremidade à bateria de 9V ou 12V. Utilize as baterias grandes e quadradas com mensagens em formato de molas na parte superior. Conecte um fio ao terminal negativo e o outro ao positivo.

6. Prepare o ânodo. Pegue o fio que está conectado ao terminal positivo da bateria. Prenda o conector jacaré desse fio na sucata banhada a ouro do dispositivo eletrônico. Talvez só seja possível fazer pequenas quantidades de cada vez, mas pode-se continuar executando o procedimento em um ciclo contínuo enquanto a bateria tiver carga. Assim que o jacaré for preso à sucata, coloque-a no béquer com a solução eletrolítica.

7. Prepare o cátodo. O fio restante está preso ao terminal negativo da bateria. Prenda o conector jacaré desse fio em um pedaço de aço inoxidável. Será mais fácil trabalhar se o aço possuir o formato de uma haste cilíndrica, como um lápis, mas qualquer pedaço de aço inoxidável serve. Assim que for preso ao conector, coloque-o na solução. Agora, o circuito elétrico está ativo.

USB TYPE-A banhada a ouro.

8. Aguarde. A bateria estará alimentando a sucata eletrônica com uma carga positiva e o aço com carga negativa. A solução eletrolítica dissolverá o ouro da sucata e a carga positiva no ouro fará com que ele seja atraído ao aço. Todo o ouro da sucata se acumulará no aço inoxidável, onde poderá ser retirado e reservado até que se tenha uma quantia suficiente para refinar.

9. Misture a solução refinadora. Embora você tenha recuperado o ouro a partir da sucata eletrônica, ele pode não ser puro. Pode ser ouro 12k ou 18k, por isso deve ser refinado para se tornar 24k. Pegue um segundo béquer e encha metade com água régia. Tome cuidado, pois essa substância pode queimar através do tecido da pele humana. Vista luvas grossas de borracha e tome as precauções necessárias.

10. Refine o ouro. Coloque-o na água régia e encha o resto do béquer com metabissulfito de sódio. Essa solução consumirá qualquer traço de cobre ou de outro metal que possa ter sido fundido no ouro quando a peça foi produzida. O restante da substância dourada se armazenará no fundo do béquer e será ouro puro 24k.

11. Recupere o ouro puro. Escorra a solução refinadora em um recipiente de vidro para uso futuro. Permita que qualquer produto químico remanescente evapore do ouro e lave-o completamente com água. Você refinou ouro a partir de lixo eletrônico com sucesso.

Materiais:

Sucata eletrônica
Luvas grossas de borracha
Avental de borracha
Face escudo
Jarra de vidro
Bateria (9 volts ou 12 volts)
Wires (qualquer tamanho)
Clips jacaré (2)
Pequena haste de aço inoxidável
Hidróxido de sódio (NaOH)
Cianeto de sódio (NaCN)
Sódio meta nitro benzeno sulfonato

Dica:

Em vez de usar uma bateria para a galvanoplastia reversa, pode-se usar um retificador, que permite a reversão por períodos maiores de tempo sem se preocupar com a carga da bateria.

Veja mais como recuperar ouro de eletrónicos em:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Segue-nos ou partilhe isto...